De portas abertas para novos negócios, as principais tendências Primavera-Verão 24 no setor calçadista e muita troca de conhecimento durante o Salão Internacional e do Couro e do Calçado (SICC), realizado no Centro de Eventos do Serra Park, em Gramado, na Serra Gaúcha. Players das indústrias, representantes do o varejo nacional e importadores de cerca de 30 países, de quatro continentes, também estão acompanhando palestras com temas muito relevantes, trazendo o que há de inovação para ganhos de produtividade, otimização de processos em um tempo no qual ações disruptivas são sinônimo de mudar irreversivelmente os rumos da indústria. A tecnologia e suas ferramentas já vêm se inserindo através dos tempos em nosso cotidiano, evoluindo muito depressa, principalmente com avanços na Inteligência Artificial. E é justamente trazendo recortes dessa realidade, que o painel ‘Impactos da Inteligência Artificial no Varejo de Calçados: Como a IA deve revolucionar suas vendas, os recebíveis da loja e a experiência do cliente nos próximos anos’, foi promovido dentro da programação do eMerkatorTalks.
Os profissionais Bruno Montemor, especialista da Stone; Diego Nicolau, economista e gerente comercial da vertical de calçados da Linx; Marcos Tito, autor do livro ‘Introdução ao Microsoft Dynamics AX’ com certificação de professional agile leadership, innovation menagement e OKR, e Bruno Maia, head de produtos de inteligência artificial na Linx abordaram o tema apontando caminhos para os representes do varejo. “Neste painel, falei sobre a IA conversacional e como ela pode ser uma aliada da loja e do vendedor para aumentar as vendas e o ticket médio. Um dos pontos mais importantes é como o fenômeno do Whatsapp no Brasil, unido às tecnologias de IA conversacional criam uma oportunidade única de vendas. Também é importante avaliar os riscos e as possibilidades do ChatGPT e explicar como estamos trabalhando na Linx para ter uma vida dedicada ao varejo”, detalha Bruno Maia.
Com 22 anos de experiência em desenvolvimento de software, especialista em Inteligência Artificial com experiência em algoritmos, Bruno Maia fala sobre como a IA pode trazer ganhos de produtividade, qualidade de vida e de serviços para a sociedade e maior competitividade para o varejo, por exemplo. “Em termos de produtividade, a IA pode automatizar tarefas repetitivas e de baixo valor agregado, liberando tempo e recursos para atividades mais estratégicas. Na moda, por exemplo, algoritmos de IA podem auxiliar no gerenciamento de estoques, previsão de demanda, planejamento de produção e otimização da cadeia de suprimentos. Isso pode resultar em processos mais eficientes, redução de custos e melhor utilização dos recursos disponíveis. A Inteligência Artificial pode melhorar a qualidade de vida das pessoas ao oferecer soluções personalizadas e adaptadas às suas necessidades individuais. No contexto da moda, assistentes de compras virtuais baseados em IA podem ajudar os consumidores a encontrar peças de roupa que atendam ao seu estilo, preferências e medidas específicas. Essa personalização aumenta a satisfação do cliente e a experiência de compra”, comenta.
“A IA pode impulsionar a inovação e melhorar a oferta de produtos e serviços na moda. Por exemplo, sistemas de recomendação alimentados por IA podem sugerir combinações de roupas e acessórios, oferecendo aos consumidores ideias de looks e inspiração. Essas recomendações personalizadas têm o potencial de aumentar as vendas, melhorar a fidelização do cliente e impulsionar a competitividade das marcas. A criação e venda de produtos de moda incluem um fator que torna mais complexa a sugestão e recomendação de produto. Muito além de um simples produto, a moda é uma forma de expressão cultural que está intrinsecamente ligada ao comportamento humano. A IA também pode ajudar na identificação de tendências de moda, análise de dados de mercado e previsão de demanda. Os algoritmos podem analisar uma enorme quantidade de informações, como dados de mídias sociais, comportamento do consumidor e dados de vendas para identificar padrões e insights relevantes. Essas informações podem auxiliar os profissionais da moda na tomada de decisões estratégicas, como o desenvolvimento de coleções, o lançamento de produtos e a definição de estratégias de marketing”, pontua.
Dicas preciosas
Esses avanços velozes também podem causar dúvidas e confusão, como o empresário deve buscar lidar com isso? “A melhor maneira de lidar é com calma e cautela. Nosso consciente coletivo foi alimentado por décadas com ficção científica sobre IA. Sempre que surge uma nova solução incrível de IA, a sociedade tende a se associar com essas memórias de ficção. Temos que ter calma e discernimento para entender o que é e para onde vai. Eu listo aqui 5 tópicos que acho importantes:
- Acompanhar as tendências.
- Adotar uma abordagem gradual e responsável.
- Investir em educação e treinamento para se desconectar das impressões fictícias e
- Focar no que é importante para o
- Acompanhar e avaliar continuamente o resultado do uso de soluções de IA”.
O futuro com o auxílio luxuoso da IA
Ao longo de mais de duas décadas, o especialista trabalhou em diversas plataformas, desde ERPs até aplicações Web e aplicativos. “Tive uma bagagem amplamente diversificada no mundo da tecnologia. Em 2017, eu parei para refletir sobre o futuro e compreendi o ponto em comum entre todas as minhas experiências, os dados. Nesse momento eu entendi o valor do dado como um ativo e a capacidade que tinha em minhas mãos de prever o futuro através de dados com IA. Pivotei minha carreira totalmente para IA e comecei a jornada para descobrir tudo que os dados podem nos dizer usando Machine Learning e Deep Learning”, conta.
E acrescenta sobre os novos tempos com o auxílio da IA. “O futuro do varejo e do setor de moda promete ser extremamente empolgante e inovador. A IA tem o potencial de transformar a forma como compramos, nos relacionamos com as marcas e nos expressamos por meio da moda. Em breve veremos a IA ganhar vida com a união dos modelos de linguagem com os modelos geradores de imagem. Avatares, como a Lu da Magalu, poderão ser renderizados em tempo real conversando naturalmente com as pessoas nos smartphones, nos totens em lojas físicas e muito mais. Com a IA, as marcas podem ir muito além do omnichannel. Elas podem ser onipresentes na vida do consumidor”, analisa Bruno.
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