* Por Alexandre Schnabl
O ano já começou no agito e, naturalmente, o calendário de negócios do mundo da moda já está em pleno vapor, sem pausa para descanso! Enquanto as semanas de moda já se preparam para apresentar a prévia do verão 2015, entre março e abril, as feiras de lançamentos se multiplicam em janeiro, abastecendo os lojistas com as novidades do próximo inverno, dando sequência à cadeia produtiva. Nos estandes, aquelas marcas que, se não fazem alarde nos fashion shows e em badalos fashionistas, por outro lado são engrenagens importantes na hora do mecanismo da moda da girar, do Oiapoque ao Chuí. Nada de firula, o que conta aqui é business!
Já na largada, a São Paulo Prêt-à-Porter realiza sua quarta edição, a partir do próximo domingo (12), no Expo Center Norte, com desfiles das marcas expositoras. A iniciativa é mais uma das novidades que a feira apresenta aos lojistas, que poderão visualizar as peças de forma didática, auxiliando a escolha na hora das compras. E praticamente ocorre simultaneamente à Couromoda, que acontece de 13 a 16 em outro parque de exposições, o Anhembi. Dentro deste, o badalo fica por conta da exposição “A História do sapato no Século 20”, com 110 sapatos icônicos colecionados ao longo de várias década pela fotógrafa dinamarquesa Linda Conde, que também clicou os modelos. Inspirada no livro de mesmo nome, a expô traz peças da Prada, Dior, Chanel e Yves-Saint Laurent – e calçados que pertencem a gente graúda , como Miguel Falabella, Cher (uy!) e Mikhail Barishnikov-, além de uma preciosidade: um escarpin vermelho com pedraria que faz parte de uma limitadíssima edição que homenageia a protagonista Dorothy (Judy Garland) de “O Mágico de Oz”. Imelda Marcos sabe disso?
Já na no primeiro dia da São Paulo Prêt-a-Porter, desfiles de cinco marcas confirmam participação. A Sawary, poderoso fabricante especializado em jeans nos segmentos feminino e masculino – que traz Caio Castro e Sabrina Sato como imagem nesta temporada – abre o line up da semana. Em seguida, a Gangster, que atua na área de confecção, com foco no público jovem, apresenta sua coleção 2014. Logo depois, a Dixie entra em cena, trazendo o segmento esportivo para as passarelas. Além disso, a Mosaico – marca de roupa feminina – e a Jezzian, também apresentam seu jeanswear de qualidade durante os quatro dias. Parecem nomes desconhecidos do grande público. Pois bem, eles fazem parte daquele naipe de grandes indústrias que fazem a moda fluir. Como diria os personagens de Liza Minelli e Joel Grey, no musical “Cabaret”: “Money makes the world go round”.
Fotos: Divulgação
Ainda em São Paulo, entre 21 e 22 deste mês, a nona edição brasileira da Première Vision desperta a atenção dos profissionais do meio, com os decision makers e trend setters de olho nas novidades oferecidas pelos fabricantes de tecido, matérias-primas e aviamentos. A feira também ocupa os pavilhões do mesmo Expo Center Norte, e fornecedores de prestígio apresentam as tendências para o verão 2015.
A TDB, por exemplo, aposta em cores apasteladas inspiradas em Mary Poppins, nos passeios de bike através de uma charmosa Paris retrô e na sofisticação do safári para a lingerie, mas também pesquisou fundo em cima de pintores e ilustradores, destaque em sua nova coleção. Enquanto os delicados insetos e flores das pinturas de Rugendas são tema para a moda praia – assim como a Polinésia tropical retratada por Paul Gauguin e o náutico sofisticado -, a ilustradora botânica Margaret Mee é a bola da vez na moda íntima.
E ainda, neste périplo para fazer o Brasil acontecer, a Fenim Inverno atinge a maioridade e comemora sua décima oitava edição, em Gramado (Rio Grande do Sul), entre 21 a 24 deste mês, trazendo o suprassumo da próxima estação, que poderá ser conferido nas vitrines de todo o Brasil após o carnaval. Caso de sucesso!
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