* Com João Ker
Com o final de todo o badalo em torno da Copa do Mundo no Brasil, o mercado começa a querer dar sinais de recuperação. Ou, pelo menos, é isso que esperam os empresários da indústria da moda, depois de um semestre de comércio estagnado. Se, nesta segunda quinzena de julho foi a vez de as feiras de atacado – Fenin em Bento Gonçalves e Francal em São Paulo – darem as cartas e aquecerem o mercado com as novidades para o próximo verão, agora é a vez do Rio de Janeiro. A novidade não poderia ser mais providencial: para quem não se contentava apenas com duas edições de Fashion Rio por ano na cidade-maravilha, começou nesta terça-feira (29/07) o Salão Bossa Nova de Alto Verão, que segue até esta quinta, 31. O evento, que é a fusão das duas rodadas de negócios que aconteciam simultaneamente na cidade (Fashion Business e Salão Prêt-a-Porter), não é exatamente uma semana de moda com desfiles exclusivos para a temporada, mas é uma poderosa iniciativa que movimenta a indústria para uma época na qual o comércio – principalmente o têxtil – precisa se reinventar: as festas de fim de ano. O evento está acontecendo desde esta manhã no Hotel Royal Tulip, em São Conrado, e comercializa as coleções de Alto Verão de 60 marcas, além da presença de 300 lojistas e mais 12 compradores internacionais convidados pela ABIT – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção.
Entre as marcas convidadas para o Salão, estão grandes nomes no setor de moda brasileiro, como Alessa, Blue Man, Cavendish, Maria Filó, Oh, Boy!, Sacada, Victor Dzenk e muitas outras. Eloysa Simão, diretora do evento, ressalta a sua importância para que o Brasil se encaixe nos padrões internacionais de consumo de moda: “No mercado internacional, todas as grandes marcas dividem a temporada em coleções menores. É importante que o mercado brasileiro entenda a importância de ter uma coleção de Alto Verão dentro de uma estação tão externa”.
Fotos: Divulgação
Durante o salão, ainda será lançado “O Rio pela moda”, uma associação de produtores de conteúdo que se uniram para promover ações e eventos que se encaixem no calendário do varejo. Além de fornecer palestras e debates sobre o mercado durante os três dias de evento, a primeira ação contará com um espaço onde o público poderá trocar ou doar livros de moda, gastronomia, música, fotografia etc.
Para Paco, diretor geral do grupo Sacada, a indústria brasileira está mais do que pronta para atender à demanda de mais uma estação no calendário fashion, entrando no mesmo patamar das grandes potências nesse setor: “Com o ajuste do calendário de primavera verão antecipado para abril e o alto verão para julho, a indústria de moda no Brasil ganha prazo na produção e eficiência na entrega, que agrega faturamento e revitaliza o varejo de novembro a fevereiro”, comentou.
Quem volta para a sua segunda participação no evento é a Pipa Social, pólo de criação coletiva que capacita jovens que vêm das comunidades de baixa renda. Representando o grupo, o estilista Igor Rafael, da Tríplice Urban, aponta para a importância de inclusão social em projetos como esse: “Quem não é visto, não é lembrado e a Pipa me está me dando esta oportunidade”, declarou.
Abaixo, segue a programação completa do Salão Bossa Nova de Alto Verão:
29/07
11h – Apresentação das macrotendências para o Verão 14/15 – Palestrante: Renata Abranchs
15h – Marketing Sensorial – Palestrante: Pedro Salomão
18h – Estratégias e Inovação no Varejo da Moda – Palestrante: Marilu Freitas
30/07
11h – A Gestão do Luxo que Ensina e Inspira – Palestrante: Carlos Ferreirinha
15h – Tendências de Consumo e oportunidades para varejo de moda – Apresentar as principais tendências de consumo para o Inverno 2015 e as inovações e oportunidades para o varejo de moda – Palestrante: Patrícia Souza
18h– Sua marca está preparada para estar nas redes sociais? – Palestrante: Camila Freitas
31/07
11h – Brasilidade da Moda: A Ginga e o consumidor – Palestrante: Karen Rochilin
15h – Nova geração da Moda – Palestrantes: Andrea Fasanello e Nadine Gonzales
Serviço:
Salão Bossa Nova Edição Alto Verão – 29, 30 e 31 de julho
Horário de Funcionamento: 10 às 21h
Onde: Hotel Royal Tulip – Av. Aquarela do Brasil, 75 – São Conrado – Rio de Janeiro
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