Semana de moda masculina de Milão tem homenagens na passarela e inspirações em mochileiros, viagens e destinos


A temporada que terminou nessa terça-feira trouxe coleções de verão 2017 de grifes como Prada, Versace, Dolce & Gabbana, Gucci e outras. Vem saber tudo!

Terminou nessa terça-feira, 21, uma das maiores semanas de moda masculinas do mundo, em Milão. Grifes como Prada, Versace, Dolce & Gabbana, Gucci, Diesel, Salvatore Ferragamo, Emporio Armani e outras deram verdadeiros shows nas passarelas milanesas ao apresentarem as coleções de verão 2017, mas outras marcas importantes como Ermenegildo Zegna, Calvin Klein, Bottega Veneta e Roberto Cavalli foram ausências sentidas ao optarem por não participar da edição desse ano do evento. As baixas foram, em sua maioria, causadas por situações internas nas empresas – como foi o caso da CK e da Zegna, que trocaram de diretores criativos recentemente e estão em fase de adaptação. Já a Veneta prepara um desfile especial único para apresentar suas coleções masculina e feminina e comemorar 50 anos no mercado.

180616-dsquared2-masculino-pv-17-37-400x600

A Dquared2 abriu a semana masculina de Milão com jeans destroyed, botas e atitude de sobra (Foto: Divulgação)

Ainda assim, a semana começou animada com a dupla de irmãos Dean e Dan, da Dsquared2, que apresentou um desfile transmitido ao vivo pelo site oficial da marca e inaugurou a temporada fashion da capital italiana que, ao lado de Londres, Paris é um dos grandes eventos de lançamento menswear da moda mundial. Na coleção? Muito couro, jeans destroyed, botas, estampas florais e claras referências a Ziggy Stardust e David Bowie. Modelos com piercings e alargadores cruzaram a passarela à bordo de peças coloridas e atitude.

ver-m-ss17-063-654x980

Donatella Versace fez uma verdadeira homenagem ao astro Prince (Foto: Divulgação)

Pois bem, estreia ovacionada, outros desfiles merecem destaque na fashion week. A Versace prestou uma emocionante homenagem ao falecido cantor norte-americano Prince, com faixas inéditas que haviam sido enviadas pelo astro pop há cerca de cinco meses. De acordo com Donatella Versace, Prince – um dos nomes mais influentes da música pop durante seus 40 anos de carreira – marcou também a história da marca. “Éramos amigos havia mais de 20 anos. A primeira música que ele escreveu para nós foi a trilha sonora de um desfile de alta costura em 1995”, contou ela, que homenageou o cantor, compositor, ator e instrumentista com um “look Prince” composto por terno roxo e camisa preta. Fora isso, a coleção trouxe uma série de casacos compridos e a aposta da marca para o verão é a fluidez do movimento.

dol-m-ss17-044-654x980

Dolce & Gabbana e seus metalizados inspirados no jazz (Foto: Divulgação)

Ainda no sábado, 18, a Dolce & Gabbana apostou fortemente nos metalizados. Tons dourados e prateados,  e modelos ajustados ao corpo são o ponto alto da coleção de Domenico Dolce e Stefano Gabbana para a estação mais quente do ano. As referências ao universo do jazz – com direito a uma banda tocando ao vivo e a passarela decorada como pista de dança – também chamaram atenção. Os modelos desfilavam por entre baterias e trompetes em um ritmo musical animado. Diante disso, estampas com desenhos de instrumentos e padrões gráficos e geométricos não faltaram. Print de leopardo e alfaiataria cheia de texturas e cores também fizeram sucesso por lá.

100616-salvatore-ferragamo-masculino-pv-17-09-400x600

A primeira coleção de Ferragamo desde a saída de Massimiliano Giornetti foi inspirada na arte (Foto: Divulgação)

No domingo, 19, marcas como Salvatore Ferragamo, Missoni e Vivienne Westwood tomaram as passarelas italianas. A primeira coleção de Ferragamo desde a saída do diretor criativo Massimiliano Giornetti teve um clima de artistas exploradores com inspiração na obra do pintor abstrato Nicolas de Staël. O ar de viagem ficou ainda mais evidente com as parkas, broches coloridos, peças de alfaiataria, pochetes oversized e grandes mochilas.

