A economia criativa vem oxigenando o mercado, promovendo a diversidade e inclusão da moda autoral aliada à sustentabilidade em prol de um mundo melhor com responsabilidade e transparência. E o “feito a mão” é fruto de múltiplas ancestralidades. Os saberes, as técnicas, as manualidades dos artesãos são transmitidos de geração a geração. Do ponto de vista do uso das artesanias como elemento agregador de design, o universo é vasto e os novos designers estão atentos em experimentar tipologias. Tenho levantado a bandeira do handmade em meus textos sobre moda, acreditando que esse é um fenômeno de convergência e que faz a moda brasileira ganhar os holofotes no exterior. Estamos falando também de uma geração que quer respostas para “quem faz a minha roupa?”, “de onde vem a minha roupa? É fundamental hoje a consciência de tudo que acontece de uma ponta a outra da cadeia produtiva de uma peça.
E venho contar hoje que a Nannacay entrou no universo Schutz com uma collab exclusiva, dando vida a um mix perfeito entre a identidade de cada marca. A coleção apresenta peças feitas à mão, repletas de identidade, texturas e cores para completar os looks de Verão, unindo as melhores tendências da temporada a uma moda com produção consciente. Com um trabalho 100% manual, as bolsas foram feitas com matéria-prima brasileira, o nosso algodão, pelos polos de crocheteiras no Rio de Janeiro. Cada bolsa leva cerca de 2 a 5 dias para ficar pronta envolvendo mais de 15 pessoas, impulsionando assim uma economia colaborativa e produção consciente.
Além das bolsas, a coleção apresenta uma opção de bucket hat e todas as peças estarão disponíveis em lojas selecionadas da Schutz e da Nannacay. A label tem em seu nome uma inspiração Quechua-Aimara e significa “irmandade de mulheres”. Mais do que uma marca, trata-se de um projeto de moda social que surgiu em uma viagem à tribo de Massai na África, onde a fundadora e diretora criativa, Marcia Kemp, se inspirou para erguer a bandeira de que a beleza do artesanato singular tem espaço para a valorização e conquista do universo fashion.
Atualmente os produtos Nannacay são feitos manualmente por cerca de 305 famílias de artesãos em diferentes países da América do Sul, seguindo a missão da marca de desenvolver potenciais criativos, conectando pessoas em situação de vulnerabilidade a quem está aberto a capacitá-los.
Um outro ponto de atenção da marca são as questões ambientais e, em 2019, tornou- se a primeira marca brasileira a receber o Eco Age Brandmark, que representa a validação de excelência no âmbito da sustentabilidade e influência positiva. Recentemente foi finalista na CNMI Sustainable Fashion Awards, criado pela Camera Nazionale della Moda Italiana em colaboração com a Ethical Fashion Initiative (EFI) das Nações Unidas ao lado de gigantes da moda como Bottega Veneta, Prada e Chanel. Rafael e Gustavo Kemp lideram a Nannacay, reforçando os valores e a cultura da empresa, além de renovar o compromisso com a sustentabilidade e expansão.
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