Os vigorosos traços, cores e formas do trabalho autoral da artista plástica Tarsila do Amaral (1886-1973) marcaram o movimento modernista no Brasil. As singulares formas livres e inovadoras foram eternizadas e em sinergia com a histórica Semana de Arte Moderna de 1922 – cujo centenário foi comemorado este ano -, cuja filosofia reverberou a identidade nacional das múltiplas artes e o subverter o status quo. Ícone da cena cultural com projeção internacional, a artista também tinha uma relação com a moda. Existia uma elegância com muita identidade como forma de expressão, uma construção estética fenomenal. Com uma evidente influência da moda em seu comportamento e também inspirando, Tarsila do Amaral deixou um legado plural e inspirador. E com a maestria que lhe é peculiar, Rosana Bernardes criou a coleção Tarsila Por Rosana Bernardes a convite da família da artista.
A designer de acessórios fez uma viagem ao universo de Tarsila do Amaral e, com seu olhar autoral da célebre obra de arte “Abaporu”, por exemplo, criou braceletes, brincos, gargantilhas, argolas e colares. Peças que são verdadeiros objetos-desejo! E o convite para a empreitada partiu da família da artista e a escolha por Rosana aconteceu por ser um nome já consagrado e empregar apenas mulheres em sua marca. Com a presença de Tarsilinha do Amaral, sobrinha da pintora, a designer Rosana Bernardes recebeu em sua linda casa no Joá, no Rio, um grupo de amigos para uma tarde de pura arte.
Com mais de 30 anos no mercado de moda carioca, Rosana Bernardes exalta nossa flora em suas criações, tão enaltecida pela pintora e envolve os braços, enfeita orelhas e colos das mulheres do século XXI, ganhando assim uma nova dimensão. A sinergia perfeita entre a arte de Tarsila do Amaral e as criações dos acessórios, verdadeiras joias by Rosana. “Foi uma grande imersão durante oito meses no universo da Tarsila do Amaral e fui me apaixonando por cada livro folheado e ao estudar cada obra”, relembra a designer.
Rosana detalha ainda, as referências presentes no trabalho da artista, das quais lançou mão para elaborar as belíssimas peças. “Na coleção usei os cactos, os corações, o manacá e o sapo. Na cartela de cores busquei a mesma força que Tarsila aplicava em suas telas, de forma que as peças pudessem combinar entre si”. Na cartela de cores busquei a mesma força que Tarsila aplicava em suas telas, de forma que as peças pudessem combinar entre si. “Tarsila, uma mulher à frente de seu tempo, foi definitivamente empoderada e de fibra. Assim como ela, eu também sou do interior do país e criada em fazenda. Lembro de meu pai ter plantado um manacá em frente à cada janela dos quartos das filhas e ao abrir a janela eu sentia o cheiro do manacá. Isso me conectou diretamente com o mundo da Tarsila do Amaral”, frisa Rosana.
A label de Rosana Bernardes está presente em mais de 250 multimarcas em 34 cidades do país e em 15 países. As peças foram expostas em instalações em sinergia com experiências culturais e sensoriais. Ainda nesta imersão no mundo da artista, foi realizado um bate papo com Tarsilinha do Amaral, Carolina Casarin, autora do livro O guarda-roupa modernista – o casal Tarsila e Oswald e a moda.
Rosana Bernardes firmou uma parceria com o Pró Criança Cardíaca, instituição médica fundada em 1996 pela dra. Rosa Célia. De todo o valor vendido durante o evento, 1% será doado para a instituição que em mais de 26 anos já assistiu a mais de 15 mil crianças e adolescentes cardíacos.
Mais para você da Coleção Tarsila do Amaral por Rosana Bernardes:
Artigos relacionados