200616-vivienne-westwood-masc-pv-17-12-400x600

Vivienne Westwood investiu em proporções over com peças mais justas (Foto: Divulgação)

Aliás, falando em tamanhos, Vivienne Westwood investiu forte nas proporções over contrastando com peças mais justas. Brilho, tricô e detonados se misturavam perfeitamente em saias e vestidos masculinos. Transparências também chamaram atenção, mas o assunto principal foi o vídeo de antes da apresentação, em que a estilista pediu ao presidente Barack Obama para parar de perseguir Julian Assange – que vem a ser o homem por trás do WikiLeaks e se encontra, atualmente, na embaixada do Equador em Londres para evitar a extradição. Vale lembrar que Vivienne sempre envolve causas sociais ou ambientais em seus shows.

Missoni Men’s Spring 2017

Missoni trouxe inspiração da Guatemala para sua coleção masculina de verão (Foto: Divulgação)

Já a Missoni, assim como Ferragamo, também viajou para buscar inspiração. Foi da Guatemala que o diretor criativo trouxe cores como corda, café, hibiscus alaranjados, vermelho, ouro, verde, roxo e azul. Tecidos de algodão se uniam perfeitamente com fios metálicos para criar texturas e padrões em relevo. Jacquard, formas geométricas e cores tradicionais dos tecidos feitos à mão na Guatemala foram sucesso.

pra-m-ss17-001-654x980

Os jovens mochileiros inspiraram Miuccia Prada (Foto: Divulgação)

A Prada também marcou presença na passarela no domingo e desfilou uma coleção baseada em jovens aventureiros. Miuccia Prada se inspirou naqueles jovens que gostam de explorar novos destinos, se hospedam em albergues e tem um estilo que mistura diversas peças compradas em vários países. Com uma coleção leve, cool e cheia de camadas, a marca trouxe diversos itens que prometem ser símbolo de modernidade, com direito a influencia da linha Prada Sports, da década de 90, sinônimo de looks casuais. México, Índia, Islândia e problemas mundiais – como a crise dos imigrantes na Europa, inspiraram Miuccia em sua coleção. Claro que os cortes elegantes não ficaram de lado. Materiais tecnológicos adornaram vestidos e calçados.

guc0327-654x983

O geek colorido de Alessandro Michele na Gucci (Foto: Divulgação)

Na segunda, 20, Empório Armani, Fendi, Gucci e Diesel Black Gold marcaram o dia. Giorgio Armani trouxe um universo tecnológico cheio de bossa com direito a estampa de impressões digitais que criavam padrões. Muitas peças combinadas de maneira diferente reforçaram a individualidade que a marca quis passar nesse verão 2017. Já a Fendi propôs férias na piscina e modelos ao redor dela desfilavam com shorts curtos, peças amplas, parkas e muitos utilitários. Listras e flores que davam a impressão de pintura à mão estampavam as peças em um espetáculo que começou no escuro, com som de rãs em uma lagoa e ode à natureza. A Gucci levou os fashionistas a uma jornada por sua história, passando por peças clássicas com ar geek, cores vibrantes, estampas de personagens da Disney como o Pato Donald. Coletes e mocassins agender deram o tom às criações masculinas de Alessandro Michele. Roupas estilo “Brechó”, bordados típicos, só que mais contidos, listas, jeans e referências militares foram outras apostas da marca para o próximo verão.

dbg-m-ss17-003-654x980

Diesel Black Gold chamou atenção com seus jeans bem trabalhados (Foto: Divulgação)

A Diesel Black Gold apostou em uma paleta mais fria com o objetivo de elevar o básico. A coleção foi estilo sportswear, mas, por outro lado, teve no denim seu grande destaque. As calças escuras impecáveis foram combinadas com tons cáqui e nylon branco. Silhuetas volumosas, calças com espaço para pernas e cortes inspirados em quimonos chamaram atenção na passarela. O frio foi aquecido com uma paleta de rosa chá, bege e tons terrosos.

210616-fendi-masc-pv-17-20-400x600

Fendi trouxe shorts curtos e fez uma verdadeira “festa na piscina” na passarela(Foto: Divulgação)

Giorgio Armani encerrou na terça-feira, 21, a temporada masculina em Milão com uma coleção prêt-à-porter em tons claros e tecidos fluidos desfilados no Teatro Armani ao som de ritmos caribenhos. Calças amplas, algodão e linho foram combinados com jaquetas. O tema, “mudança sem deixar de ser fiel ao ethos (caráter)”, teve cores românticas como beges, azuis, bordôs e cinzas, sempre em tons claros. O homem Armani usa chapéus, riscas, jaquetas bomber, quadriculados e estampas.