SENAI CETIQT, com seu ensino premium, proporciona a conexão de novos talentos com mercado de trabalho na indústria


O SENAI CETIQT, referência em tecnologia, consultoria e formação de profissionais qualificados para a cadeia produtiva têxtil e de confecção e a área Química e cuja Faculdade de ensino premium recebeu o Conceito 5, nota máxima concedida pelo Ministério da Educação, é sinônimo de contribuição para as máquinas das indústrias girarem em alta potência e, consequentemente, a economia do país ao capacitar o aluno para o mercado de trabalho. A instituição divulgou que, no último ano, cerca mil vagas de empregos efetivos foram oferecidas para os seus alunos terminarem a graduação já empregados assim como um total de 711 vagas de estágio em diversas empresas, proporcionando aos seus estudantes a oportunidade de estarem próximos da indústria química, de confecção e têxtil ainda durante a formação

Maior centro latino-americano na produção de conhecimento da cadeia produtiva têxtil e de confecção e da área Química Têxtil, o SENAI CETIQT é sinônimo de contribuição para as máquinas das indústrias girarem em alta potência e, consequentemente, a economia do país ao capacitar o aluno para o mercado de trabalho. Certa vez ouvi uma frase belíssima: “Ciência é o conhecimento.Tecnologia é o fazer. Inovação é o mudar. Empreender é materializar e realizar”. A Faculdade SENAI CETIQT comemorou recentemente o Conceito 5, nota máxima concedida pelo Ministério da Educação. E conquistou, pela quinta vez consecutiva, o “Selo Instituição Socialmente Responsável”, concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), por sua participação na 18ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular.

O SENAI CETIQT há anos nos têm mostrado como a Quarta Revolução Industrial está transformando as cadeias de produção de ponta a ponta numa velocidade em alta potência. Cada vez mais as ações para implantação de práticas como sustentabilidade e economia circular, com a utilização de processos de fabricação e matérias-primas que regeneram a natureza + uso consciente de recursos, ressignificando a produção são a tônica para presente e futuro. A transformação permite a conexão com o ecossistema de inovação e o compartilhamento de informações. E o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil – SENAI CETIQT – tem trabalhado na identificação e no desenvolvimento de novos produtos e processos químicos, bioquímicos e têxteis, a partir de recursos renováveis e não renováveis, atuando de forma transversal em áreas e temas identificados como portadores de futuro para as cadeias industriais química e têxtil. E para os alunos que vivenciam estas inovações no seu dia a dia, o céu é o limite no campo do mercado de trabalho!

Diretor executivo do SENAI CETIQT, Sergio Motta sempre ressalta que existe “uma grande demanda na implementação da Indústria 4.0 no Brasil e por profissionais com novos perfis, com conhecimento na área de tecnologia da informação e comunicação, digitalização, automação industrial, impressão 3D, sustentabilidade e economia circular. Ou seja, um novo mundo no qual a indústria e profissionais têm o SENAI CETIQT como parceiro para dar esse novo passo”. Portanto, o ensino premium da Faculdade SENAI CETIQT é totalmente voltado para a mais alta capacitação do aluno para o mercado profissional colaborando para os programas de empregabilidade no país. E promove uma conexão direta com cada um dos alunos para o desenvolvimento das competências.

SENAI CETIQT: Foi dado o start ao MBI em Indústria Avançada: Confecção 4.0 em prol do desenvolvimento da cadeia produtiva

O Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil – SENAI CETIQT – é formado pela Faculdade SENAI CETIQT, Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras (ISI) e Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção (IST).

Laboratório de biologia molecular do ISI

O QUE NOS INFORMA O SENAI CETIQT SOBRE OS RESULTADOS 2023

Recebi uma série de informações do SENAI CETIQT a partir de uma grande pesquisa realizada pela instituição com a análise completa do ano passado.

Tendo em vista o preparo dos profissionais que capacita, o SENAI CETIQT divulgou, em 2023, um total de 711 vagas de estágio em diversas empresas, proporcionando aos seus estudantes a oportunidade de estarem próximos da indústria química, de confecção e têxtil ainda durante a formação. A instituição se apresenta como uma fonte de talentos para a indústria, com diversas empresas procurando, dentro do seu ambiente acadêmico, os profissionais que contribuirão com mão de obra qualificada para o crescimento e inovação do setor.

