*Por Brunna Condini
Prestes a estrear sua primeira série internacional, ‘Rio Connection’, uma coprodução entre Globo e Sony Pictures, como uma cantora de boate, Marina Ruy Barbosa já contabiliza quase 20 de carreira como atriz, além de ter se tornado nome forte no universo da moda. Antenada às tendências e de olho em suas potencialidades como empreendedora, ela lançou a Ginger há quase dois anos. E deu um passo certeiro. A label cresce de forma veloz. A prova disso é que neste curto espaço de tempo, a marca, que nasceu no digital, ganhou a primeira pop-up store no shopping JK Iguatemi, em São Paulo, e acaba de desembarcar em solo carioca, no Shopping Leblon. Marina fala com exclusividade ao site, sobre o quanto de ousadia, de preparo e o quanto de planejamento foi preciso para que tudo isso acontecesse no atual cenário. Afinal, a marca nasceu na pandemia. “Empreender é uma mistura dois três. Não há ousadia que se sustente sem preparo e planejamento, assim como é difícil tomar passos importantes sem ousar. Mas, como empresária, prezo por boas estratégias. A inauguração da Ginger no Rio foi uma decisão muito pensada, baseada em nossos resultados e constante crescimento. Nos sentimos seguros em fazer parte do varejo físico depois de mais de um ano de marca e, ao que tudo indica, continuaremos crescendo nesse sentido”, aposta, com a segurança de quem já virou um dos cases mais bem-sucedidos de empreendedorismo no meio artístico.
Marina destaca que, mesmo após o sucesso meteórico da grife, ela continua acompanhando tudo de perto e se envolvendo em todas as etapas do processo. A escolha dessa atuação intensa é por prazer, por objetivo de crescimento ou também por dificuldade de delegar o que acredita que precisa ser feito? “Me envolvo porque quero fazer parte de toda a construção, e porque uma nova empresa exige muito mais atenção do que uma que já está consolidada. É natural e faz parte do processo. A Ginger é como uma filha para mim. Estar perto é mais do que liderar. É dar o tom e a visão criativa. Sobre delegar, não tenho nenhuma questão em relação a isso – tenho uma equipe maravilhosa e competente, que trata da marca com o mesmo carinho a atenção que eu. Nada se constrói sozinho, então não faz sentido essa ansiedade de querer abraçar o mundo”, analisa.
Crescendo diante das câmeras e do público desde os 9 anos, a atriz não quer saber de mais exposição, tanto que prefere não responder perguntas sobre a vida pessoal. Mas se o tema é a sua ‘menina dos olhos’, a Ginger, Marina fala com entusiasmo. E salienta que a abertura da nova loja faz parte da estratégia omnichannel (atuação em diferentes canais) iniciada ano passado. Junto com o empreendimento carioca, ela também lançou a coleção Bellatrix, “uma homenagem ao cosmos”, define. A astrologia tem papel central nas novas criações da label, e faz uma aproximação entre a arte e simbolismo. O próprio nome da coleção carrega um forte significado. “Vem de um dos astros mais vistosos do céu e a terceira estrela mais brilhante da constelação de Órion, e traz a potência do seu nome em latim, que significa ‘guerreira’. Mostra o lado ousado e empoderado da consumidora da marca”.
Marina tem se dividido entre os projetos como atriz, os trabalhos como influencer e a verve empresária, mas sem se queixar do excesso de compromissos. “Não consigo estimar o tempo que invisto na Ginger. É uma dedicação diária, e que tem momentos mais e menos intensos. Antes mesmo da marca, sempre exerci muitos papéis. Então, a transição não foi difícil. É mais uma questão de ter mais responsabilidades. Faço questão de estar totalmente envolvida em tudo o que me proponho a fazer e com a minha primeira marca não seria diferente”.
Reforçando que o lado empresária sempre existiu e vem amadurecendo nela, Marina anuncia que vem mais por aí. “A abertura da nossa primeira loja no Rio é mais do que especial para mim. É a minha cidade natal, um dos lugares que eu mais amo no mundo. O estilo de vida carioca é uma grande inspiração para nós também. Fazia todo sentido dar esse passo importante na cidade. Estou muito feliz e realizada! A resposta foi imediata e incrível. A Ginger está crescendo e florescendo mais rápido do que eu esperava. Temos menos de dois anos de marca e já tivemos avanços relevantes para o nosso crescimento. A nossa estratégia de entrar no varejo físico foi um grande acerto e, em breve, vamos considerar novos pontos de venda. A nossa cliente ama e vive online, mas também quer ter a Ginger em uma experiência física e próxima”, avalia.
“Empreender é aprender e se desafiar todos os dias. É sobre ter resiliência e se entregar para algo maior. É um caminho cheio de surpresas e contratempos, mas que tem me completado enquanto indivíduo e somado para o meu crescimento pessoal e profissional”, conclui.
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