Setembro, e já é consenso entre a turma cinematográfica da cidade: nos últimos dias do mês, o Festival do Rio e sua programação arrasadora estão garantidos, reunindo as melhores pré-estreias nacionais e internacionais. Chegando à décima quinta edição, o festival promete arrebatar, além dos usuais cinéfilos, a turma da moda também. Dando uma olhada na programação do evento, saltam os olhos os ineditíssimos docs ‘Mademoiselle C’, sobre a ex-editora da Vogue Paris Carine Roitfeld, e ‘The director’, filme produzido por James Franco sobre a rotina profissional de Frida Giannini, a poderosa diretora criativa da Gucci.
Além dos dois documentários fashion, selecionamos o filme cheio de burburinho de Lindsay Lohan com o ex-ator pornô James Deen, o recesso de primavera nada convencional de Selena Gomez, Vanessa Hudgens e companhia e a autocinebiografia de Peaches Geldof. Programe-se!
– ‘Mademoiselle C’- França – 2013
Sempre sonhou em espiar uma reunião de pauta comandada por Carine Roitfeld? Sua grande chance acaba de chegar. Em ‘Mademoiselle C’, as lentes do diretor Fabien Constant acompanham a rotina da ex-editora da Vogue Paris logo após sua saída da revista, pronta para tramar uma aventura própria, a publicação de sua CR Fashion Book. Nos 90 minutos de película, desfile do A-list da moda internacional: o filme conta com participações de Tom Ford, Donatella Versace, Karl Lagerfeld e Diane Von Furstenberg.
– ‘The director – Frida Giannini’ – Estados Unidos – 2013
Enquanto ‘Mademoiselle C’ foca nos bastidores da vida de uma editora de moda, ‘The director’ desvenda o cotidiano ultra-movimentado de Frida Giannini, diretora criativa da Gucci. Mostrando o dia-a-dia da cabeça pensadora da maison italiana, o documentário revela detalhes curiosos dos bastidores da criação de uma coleção. Rosto e corpo da grife, James Franco – o multimídia hollywoodiano -, foi quem produziu o doc, supervisionando o projeto desde sua pré até sua pós-produção.
– ‘The Canyons’ – Estados Unidos – 2013
Quando um filme é tema de uma reportagem de página inteira no ‘The New York Times’ algo de muito curioso ao redor dele deve existir. Pois bem, seja por sua qualidade enquanto filme ou pelos eternos escândalos de sua leading lady, Lindsay Lohan, ‘The Canyons’ fez barulho por onde passou – inclusive no último Festival de Veneza. Apostando num thriller-noir semierótico, o icônico diretor Paul Shrader coloca a troublemaker para protagonizar cenas tórridas na companhia de James Deen, o ex-astro pornô.
– ‘Peaches does herself’ – Canadá – 2012
Na mostra ‘Midnight movies’, um título tem tudo para transformar as salas de cinema em show ao vivo: ‘Peaches does herself’ (algo como ‘Peaches por ela mesma’) bota a rainha do electroclash, Peaches Geldof, tentando recontar sua trajetória, desde sua adolescência até o auge do estrelato. No caminho, fatos inusitados, incluindo o reencontro da popstar com um travesti com quem viveu um romance avassalador no passado.
– ‘Spring Breakers’- Estados Unidos – 2012
Selena Gomez e Vanessa Hudgens não poderiam ter achado um melhor jeito de quebrar com suas imagens de boas moças. Sob a batuta de Harmony Korine – uma espécie de neoenfant térrible de Hollywood -, as ex-mocinhas da Disney piram à vontade na película sobre um recesso de primavera nada family-friendly. Por mais que o quarteto principal passe a maior parte do tempo com looks mínimos, a veia fashionista do longa é forte. Na pele do traficante que apronta com as quatro protagonistas, o onipresente James Franco – aqui estampando sorriso de grillz de ouro.
Por Victor Gorgulho
Artigos relacionados