Périplo da moda: HT aproveita o sol que começa a dar pinta e relaciona os principais lançamentos de primavera no Rio. Confira!


Farm, UMA. A.Brand, Mara Mac, Lilly Sarti e tantas outras! Mesmo com um inverno que ainda insiste em comparecer aqui e ali, a nova estação já marca presença nas vitrines, indicando que nessa temporada a moda dá a volta ao mundo!

O finalzinho desse inverno segue em curso, com a temperatura oscilando entre o friozinho suave e aquele o calor agradável que deveria durar 365 por ano. Enquanto isso, as marcas já se animam a mostrar a primavera, tanto nas vitrines, quanto en petit comité  para consumidoras, considerando que no Brasil as estações não são tão definidas. O circo da moda é assim. Nas últimas semanas, HT fez aquela ronda básica e acompanhou os lançamentos que pipocam aqui e ali e, entre uma flûte de champanhe e um bem-casado, saiu listando a wish list daquilo que é mais interessante. Confira.

A UMA lança linha de camisetas artsy criadas pelo Geová Rodrigues, lindas de doer! O designer, que mora em Nova York e é meio bissexto por aqui, esteve no Rio para aquela pinta básica na loja do Leblon, mostrou o handmade das peças exclusivas, feitas com aquela malha super especial da grife, tudo cheio de aplicações bacanérrimas. Super simpático como sempre, mas com aquele jeitão de quem não entende muito o lifestyle carioca, comentava: “Preciso vir mais ao Rio, tenho amigos aqui, mas fico perdido na cidade, sou mais da noite e não do dia”. Bom, ninguém imagina o Geová no Coqueirão, no Posto 9. Pode vir, meu bem! