SICC 2019 – Reposicionamento do setor calçadista é a estratégia de crescimento focado nas exportações


Até 22 de maio, o SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado apresenta as novidades do setor calçadista, no Centro de Convenções Serra Park, em Gramado prometendo um crescimento expressivo, ainda, este ano

Da esquerda para a direita Henrique Gahego, do Grupo de Importadores da Merkator, Caetano Bianco Neto, presidente do Conselho Deliberativo da Abicalçados, Frederico Pletsch, diretor da Merkator Feiras e Eventos, Roberta Pletsch, diretora da Merkator Feiras e Eventos, e João Batista Vargas de Souza, vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados de Três Coroas. (Foto: Dinarci Borges – FlashTOP)

No primeiro dia da SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado, que acontece até o dia 22 de maio, no Centro de Convenções Serra Park, em Gramado, a Merkator Feiras e Eventos, divulgou os primeiros números desta edição em clima bastante otimista. “Tivemos um crescimento em torno de 15%, tanto no espaço da feira como no número de visitantes”, comemora o diretor da Merkator Feiras e Eventos, Frederico Pletsch. “Todos os espaços locáveis disponíveis nos pavilhões foram ocupados, um sinal de que apesar do frio que faz na cidade, está edição da SICC será bem aquecida. Os últimos meses de 2018 foram de recuperação para o varejo. Isso gera otimismo para a indústria, que vê no SICC um importante momento de contato com o lojista. São 33 novas empresas este ano na feira”, analisa Frederico Pletsch.

O diretor da Merkator Feiras e Eventos, Frederico Pletsch confiante com o crescimento do setor (Foto: Dinarci Borges – FlashTOP)

Já o presidente do conselho deliberativo da Abicalçados, Caetano Bianco Neto acredita que em pouco tempo o setor de calçados terá um crescimento maior. “A vantagem do setor calçadista é que a cada seis meses ele se reinventa. São 55 países nos visitando, muito por conta da nossa diversidade. A cada feira é uma nova história. O SICC é beneficia indústrias, empresários, expositores e compradores de Norte a Sul do país e do exterior. Sabemos que o desafio é muito grande, mas a Abicalçados continua o trabalho que vinha sendo feito, com ótimas expectativas”, conta. As exportações de calçados atingiram 15 milhões de pares e movimentaram US$ 99,3 milhões em janeiro. Em volume, houve aumento de 33,4% em relação ao mesmo mês de 2018. Em valor, o avanço foi de 23%.

O presidente do conselho deliberativo da Abicalçados, Caetano Bianco Neto  (Foto: Dinarci Borges – FlashTOP)

Roberta Pletsch, diretora de relacionamento da Merkatos Feiras e Eventos, enfatizou a importância do SICC para a região da Serra Gaúcha “Convidamos mil empresas com passagem e hospedagem pagas, e 1.500 com hotéis. A rede hoteleira tanto em Gramado como em Canela está toda em função do SICC 2019”. Henrique Gahego, do Grupo de Importadores da Merkator, corrobora com Roberta: “São mais de 200 importadores de 50 países. Do Equador vieram 31, 15 Peru, 15 do Uruguai, além de empresários de toda Europa. Pela primeira vez virão ao Brasil compradores da Itália, Hungria, Filipinas, Bulgária e Polônia”. A simbiose perfeita entre negócios, moda e turismo, o salão contá com mais de 400 expositores, são 1.800 grifes de calçados e acessórios masculinos, femininos e infantis, em 30 mil metros quadrados de área ocupada. “E já aviso que a feira em breve vai crescer. Estamos com um procura bem grande de expositores”, ressalta a diretora Roberta Pletsch.

Roberta Pletsch, diretora de relacionamento da Merkatos Feiras e Eventos (Foto: Dinarci Borges – FlashTOP)

O SICC proporciona o start das comercializações do que há de mais mais inovador nas coleções, cores, materiais e inspirações das principais marcas do país, que prometem conquistar os consumidores do Brasil e do exterior. A cada ano que passa, o SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado continua surpreendendo os mais de 18 mil visitantes com o seu incremento exponencial. Pensando nisso Roberta Pletsch fomenta o intercâmbio cultural no evento com o Estação 3. “A Estação 3 é um pavilhão concorrido da feira. Na última edição, ele foi totalmente repaginado e temático. E, esse ano, estamos homenageando Nova York, por isso trouxemos vários elementos como réplicas do Empire State, da Broadway, além de muitas atrações para inovar”, conta Roberta. No pavilhão estão as marcas Via Uno, Orcade, Acostamento, Coca-Cola Shoes, Capricho Shoes, Reserva pra Calçar, Vicenza, Farm, Cavalera, Diversão, Diverteen, Star Tech, Grendene, Cartago, Rider, Grendha, Zaxy, Ipanema e Grendene Kids. “Reunimos marcas que são referência no mercado nacional em um espaço conceitual diferenciado que trará uma experiência completamente diferente ao visitante”, explica Pletsch.

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Os polos e associações de calçados e acessórios estão ganhando cada vez mais força dentro do salão. Nesta edição são sete polos: Estação Moda Rio Grande do Sul apoia 31 empresas, o Três Coroas Shoes com dez marcas. O Espaço Moda Franca, que tem uma força grande na moda masculina e começa a crescer na moda feminina está com 11 empresas. No Espaço Juazeiro do Norte estão presentes quatro marcas. Da cidade de Parobé, região metropolitana de Porto Alegre são duas empresas. O Grupo da Paraíba, com seu polo calçadista, integra com três empresas. E o Sindicato de Calçados de Campina Grande leva três empresas para o SICC. O Brasil produz por ano 976 milhões de pares de calçados, 15% desses são para exportação, sendo 70% na primavera-verão e 30% no outono-inverno, números extremamente expressivos para uma país que passa por momentos de recessão econômica.

 

PROMOTORA – A Merkator Feiras e Eventos tem a parceria das seguintes entidades: Sindicato da Indústria de Calçados de Estância Velha, Sindicato da Indústria de Calçados de Ivoti, Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo, Sindicato da Indústria de Calçados de Parobé, Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga e Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas.

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