Schutz: Marina Ruy Barbosa e a viagem entre o início da era digital dos 90’s em sinergia com a ominicanalidade atual


Na campanha ’I See You’, Marina Ruy Barbosa com direção criativa de Giovanni Bianco, e fotografia de Fernando Thomaz, vivenciou no set uma estética que remete ao início da era digital dos anos 90 e, de forma conceitual, estimula a conversa sobre a era digital em que vivemos, onde de um lado temos o acesso constante a informações em diversas redes sociais e, do outro, discussões sobre temas como saúde mental e o “viver agora” que acontece fora das redes

O impacto na maneira de consumir não tem precedentes nesse um ano que passamos: foi gigantesco em escala mundial e fez com que uma evolução que levaria anos para acontecer se consumasse em uma questão de meses em função da pandemia. No Brasil, o case do Grupo Arezzo&Co é um exemplo de estratégia bem-sucedida de uso criativo de ferramentas tecnológicas, do analisar questões como comportamento do novo consumidor, os diferentes efeitos dos últimos meses sobre as atitudes de clientes, as mudanças que vieram para ficar e as tendências na maneira de consumir. O mundo mudou e a forma de se consumir e produzir moda também deu um salto nesses 12 meses. Podemos dizer que era algo que se esperava para os próximos quatro anos. O conceito de Reset Mode que, como o nome já diz, é uma espécie de reinvenção: a pandemia mudou o comportamento. As formas de ser, de ver, de viver o mundo precisaram se transformar. Como diz o CEO da Arezzo&Co, Alexandre Birman, “a melhor definição que encontrei para descrever o que aconteceu com a Arezzo&Co em 2020 foi Gênese, motivo ou evolução dos seres ou série de fatos que ocorreram para a transformação de algo”. Já pontuei aqui sobre promover estratégias inovadoras e disruptivas com o mainstream agregando novos modelos de gestão de negócios e proporcionando ao consumidor-protagonista mais e mais experiências. Hoje a empresa é uma verdadeira house of brands. E vamos a um exemplo!

Com o sucesso da collab Schutz + Ginger, neo marca de moda, criada por Marina Ruy Barbosa e Vanessa Ribeiro, em sinergia com um momento muito marcante para a Schutz, que completou 25 anos, vimos os holofotes plurais de economia circular, sustentabilidade, conscientização de fazer moda com o coração para o protagonista de toda essa história, o consumidor. Mais e muito mais? A nova realidade de conexão com o consumidor busca uma experiência de compra com excelência, integrando todos os canais e oferecendo opções mil. É o Omnichannel ou Ominicanalidade que os profissionais falam tanto, mas que está fazendo a diferença agora com quem sempre prezou uma vida todo de relacionamento direto com o cliente sempre sabendo ouvir seus desejos. Resultado de bons frutos colhidos? Marina Ruy Barbosa, foi convidada para estrelar a campanha batizada “’I See You’’, da Schutz.

Marina Ruy Barbosa em “I see you” com direção criativa de Giovanni Bianco, e fotografia de Fernando Thomaz

O desafio foi justamente o que Alexandre Birman tem frisado. Procurar novos modelos de negócios, novas abordagens e novas colaborações. E o conhecimento é um universo vastíssimo. Investir no Omnichannel é conceber produtos e relações de forma alinhada às novas necessidades do mercado. No entanto, atrás de cada máquina existem seres humanos e prontos para uma interação com o consumidor. Todos os canais devem ser usados de maneira integrada e o cliente tem a liberdade de comprar através do site, do aplicativo no celular, pelo tablet, na loja física… onde bem entender. E com resposta the flash. Assim poderá criar experiências únicas e ser protagonistas de sensações prazerosas.

A Schutz, criada por Alexandre Birman, carrega um DNA inovador. Dessa vez, Marina Ruy Barbosa com direção criativa de Giovanni Bianco, e fotografia de Fernando Thomaz, vivenciou no set uma estética que remete ao início da era digital dos anos 90 e, de forma conceitual, estimula a conversa sobre a era digital em que vivemos, onde de um lado temos o acesso constante a informações em diversas redes sociais e, do outro, discussões sobre temas como saúde mental e o “viver agora” que acontece fora das redes.

O conceito de qualidade de vida tem muitos pontos em comum com a definição de saúde. Tornou-se fundamental analisar o corpo, a mente e até mesmo o contexto social no qual o indivíduo está inserido para conceituar melhor o estado de saúde. A Organização Mundial da Saúde (OMS) ampliou a definição de saúde, que passou a ser compreendida como um estado de completo bem-estar físico, mental e social – e não mais somente como a ausência de doença. A qualidade de vida é “a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”. Ter qualidade de vida envolve o bem-estar espiritual, físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais (família e amigos), saúde, educação, entre outros pontos.

Fotos e vídeos mostram o perfil empoderado da atriz e empresária, que firmou sua amizade com a marca no fim do ano passado. Em suas redes sociais, Marina foi categórica sobre as fotos para a Schutz: “Uma das campanhas que eu mais gostei de fazer na vida”. Está lá e você pode conferir! Quando a atriz concretizou a parceria de sua collab com a Schutz, ela já tinha expressado em entrevista exclusiva aqui que acredita “em uma cultura colaborativa e pudemos colocar em prática. Sustentabilidade também é fazer escolhas melhores, optar por caminhos que façam mais sentido para o mundo. É uma jornada constante de aprendizado”.

Marina Ruy Barbosa em “I see you” com direção criativa de Giovanni Bianco, e fotografia de Fernando Thomaz

Contei aqui que, ao conhecer no Rio Grande do Sul, um maiores centros de pesquisa e desenvolvimento para calçados do mundo, com quase 20 mil metros quadrados, incluindo o acervo histórico da Schutz, instalado dentro do complexo produtor de calçados da label, e que conta com 40 mil modelos de sapatos para inspirações, Marina exclamou: “Ahhh!!!!”e correu pelas galerias mil com sapatos. “É impressionante a forma como Alexandre Birman se atenta a todos os detalhes, estrutura, acabamento dos sapatos. Ele conhece absolutamente tudo”, observou Marina.

O que você, consumidora vai se deliciar para o Inverno 2021 da Schutz? Com  highlight para modelos de couro metalizado, botas tratoradas, além do clássico Animal Print. A bolsa Paris, em shape baguette nada convencional e com detalhes de argolas de metal também é um dos pontos altos. Agora, todo poder a você em suas escolhas e forma de ter seu objeto-desejo!

Marina Ruy Barbosa em “I see you” com direção criativa de Giovanni Bianco, e fotografia de Fernando Thomaz