SICC: Anderson Camacho, diretor comercial do Grupo Boticário, fala sobre a alta potência do match com varejo nacional


No Salão Internacional do Couro e do Calçado, plataforma de lançamento e negociações das coleções Primavera-Verão entre os players das indústrias de calçados, bolsas, acessórios, e lojistas e compradores nacionais e internacionais, o Grupo Boticário, um dos maiores grupos empresariais do Brasil e a maior franquia de beleza do mundo, faz seu début ampliando conexões e compartilhando expertise com o setor calçadista. “Quando conversamos com os varejistas, vemos que há uma necessidade do lado deles, de incrementar o ticket médio, o fluxo de loja, em função de todos os aumentos de custos operacionais que sabemos que o varejo está sofrendo nos últimos anos. O Boticário pode oferecer isso para os varejistas, em contrapartida, do nosso lado, temos mais acesso ao consumidor, dando uma nova oportunidade a ele de encontrar os nossos produtos e proporcionando experiências mil”, frisa o diretor durante a palestra ‘Beleza no Varejo: pioneirismo do Grupo Boticário em departamentos regionais’, realizada no eMerkator Talks

Todos os holofotes para a geração de negócios e internacionalização da indústria calçadista brasileira

Todos os holofotes para a geração de negócios e internacionalização da indústria calçadista brasileira

A histórica 30ª edição do Salão Internacional e do Couro e do Calçado (SICC) foi realizada, mas uma vez, no coração de Gramado (RS), no Centro de Eventos do Serra Park, levando para a Serra Gaúcha 350 expositores com 1.500 marcas, e a novidade de que 30 delas estão participando da feira pela primeira vez, como é o caso do Grupo Boticário. Totalmente alinhado a temas discutidos no palco de conteúdos do Salão, como potencialização de lojas físicas, beleza e estética no PDV, o Grupo Boticário esteve na agenda do eMerkator Talks com a palestra ‘Beleza no Varejo: pioneirismo do Grupo Boticário em departamentos regionais’, ministrada por Anderson Camacho, 46anos, head de operação comercial. “É a nossa estreia aqui com um espaço e também participando com um painel no eMerkator Talks, e espero que seja a primeira de muitas. Quando conversamos com os varejistas, nós vemos que há uma necessidade por parte deles, de incrementar o ticket médio, o fluxo de loja, em função de todos os aumentos de custos operacionais que sabemos que o varejo está sofrendo nos últimos anos. O Boticário pode oferecer isso para os varejistas, em contrapartida, do nosso lado, temos mais acesso ao consumidor, dando uma nova oportunidade a ele de encontrar os nossos produtos e ter mais opções de experiências”, detalha Anderson, que tem expertise no comportador do consumidor, sobre a participação no SICC, expondo para o setor varejista do calçado.

Anderson Camacho é diretor comercial do Grupo O Boticário (Divulgação)

Anderson Camacho durante palestra no eMerkator Talks (Foto: Dinaci Borges)

As vendas totais (GMV) do Grupo Boticário ultrapassaram R$ 23,6 bilhões em 2022, crescimento de 31% em relação a 2021 e de 50% nos últimos dois anos. O crescimento expressivo reflete a estratégia da companhia para a formação de um ecossistema de beleza, centralidade do cliente com orquestração de novos ativos, negócios e parceiros, que expande a presença para novos mercados e a atuação em diversas plataformas. “Foi um resultado recorde. No mesmo período agora, já estamos mais que dobrando esse número, porque o grupo tem as franquias, o porta a porta, são mais de 4 mil pontos de vendas próprios no Brasil, e tem essa área de varejo, que está sendo responsável pela duplicação dos números em relação ao ano passado. É sensacional, são números bem expressivos mesmo”, comemora o executivo. Para esse resultado, o grupo contou ainda, com a força de venda de 700 lojas que foram reformadas e a oferta de serviços omnicanal potencializada, incluindo Clique&Retire, venda por WhatsApp, Prateleira Infinita, entre outros, que juntos, potencializam a estratégia de experiência de compra.

Estande do Grupo O Boticário no SICC (Divulgação)

Estande do Grupo Boticário no SICC (Foto: Dinaci Borges)

“Os resultados são reflexo de uma estratégia bem executada e orquestrada, que soma nossa potência como indústria e rede à grande plataforma conectora, que pensa a beleza e o mercado de forma integrada, com marcas e negócios próprios, como Boticário, Eudora, Vult e Quem Disse Berenice, produtos licenciados, exemplo de Australian Gold, e também com marcas terceiras no e-commerce e marketplace de Beleza na Web. Essa interação entre diferentes ativos e plataformas nos conecta com criadores de produtos e serviços de beleza do país e do mundo, criando um portfólio robusto de soluções que atende nossos consumidores, clientes e parceiros de forma completa”, já havia declarado Fernando Modé, CEO do Grupo Boticário.

Anderson Camacho é diretor comercial do Grupo O Boticário (Divulgação)

Anderson Camacho na palestra ‘Beleza no Varejo: pioneirismo do Grupo Boticário em departamentos regionais’ (Foto: Dinaci Borges)

Evidenciando a importância do foco na beleza no varejo, dados conferem que no mesmo período, também foi registrado aumento da base de venda direta além do avanço das vendas digitais, com destaque ao e-commerce e marketplace Beleza na Web, que cujo portfólio chegou a 960 marcas licenciadas e terceiras – número 76% maior em comparação a 2021 – e crescimento da divisão B2B do Grupo Boticário. A operação B2B passou a contar com 66 mil pontos de venda presentes em todo o território nacional em 2022. Mais da metade dos PDVs estão no varejo farmacêutico com portfólio de 400 SKUs e cinco marcas comercializadas no segmento. Além de farmácias, perfumarias, e-commerces, lojas de departamento e redes alimentares ampliarem possibilidades de contato com os consumidores, clientes e parceiros de negócio, como pode ser potencializado com o setor calçadista. “Com o aumento de custo operacional, o empresário precisa buscar alternativas para rentabilizar o seu metro quadrado. E como você faz isso? Aumentando seu ticket médio, estimulando que o público que você já tem compre mais, e também conquistando outros públicos; levando experiência para o consumidor e aumentando o seu fluxo em loja”, pontua Anderson Camacho.

Estande do Grupo O Boticário no SICC (Divulgação)

Estande do Grupo Boticário no SICC para a experiência direta com o varejo (Foto: Dinaci Borges)

E acrescenta: “A área de cosméticos e fragrâncias pode agregar neste sentido para esses varejistas, e acho que é isso que eles estão percebendo. Quando você une produtos de qualidade como de o Boticário e isso dá match com a missão da empresa que os disponibiliza, que é encantar o consumidor, com produtos de nome, dá certo. É importante que o lojista tenha opções para oferecer para o seu cliente. É preciso acompanhar as mudanças de comportamento do consumidor nos diversos canais, inclusive mixando esses canais, são transformações que estão acontecendo de forma veloz”.

Foto: Heloisa Tolipan