Quando participei, em outubro de 2018, da cerimônia histórica do SENAI CETIQT de conclusão do curso da primeira turma de Master in Business Innovation (MBI) em Indústria Avançada: Confecção 4.0, tinha a plena consciência de que aquele momento era considerado um marco para o setor, uma vez que tais projetos foram as primeiras sementes para o início da Quarta Revolução Industrial no setor têxtil e de confecção brasileiro. Ali, 48 empresários e executivos de 32 empresas do setor têxtil e de confecção compartilharam ideias, conhecimentos, informações e, hoje, são capazes de elaborar projetos de implantação da Confecção 4.0, gerando processos industriais mais eficientes, produtivos e sustentáveis. E foi durante aquele encontro que nasceu a ideia da Edição Nordeste para 2019, que eu contei semana passada para vocês sobre o curso pioneiro para pequenos, médios e grandes empresários. É o resultado do reconhecimento da região como área estratégica para transformação da indústria.
Agora, volto aqui para falar de outra inovação que foi anunciada naquela noite e que se tornou concreta. O SENAI CETIQT vai realizar o 1º Simpósio Brasileiro em Indústria Avançada: Têxtil e de Confecção 4.0, em Fortaleza (CE), no dia 4 de abril de 2019. Serão discutidos temas como ‘Cenários e Perspectivas 4.0‘; ‘Máquinas e Equipamentos para a Indústria 4.0‘; ‘Cases de sucesso da Indústria 4.0 no Brasil’; ‘Profissional 4.0‘; e ‘Ecossistemas de Inovação‘.
Leia aqui – SENAI CETIQT fortalece a cadeia têxtil e de confecção nacional com MBI em Indústria 4.0
Bem que naquela noite de festa, o diretor-executivo do SENAI CETIQT, Sérgio Motta avisou: “O prêmio tem um significado especial, pois demostra que são essas empresas que começam, a partir de agora, a modificar o cenário da indústria têxtil brasileira. A semente que plantaram aqui é o começo de algo grandioso para o Brasil e para a nossa Quarta Revolução Industrial”. Em 2019, o SENAI CETIQT está comemorando 70 anos de criação e a simbiose entre referência de educação e high tech e inovação para a indústria e o mercado é evidente em ações. O mais bacana é que, paralelamente ao simpósio, o Nordeste ganhou o MIB em Indústria Avançada 4.0. Considero que todas essas iniciativas corroboram uma integração nacional maior ainda em prol da implantação da Indústria 4.0 no país.
Leia mais – SENAI CETIQT apresenta os primeiros projetos no modelo de Confecção 4.0
Pois bem, segundo o gerente de Educação do SENAI CETIQT, Robson Wanka, “a realização do Simpósio na cidade de Fortaleza é resultado do reconhecimento de toda a Região Nordeste como área estratégica para a transformação da indústria têxtil e de confecção nacional. Esse encontro vai reunir o que há de mais avançado mundialmente para o setor dentro do contexto 4.0”.
Como o SENAI CETIQT divulgou, o Simpósio é direcionado aos gestores de empresas do setor e contará com palestras e painéis de profissionais altamente qualificados e atuantes nos cenários nacional e internacional, que apresentarão novos dados, cases e tecnologias que terão impacto e aplicação prática na indústria têxtil e de confecção no Brasil. Entre os palestrantes estão: o gerente de Energia do Grupo Marzotto, Corrado Grassi; o chefe do Gabinete de Projetos na Fraunhofer IPK Brasil, Markus Will; o gerente-executivo de Inovação e Tecnologia do SENAI-DN, Marcelo Fabrício Prim; o professor titular em Metrologia, Instrumentação e Automação do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina, Carlos Alberto Schneider; o gerente Executivo da Unidade de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI-DN, Felipe Morgado; o diretor de Operações da Silmaq, Ricardo Fischer; e o Product Manager Control Technology da Dürkopp Adler, Timo Tarrach.
Após o evento os participantes contarão também com o Espaço Networking, ambiente exclusivo e preparado especialmente para promover a troca de experiências e novos negócios e onde será servido um coquetel. No dia seguinte, os ex-alunos da primeira turma de MBI em Indústria Avançada: Confecção 4.0 farão uma visita ao Grupo Guararapes Confecções a fim de compartilhar conhecimentos e experiências e visualizar na prática as iniciativas dos integrantes da empresa que também se formaram nesta turma em outubro 2018.
A programação completa e as inscrições para o 1º Simpósio Brasileiro de Indústria Avançada: Têxtil e de Confecção 4.0 estão disponíveis no site https://goo.gl/Hdo9Px.
MBI em Indústria Avançada
O SENAI CETIQT está com inscrições abertas para o Master In Business Innovation (MBI) em Indústria Avançada: Confecção 4.0 – Edição Nordeste. O curso oferece 40 vagas para representantes das grandes empresas do Setor Têxtil e de Confecção, e tem como objetivo formar profissionais capazes de elaborar projetos para implantação da Confecção 4.0, gerando processos industriais mais eficientes, produtivos e sustentáveis. Serão 288 horas de Educação a Distância (EaD) e 72 horas presenciais –, entre os dias 5 de abril e 19 de outubro de 2019. As imersões acontecem em seis estados do Nordeste (Ceará, Paraíba, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte) e uma visita à Planta Piloto de Confecção 4.0 do SENAI CETIQT no Rio de Janeiro. Informações e inscrições: www.senaicetiqt.com.
Sobre o SENAI CETIQT
Quando falamos sobre o setor de moda no Brasil, o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (SENAI CETIQT) é referência em educação, tecnologia e inovação para a indústria e para o mercado. Criada em 1949, a instituição oferece serviços transversais que a consagram como um dos maiores centros latino-americanos de produção de conhecimento aplicado à cadeia produtiva desses setores. Com cursos de nível superior, pós-graduação e extensão, também oferta formações técnicas, de qualificação e de aperfeiçoamento profissional em espaços que simulam o processo industrial, possibilitando o “aprender fazendo” desde as primeiras aulas.
Por intermédio do Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção, presta serviços especializados de Metrologia (ensaios para avaliação da conformidade e calibração); Consultoria (criação, produção e qualidade) e Pesquisa Aplicada (criação ou aprimoramento de novos materiais, produtos, processos e sistemas). Já o Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos foi criado para desenvolver soluções em química sustentável por meio de biotecnologia e de novos recursos renováveis para o estabelecimento de produtos e processos, atendendo assim à demanda de PD&I da indústria química brasileira.
Serviço:
1º Simpósio Brasileiro de Indústria Avançada: Têxtil e de Confecção 4.0
Data: 4 de abril de 2019
Local: Fortaleza (CE) –
Horário: 13h às 22h
Informações: https://goo.gl/Hdo9Px
Artigos relacionados