Em busca de uma evolução para o Design Made In Santa Catarina, o projeto Santa Catarina Moda e Cultura apresenta as coleções criadas por 21 times criativos e 9 entidades de ensino em instalações, neste sábado (30.11), a partir das 19h, no Stage Music Park, em Floripa.
Jackson Araujo, diretor criativo do SCMC, em cenografia de fashionvideo da 3ª Edição da Mostra de Fashionvideos MODEO (Foto Douglas Sielski / Wide Studio)
HT – Em seu oitavo ano, como você, na função de diretor criativo, posiciona o Santa Catarina Moda e Cultura na construção de um novo pensamento para a indústria brasileira?
JA – Santa Catarina Moda e Cultura celebra a sua relevância para o mercado, seu ineditismo e vocação em colocar as empresas participantes em contato com o lado mais conceitual da moda e aproximar as escolas de design do lado mais comercial do mercado, buscando na apresentação de capsule collections um equilíbrio estético e criativo perfeitamente adequável às linhas de produção das fábricas, propondo a inovação de processo e produto como seu principal desafio.
HT – Quando os formatos tradicionais das semanas de moda dão ares de cansaço, qual o principal diferencial do SCMC?
JA – Nesse sentido, a plataforma Inteligência Compartilhada, metodologia de trabalho criada por mim e por Luca Predabon, que assina comigo a direção criativa do SCMC, vem trabalhando a equação Moda + Arte + Design desde seu ano #6 (2011), acrescentando agora os componentes Comportamento e Entretenimento, inaugurando uma somatória igualmente inédita no mercado brasileiro.
HT– Como está sendo o processo de análise e estudo dos comportamentos da cultura Resort de Santa Catarina?
JA – Acreditamos que o estudo de comportamento é o que vai fazer a diferença no mercado de moda daqui pra frente. No mundo da cultura de nichos, cada vez mais as marcas precisam entender os nichos comportamentais com quem querem trabalhar. Desde o ano passado e agora, mais do que nunca, estamos de olho nos comportamentos da Resort Culture – que o SCMC assume como identidade para o design made in Santa Catarina. Assim, orientamos os Times Criativos a se inspirarem em personagens-ícones locais para criar suas capsule collections, instalações e fashionvideos. São chefs, esportistas, artistas, músicos e empresários que emprestam seu lifestyle para as coleções e instalações, homenageados por vivenciar e fortalecer o DNA Resort.
HT – E qual é o tom do evento Resort Culture Club, que promove o lançamento das 21 capsule collections em Floripa, no sábado, dia 30 de novembro, no Stage Music Park?
JA – O clima é de festa, já que o nightlife efervescente se destaca como um importante driver local de diferenciação comportamental, atraindo olhares do mundo para DJs e clubs. Alguns DJs participam do evento, tocando ao vivo ou assinando a trilha sonora dos fashionvideos que compõem a 3ª edição da mostra Modeo.
HT – Que outros valores culturais o Resort Culture Club apresenta?
JA – De olho na nova produção artística e de moda, o SCMC abre espaço para duas mostras: “Duna” – revelando os nomes mais promissores da nova cena de artes plásticas do Estado – e “Frutos” – resgate de quatro talentos egressos de outras edições do projeto, ativos na nova moda praticada em sintonia com o pensamento que sinaliza uma ressignificação atual do luxo, seus valores éticos, sociais e criativos, num ambiente que valoriza a experiência, a transparência e o significado.
Look da capsule collection “Folk Carijó”, do time criativo HI Etiquetas + Univali, inspirado no chef Vitor Gomes, do badalado restaurante Ponto G, que propõem sabor multicultural à gastronomia local (Foto Douglas Sielski / Wide Studio)
O kitesurfista Sebastião Ribeiro, 5º nome mais influente do esporte no mundo, inspira coleção e instalação do Time Criativo Altenburg + Udesc (Foto Suh Pabst)
[SCMC Ano #8] Final Teaser – SCMC Resort Culture Club from Santa Catarina Moda e Cultura on Vimeo.
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