Precursora nas redes sobre cuidados com pele madura, beauty influencer Drica Divina é voz potente contra etarismo


Com mais de um milhão de seguidores, a maquiadora e influencer Adriana Tabuti, a Drica Divina nas redes sociais, direciona o discurso do autocuidado e da autoestima às mulheres maduras. “Ninguém falava sobre o tema ainda. Comecei a abordar o assunto para um público de mulheres maduras. Isso foi uma inovação porque eu comecei a explicar que a gente precisa de produtos certos para o nosso tipo de pele. É mais do que falar apenas sobre beleza, é inspirar. Deve ser algo leve e divertido. Eu mesclo a inovação com a diversidade. Eu conheço e sei o que o meu público quer. Sou muito fiel à minha percepção e ao meu público na questão de não me deixar levar por trends”, frisa

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*por Luísa Giraldo

Iluminando o debate contra o etarismo, Xuxa Meneghel volta às telas do cinema e estrela o filme “Uma Fada Veio me Visitar” em outubro. A mensagem da artista é clara: ainda há espaço e tempo para que mulheres maduras possam brilhar. Em consonância, a influenciadora digital e maquiadora Adriana Tabuti se debruça há anos neste tema, propondo reflexões sobre o empoderamento feminino através da maquiagem e da autoestima. Comumente conhecida como Drica Divina, a especialista se consolidou nas redes há cerca de cinco anos como uma das primeiras beauty influencers a direcionar o conteúdo à mulher madura.

Enquanto se maquia e recomenda produtos, Drica propõe uma reflexão às seguidoras: a geração dela foi criada para ser “boazinha, machista e submissa”. A influenciadora digital de 53 anos ressalta que as mulheres da sua geração foram ensinadas a priorizar a vida dos maridos e dos filhos, deixando as individualidades e questões pessoais em segundo plano.

“Muitas mulheres abriram mão das suas carreiras profissionais ou nem fizeram faculdade. Elas dependem financeiramente dos maridos, como eu mesma já o fiz, por conta dessa educação machista, que, no final das contas, só trouxe malefícios para a mulher. Porque ela não se formou como indivíduo. Ela é a família, o marido, tudo menos ela mesma. Nos meus conteúdos, eu digo que a mulher precisa se cuidar e se valorizar. A falta desse cuidado vai minando a autoestima da mulher”, desabafa.

Drica avalia que a pauta do etarismo está sendo cada vez mais pensada por mulheres maduras, mas entende que ainda há muito a ser explorado por diversas gerações. “Desde quando eu comecei até hoje, esta pauta teve uma evolução muito significativa. A gente partiu do zero há cinco anos. O meu conteúdo faz com que as pessoas encarem o envelhecimento de uma maneira mais positiva já que todo mundo vai envelhecer. Ele também é voltado para a forma na qual a mente vai envelhecer”.

Ao tratar do tópico, a maquiadora explica que o assunto mais recorrente entre as mulheres é a menopausa. Apesar de considerá-lo importante para se alcançar o bem-estar feminino, a influenciadora avalia que o envelhecimento envolve discussões mais abrangentes. Trata-se do cuidado dos hormônios, da saúde e da mente.

Influencer voltada para peles maduras 

 Assim que começou a produzir conteúdo para o Instagram, aos 47 anos, Adriana tinha um perfil voltado para o nicho da beleza em geral. Ao perceber a dificuldade de engajamento dos vídeos por parte do público, Drica decidiu viajar até os Estados Unidos para se especializar em maquiagem no curso “Make Up For Ever Academy” e aprimorar as técnicas em peles maduras. A ideia de focar os conteúdos para um nicho específico nasceu de uma percepção de seu marido, Fabio Tabuti.

Antes, eu não assumia essa questão da mulher madura e ninguém falava sobre o tema ainda. O meu primeiro conteúdo não engajava. Meu marido chamou a atenção para o fato de que as pessoas que se identificariam com os meus conteúdos seriam mulheres da minha idade. Com este foco, comecei a falar para um público de mulheres maduras. Isso foi uma inovação porque eu comecei a explicar que a gente precisa de produtos certos para o nosso tipo de pele”, relembra a maquiadora – Drica Divina

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Adriana Tabuti, a Drica Divina, destaca a maquiagem para mulheres maduras (Foto: Divulgação)

 A influencer explicou que, há aproximadamente cinco anos, grande parte das referências de maquiagem era direcionada e produzida por moças mais jovens. Usados em uma quantidade excessiva, os produtos eram espessos e secos demais para uma pele madura. Drica entende que mulheres mais maduras dificilmente vão se identificar com o “estilo de make mais pesado” e que ele vai marcar as linhas e rugas na pele.

