A Schutz, marca full look do grupo Arezzo&Co, acaba de lançar a coleção Alto-Verão de bolsas e calçados. Como moda reflete o comportamento de uma sociedade vemos nos acessórios a volta do Boho repleto de referências contemporâneas. Remetemos a um estilo de vida adorado pela urbe multicultural que associa arte, moda e engajamento em causas humanitárias e ambientais. O Boho lança um olhar na moda para a valorização do artesanal, dos saberes ancestrais, do encanto dos materiais naturais com tecnologia aplicada.
Desde 2010, eu tenho levantado em meus textos a bandeira da brasilidade do handmade, do artesanal, acreditando que esse é um fenômeno de convergência. O artesanal de luxo (sim, nossa potência é gigante) made in Brasil ganha o mundo. A Schutz está em franco processo de internacionalização. Como já publiquei aqui, a cada dia a maximização de potencial do artesanal brasileiro é sinônimo de um movimento progressivo do ambiente local para o internacional. Nós vendemos os nosso produtos pelas cores, criatividade, nossos traços livres, nossa leveza. Conclusão: representam cada vez mais nosso jeito de ser em um mundo que nos parecia inatingível. Nossa pluralidade de tipologias de artesanato de linha é enorme.
O Bourgeois Bohème é um estilo que ficou conhecido na moda parisiense há décadas e ganhou releitura ao longo dos anos pelo mundo. O que vemos na coleção Alto-Verão da Schutz é a ênfase ao conforto pela estética leve, fresh… Nos lembra a atmosfera do ‘flower power’. Assim como hoje todos os holofotes estão voltados ao cenário mundial, na década de 70, os hippies clamavam por “paz e amor” e tinham uma motivação de contestação tanto aos padrões impostos pela sociedade quanto às guerras. Na Inglaterra, também vimos o Bohemian of Soho inspirado no free spirit (espírito livre), repleto de criatividade e com a estética dos amantes das artes. Como a moda é cíclica, em 2002, os festivais de Glastonbury e Coachella mostraram o revival dos looks setentistas remetendo à influência de culturas e etnias, como o rock, folk, country e gipsy. Nas roupas, a ênfase no jeans, nas franjas, as modelagens amplas, mix de acessórios com elementos naturais, artesanais e padronagens florais.
Como apontam as macrotendências para o Verão e Alto-Verão 24, é sobre soltar-se, exercendo a sua identidade, vestindo a roupa e usando os acessórios que acredito. São novas percepções para grandes mudanças de paradigmas. É o valorizar texturas de materiais, buscar a diferenciação, a felicidade, as cores dos dias ensolados e com esperança no horizonte iluminado. Destaque para o crochê, as tramas com intervenções de cor. Um produto que transmite o desejo do nascer e do pôr-do-sol. Não só com objetivo de contemplá-lo, mas de celebrar e colocar para fora uma energia.
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O mestre Giovanni Bianco assina a campanha da coleção criando uma atmosfera de veraneio pop e fashion, ao lado de um time de peso no qual Pedro Sales desenvolveu o styling e as imagens são de Fernando Thomáz.
Segundo a Schutz, “a estética Boho une o despretensioso ao sofisticado e é traduzida em sandálias de salto bloco, papetes e clogs, no melhor estilo effortless chic. Com um mix de produtos versáteis, a coleção apresenta peças que acompanham as consumidoras tanto em seus destinos de viagens quanto nos dias quentes de verão na cidade”.
Materiais como cordas trançadas, palha e camurça, incorporam os produtos para refletir a estética boêmia. O destaque fica para a papete com detalhe de amarração em tecido de bandana e aviamentos metálicos, que funciona tanto para produções para o dia quanto para a noite. A rasteira em palha ganha um toque moderno com o solado plataforma trançado.
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