SICC: A Inteligência Artificial revolucionando vendas no varejo do calçado e proporcionando novas experiências para o cliente


Os impactos da Inteligência Artificial hoje e no futuro do setor varejista de calçados foram analisados no eMerkator Talks pelos profissionais Bruno Montemor, especialista Stone; Diego Nicolau, economista e gerente comercial da vertical de calçados da Linx; Marcos Tito, autor do livro ‘Introdução ao Microsoft Dynamics AX’ e Bruno Maia, head de produtos de inteligência artificial na Linx. Eles apontaram cases, por exemplo, sobre IA conversacional e como ela pode ser uma aliada da loja e do vendedor para aumentar as vendas.

Área externa do evento (Foto: Dinarci Borges – FlashTOP)

Área externa do evento (Foto: Dinarci Borges – FlashTOP)

De portas abertas para novos negócios, as principais tendências Primavera-Verão 24 no setor calçadista e muita troca de conhecimento durante o Salão Internacional e do Couro e do Calçado (SICC), realizado no Centro de Eventos do Serra Park, em Gramado, na Serra Gaúcha.  Players das indústrias, representantes do o varejo nacional e importadores de cerca de 30 países, de quatro continentes, também estão acompanhando palestras com temas muito relevantes, trazendo o que há de inovação para ganhos de produtividade, otimização de processos em um tempo no qual ações disruptivas são sinônimo de mudar irreversivelmente os rumos da indústria. A tecnologia e suas ferramentas já vêm se inserindo através dos tempos em nosso cotidiano, evoluindo muito depressa, principalmente com avanços na Inteligência Artificial. E é justamente trazendo recortes dessa realidade, que o painel ‘Impactos da Inteligência Artificial no Varejo de Calçados: Como a IA deve revolucionar suas vendas, os recebíveis da loja e a experiência do cliente nos próximos anos’, foi promovido dentro da programação do eMerkatorTalks.

Os profissionais Bruno Montemor, especialista da Stone; Diego Nicolau, economista e gerente comercial da vertical de calçados da Linx; Marcos Tito, autor do livro ‘Introdução ao Microsoft Dynamics AX’ com certificação de professional agile leadership, innovation menagement e OKR, e Bruno Maia, head de produtos de inteligência artificial na Linx abordaram o tema apontando caminhos para os representes do varejo. “Neste painel, falei sobre a IA conversacional e como ela pode ser uma aliada da loja e do vendedor para aumentar as vendas e o ticket médio. Um dos pontos mais importantes é como o fenômeno do Whatsapp no Brasil, unido às tecnologias de IA conversacional criam uma oportunidade única de vendas. Também é importante avaliar os riscos e as possibilidades do ChatGPT e explicar como estamos trabalhando na Linx para ter uma vida dedicada ao varejo”, detalha Bruno Maia.

Os palestrantes abordaram questões como informação, conhecimento e alta tecnologia para a tomada de decisão nos negócios (Foto: Dinarci Borges)

Com 22 anos de experiência em desenvolvimento de software, especialista em Inteligência Artificial com experiência em algoritmos, Bruno Maia fala sobre como a IA pode trazer ganhos de produtividade, qualidade de vida e de serviços para a sociedade e maior competitividade para o varejo, por exemplo. “Em termos de produtividade, a IA pode automatizar tarefas repetitivas e de baixo valor agregado, liberando tempo e recursos para atividades mais estratégicas. Na moda, por exemplo, algoritmos de IA podem auxiliar no gerenciamento de estoques, previsão de demanda, planejamento de produção e otimização da cadeia de suprimentos. Isso pode resultar em processos mais eficientes, redução de custos e melhor utilização dos recursos disponíveis. A Inteligência Artificial pode melhorar a qualidade de vida das pessoas ao oferecer soluções personalizadas e adaptadas às suas necessidades individuais. No contexto da moda, assistentes de compras virtuais baseados em IA podem ajudar os consumidores a encontrar peças de roupa que atendam ao seu estilo, preferências e medidas específicas. Essa personalização aumenta a satisfação do cliente e a experiência de compra”, comenta.