 Formada em Nova York, a maquiadora passou a indicar produtos e fórmulas específicas para peles, passos a serem seguidos em uma rotina de skincare e o uso de ativos específicos. “A grande virada foi direcionar o meu conteúdo de beleza para mulheres de pele madura, que é, na verdade, o público que mais consome maquiagem e produtos de cuidados com a pele. Eu percebi uma carência grande por parte desse público. Muitas mulheres me contaram que após irem até o salão para serem maquiadas para um evento, chegavam em casa arrasadas e tiravam tudo por conta do aspecto pesado e craquelado da maquiagem. Uma outra grande reclamação era a dificuldade delas de conseguirem se maquiar de uma forma que elas se identificassem”, revela.

 No processo de criação e elaboração dos conteúdos de beleza, Adriana prioriza a originalidade e a adequação e identificação de seu público às trends do momento. Ela procura entender o perfil da mulher madura e o tipo de conteúdo que ela consome nas redes sociais.

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Inspiração para mulheres, Drica também mostra looks coloridos para celebrar a autoestima feminina (Foto: Divulgação)

 “Produzir conteúdo para mulheres maduras é mais do que falar apenas sobre beleza, é inspirar. Deve ser algo leve e divertido. Eu mesclo diversão com inovação. Eu conheço e sei o que o meu público quer. Muitas vezes, percebo que as trends não têm a ver com o meu público por uma questão de idade. As mulheres maduras têm uma maturidade diferente. Sou muito fiel à minha percepção e ao meu público na questão de não me deixar levar por trends“, ressalta ela, ao lembrar que não participou da onda de vídeos virais relacionados à tendência Barbie Core e ao live-action da Barbie pela falta de identificação com a personagem.

 

A mensagem Drica procura deixar para os seguidores

 A maquiadora reconhece que, atualmente, o público procura criadores de conteúdo que tenham coerência entre a vida real e a “persona nas redes”. Para ela, deve haver sempre uma sintonia de gostos, produtos e opiniões por parte da Drica Divina e da Adriana Tabuti.

 “No final das contas, o que eu quero mesmo é inspirar mulheres e fazer com que elas entendam o poder do autocuidado e da autoestima. Porque eu não falo de maquiagem, mas de amor e respeito próprio e valores. A maquiagem é um dos pontos para você conseguir se respeitar. A beleza não é uma coisa fútil”.

 Segundo Adriana, o interesse pelo mundo da beleza e das maquiagens sempre se fez presente. Desde criança, ela já tinha inclinação para valorizar o lado estético feminino e desse interesse, viu a oportunidade de contribuir para a reconstrução de uma autoestima feminina coletiva.

O que eu quero mesmo é inspirar mulheres e fazer com que elas entendam o poder do autocuidado e da autoestima. Porque eu não falo de maquiagem, mas de amor e respeito próprio e valores — Drica Divina

Autocuidado através da maquiagem

Para a beauty influencer, há uma relação direta entre a maquiagem e o bem-estar, sobretudo para a mulher madura. Isso porque ambos transmitem uma mensagem positiva sobre o autocuidado, o respeito próprio e a valorização da imagem feminina.

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Sou muito fiel à minha percepção e ao meu público na questão de não me deixar levar por trends (Foto: Divulgação)

“Uma maquiagem bem feita, com os produtos certos e sem excesso é capaz de valorizar os pontos fortes de uma mulher. Uma consequência do uso da maquiagem e do autocuidado é fazer com que ela passe a gostar da imagem que vê no espelho e se sinta mais bonita. Quando estamos nos maquiando, cuidando da pele e tirando um tempo para nós, a mente entende que a gente está se valorizando. Além da gente se cuidar e se valorizar, o outro também passa a nos enxergar melhor. Valoriza quem se valoriza”, aponta ela.