Por isso, além das oportunidades de estágio, o SENAI CETIQT também divulgou, no último ano, cerca mil vagas de empregos efetivos, oferecendo a chance para os seus alunos terminarem a graduação já empregados. Além de oferecer uma formação completa, o SENAI CETIQT desempenha um papel fundamental na conexão dos seus alunos com o mercado de trabalho, os capacitando tanto para atender as demandas da indústria, quanto para que eles se destaquem na criação das suas próprias marcas.

Aos 22 anos, a designer de Moda, Isabela La Fuente, revela como o SENAI CETIQT contribuiu para a sua jornada neste universo, solidificando o seu conhecimento técnico e instigando a ideia de fundar a sua própria marca. A jovem despertou para a moda desde cedo ao manipular as roupas da mãe. Em 2020, em meio a pandemia, Isabela enxergou uma oportunidade para finalmente dar vida ao seu sonho, a IF Urban, sua marca slow fashion. A designer conta que o primeiro passo durante o processo de desenvolvimento da marca foi a pesquisa de tendências.

Isabela ainda revela que, para o início do seu empreendimento, levou como princípio os ensinamentos aprendidos na faculdade sobre a importância de produzir uma peça de boa qualidade, dando atenção aos detalhes, e criando aquelas que fazem o consumidor ter a sua autoestima renovada ao vesti-las. “Desde o início eu aprendi sobre a qualidade do produto, a como fazer ótimos acabamentos nas aulas de costura… isso também me ajudou a identificar boas costureiras para a minha marca”, declara.

Por mais que conte com a ajuda de um modelista e de costureiras, Isabela gosta de participar de todo o processo para garantir a qualidade de cada peça produzida. Ao ser perguntada sobre um momento marcante, Isabela afirma que no sexto período participou de uma ação que mudou completamente o rumo do seu empreendimento, que já estava funcionando há um ano. A instituição propôs um estudo de marca, no qual os alunos foram convidados a escolherem determinadas marcas e apontar possíveis mudanças e melhorias. “Eu acabei trazendo esse exercício para o meu próprio negócio. Foi uma virada de chave muito grande. Nesse processo, identifiquei a necessidade de um rebranding, aprendi sobre identidade visual, missão, valores, e isso fez com que a IF se tornasse o que ela é hoje: autêntica e única”, afirma.

Adriana Miranda, também graduada como Designer de Moda pelo SENAI CETIQT, iniciou a sua jornada empreendedora em 2019, quando ainda cursava o segundo ano do ensino médio. A ideia de lançar a NINNE AM, uma marca voltada para o segmento de moda praia nasceu a partir de uma necessidade identificada pela designer: a escassez de venda de peças com a sua própria identidade, especialmente na modelagem PP. A jovem resolveu então fazer um curso de costura, o que a levou a explorar a possibilidade de criar peças do zero. Em apenas um mês, ela criou um perfil no Instagram para a sua marca e iniciou as vendas sob encomenda, contando apenas com o apoio de uma modelista. “Comecei a vender as minhas criações para algumas amigas, colegas do colégio, e, quando percebi, já estava vendendo para pessoas que eu nem conhecia”, afirma.

“Hoje em dia, estamos caminhando para ter um estoque e atender à crescente demanda. Trabalhamos atualmente em parceria com uma fábrica terceirizada. Eu sou responsável pelas peças piloto e conto com a colaboração de uma modelista”. Durante a entrevista, Adriana destacou a importância crucial do SENAI CETIQT em sua jornada profissional. “Eu consegui ter uma visão mais abrangente do mercado da moda. Pude amadurecer e profissionalizar a minha marca, principalmente na parte de produção e no processo de criação. Aprendi como criar uma coleção, como desenvolver, todo o processo do início ao fim”, declara.

Já Isabela La Fuente finalizou afirmando que a Faculdade SENAI CETIQT “é  muito completa. Eu não aprendo só sobre criar uma peça, identificar a qualidade do tecido… tenho todo um suporte que vai além”. Seja capacitando os seus alunos a abrirem os seus próprios negócios, como é o caso das designers Isabela e Adriana, ou conectando empresas a alunos talentosos, o SENAI CETIQT oferece opções abrangentes de atuação para os seus estudantes, contribuindo para o fortalecimento do setor da moda no Brasil.

Para saber mais sobre a graduação de Design de Moda no SENAI CETIQT, acesse: https://cursos.cetiqt.senai.br/graduacao.html