O trabalho como força motriz, a experiência, a maturidade e a sabedoria é o tempo que faz. Assim vamos estar realmente espelhando a sociedade e construindo narrativas mais coerentes com os tempos em resposta ao etarismo. Para promover a inclusão e dar destaque a esse público que é puro saber, o SENAI CETIQT – referência em tecnologia, consultoria e formação de profissionais qualificados para o setor têxtil e que conquistou, pela 4ª vez consecutiva, o “Selo Instituição Socialmente Responsável”, concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) – se uniu à Secretaria Municipal do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SEMESQV) e à Secretaria Municipal de Cultura do Rio para a realização do “Desfile da C-Idade: Sabedoria sem Idade“, um evento dedicado à celebração da sabedoria obtida através da maturidade, destacando a beleza e a elegância presentes em todas as faixas etárias.
As ações sociais realizadas pelo SENAI CETIQT proporcionam oportunidades de altíssimo valor ao reunir pessoas com suas identidades plurais, vivências, diversidade e ampliam o conhecimento, analisando cenários sob diversos prismas. A maturidade da população hoje é diferente de anos atrás e é importante lançar luz sobre essas questões, nos enriquece como sociedade. As histórias têm que ser contadas de maneira real. Hoje não se pode falar de uma mulher de 70 anos e restringi-la aos clichês. Ela tem uma vida ativa e produz quando encontra instituições que promovam a inclusão.
O evento foi realizado no Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro (MHC), escolhido como cenário para expressar a verdadeira essência e diversidade dessas mulheres. O estilista Almir França, dedicou três semanas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) para trabalhar com as 40 modelos da Casa de Convivência Naná Sette Câmara, criando uma coleção singular que realçasse a autenticidade e beleza de cada participante.
Como auxílio ao estilista, os alunos do SENAI CETIQT foram envolvidos na produção de moda do desfile, cuidando desde a montagem dos looks até a maquiagem perfeita. A instituição de ensino busca inspirar seus alunos, futuros profissionais da indústria da moda, a compreenderem o contexto e a trabalharem para tornar o cenário da moda um espaço mais inclusivo para essas mulheres.
A ação demonstra que iniciativas simples possuem o potencial de melhorar significativamente a representatividade no mercado, impactando positivamente a autoestima de diversas mulheres. Chris Rangel, Coordenadora de Serviços de Consultoria Moda & Design do SENAI CETIQT e Head de Pesquisa do Inova Moda Digital, aponta ainda que as marcas podem explorar a inclusão de mulheres da geração baby boomers em campanhas publicitárias, ou ainda inserir esse grupo no desenvolvimento de produtos e coleções.
Os desafios são grandes, mas é crucial que as marcas reconheçam as oportunidades de atender a esse público já bem resolvido, que luta contra estereótipos ultrapassados. Esse grupo, muitas vezes superou desafios financeiros do dia a dia e se dedica ao lazer, turismo e atividades sociais. De acordo com a Pew Research, estima-se que até 2050 haverá 3,7 milhões de centenários em todo o mundo. Isso representa um enorme potencial de consumidores para a indústria – Chris Rangel
Rodrigo Verol, um dos alunos voluntários da ação, afirma que durante o processo de organização do desfile, teve a oportunidade de realizar alguns encontros com as modelos para conhecê-las a fundo. “Nós conversamos, buscamos saber o que elas esperavam do evento, como estavam se sentindo. Cada uma tinha uma personalidade diferente. Algumas mulheres estavam mais confortáveis em aparecer, usar uma maquiagem mais extravagante, outras já eram mais tímidas. Buscamos entender a necessidade de cada uma escutando atentamente. Esse foi o maior aprendizado para mim”, declara Rodrigo.
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