'O painel Impactos da Inteligência Artificial no Varejo de Calçados: Como a IA deve revolucionar suas vendas, os recebíveis da loja e a experiência do cliente nos próximos anos' está no eMerkator Talks

‘O painel Impactos da Inteligência Artificial no Varejo de Calçados: Como a IA deve revolucionar suas vendas, os recebíveis da loja e a experiência do cliente nos próximos anos’ está no eMerkator Talks

“A IA pode impulsionar a inovação e melhorar a oferta de produtos e serviços na moda. Por exemplo, sistemas de recomendação alimentados por IA podem sugerir combinações de roupas e acessórios, oferecendo aos consumidores ideias de looks e inspiração. Essas recomendações personalizadas têm o potencial de aumentar as vendas, melhorar a fidelização do cliente e impulsionar a competitividade das marcas. A criação e venda de produtos de moda incluem um fator que torna mais complexa a sugestão e recomendação de produto. Muito além de um simples produto, a moda é uma forma de expressão cultural que está intrinsecamente ligada ao comportamento humano. A IA também pode ajudar na identificação de tendências de moda, análise de dados de mercado e previsão de demanda. Os algoritmos podem analisar uma enorme quantidade de informações, como dados de mídias sociais, comportamento do consumidor e dados de vendas para identificar padrões e insights relevantes. Essas informações podem auxiliar os profissionais da moda na tomada de decisões estratégicas, como o desenvolvimento de coleções, o lançamento de produtos e a definição de estratégias de marketing”, pontua.

O eMerkator Talks fomentando negócios e convergindo assuntos que potencializam o varejo (Foto: Dinarci Borges)

Dicas preciosas

Esses avanços velozes também podem causar dúvidas e confusão, como o empresário deve buscar lidar com isso? “A melhor maneira de lidar é com calma e cautela. Nosso consciente coletivo foi alimentado por décadas com ficção científica sobre IA. Sempre que surge uma nova solução incrível de IA, a sociedade tende a se associar com essas memórias de ficção. Temos que ter calma e discernimento para entender o que é e para onde vai. Eu listo aqui 5 tópicos que acho importantes:

  1. Acompanhar as tendências.
  2. Adotar uma abordagem gradual e responsável.
  3. Investir em educação e treinamento para se desconectar das impressões fictícias e
  4. Focar no que é importante para o
  5. Acompanhar e avaliar continuamente o resultado do uso de soluções de IA”.

O futuro com o auxílio luxuoso da IA

Ao longo de mais de duas décadas, o especialista trabalhou em diversas plataformas, desde ERPs até aplicações Web e aplicativos. “Tive uma bagagem amplamente diversificada no mundo da tecnologia. Em 2017, eu parei para refletir sobre o futuro e compreendi o ponto em comum entre todas as minhas experiências, os dados. Nesse momento eu entendi o valor do dado como um ativo e a capacidade que tinha em minhas mãos de prever o futuro através de dados com IA. Pivotei minha carreira totalmente para IA e comecei a jornada para descobrir tudo que os dados podem nos dizer usando Machine Learning e Deep Learning”, conta.

E acrescenta sobre os novos tempos com o auxílio da IA. “O futuro do varejo e do setor de moda promete ser extremamente empolgante e inovador. A IA tem o potencial de transformar a forma como compramos, nos relacionamos com as marcas e nos expressamos por meio da moda. Em breve veremos a IA ganhar vida com a união dos modelos de linguagem com os modelos geradores de imagem. Avatares, como a Lu da Magalu, poderão ser renderizados em tempo real conversando naturalmente com as pessoas nos smartphones, nos totens em lojas físicas e muito mais. Com a IA, as marcas podem ir muito além do omnichannel. Elas podem ser onipresentes na vida do consumidor”, analisa Bruno.

O Salão Internacional e do Couro e do Calçado (SICC) comemora sua 30ª edição em um dos maiores polos turísticos brasileiros, Gramado, na Serra Gaúcha, entre os dias 22 e 24 de maio, no Centro de Eventos do Serra Park (Foto: Dinarci Borges – FlashTOP)

O Salão Internacional e do Couro e do Calçado (SICC) comemora sua 30ª edição em Gramado, na Serra Gaúcha (Foto: Dinarci Borges – FlashTOP)