O saldo positivo do SICC- Salão Internacional do Couro e do Calçado foi comemorado. Apesar do sucesso nos últimos anos, a instabilidade econômica ainda era motivo de dúvidas no varejo, mas a feira serviu de base para mostrar que as preocupações devem ficar de lado. Corredores lotados, estandes ocupados, muita troca de informação e compras resumiram em imagens o que as empresas sentiram no bolso: o aquecimento do setor calçadista. Os três dias de evento ilustraram toda a preocupação do ramo em estar atento às últimas tendências da moda que estavam concentradas nos pavilhões do Serra Park,em Gramado. Mais de 18 mil lojistas de todo país e cerca de 500 do exterior tiveram a oportunidade de conferir os lançamentos da indústria calçadista brasileira para a coleção Primavera-Verão.
Em sua 27ª edição, o SICC surpreendeu, até mesmo, a Merkator Feiras e Eventos, que é a empresa responsável pela organização do evento. “Já existia uma sinalização de uma tímida retomada da economia setorial. Mas o que vimos aqui foi uma situação bem surpreendente: um movimento muito grande nos corredores e largos sorrisos nos rostos dos nossos expositores. Acho que todos venderam, talvez alguns menos e outros mais, mas vimos pedidos nos estandes”, afirma o diretor da companhia, Frederico Pletsch.
O sucesso de novos projetos como o Papo Legal, com a participação de Giovanna Ebwank, e o ConecTech, com presença da Assintecal, foram fundamentais para este saldo positivo já que deixou os compradores mais conscientes do produto que deveriam almejar para o seu mercado.
Além disso, a Merkator ainda conseguiu promover a simbiose perfeita entre turismo e mercado de negócios ao localizar a sua feira no Sul do país em um local que tem o atrativo e charme da Serra Gaúcha. Para completar, a nova Estação 3 veio repaginada para atrair ainda mais os lojistas ao ser inspirada nas ruas de Londres, na Inglaterra. Tudo ficou ainda melhor com um show de uma banda cover do Beatles.
Mas quem disse que existe tempo para descanso? Na verdade, o sucesso deste ano só aumentou a vontade dos organizadores em começar logo a se planejar para no ano que vem. A 28ª edição já tem até data em 2019, a feira será realizada entre os dias 20 e 22 de maio. “O bom resultado desses três dias já tem gerado resultados práticos em relação à próxima edição. Alguns dos nossos expositores já nos procuraram buscando aumentar a área que ocuparão no ano que vem. Outros já estão garantindo sua participação na feira desde agora”, explicou Pletsch.
A projeção para 2019 é continuar aumentando o espaço ocupado pelos expositores e também subir o volume de vistantes. “Nós estamos projetando para a próxima edição um crescimento em torno de 15%, tanto no espaço da feira como no número de visitantes. Para aumentar o espaço, já estamos em negociações com todos os responsáveis, desde o proprietário do pavilhão até os órgãos municipais, como a prefeitura e mesmo os órgãos estaduais para licenças ambientais. Tudo para a ampliação física do Serra Park. Acredito que teremos ótimas notícias nas próximas semanas. As peças publicitárias da próxima feira já estão prontas, tendo a imagem da modelo Manuela Teixeira ressaltando a diversidade de estilo que ultimamente permeia os eventos de moda”, disse Frederico Pletsh.
As parcerias também seguem sólidas para o ano seguindo com o Sindicato da Indústria de Calçados de Estância Velha, Sindicato da Indústria de Calçados de Ivoti, Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo, Sindicato da Indústria de Calçados de Parobé, Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga e Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas. Mas enquanto o SICC 2019 não chega, podemos aguardar mais feiras importantes no segundo semestre deste ano produzidas pela Merkator.
Artigos relacionados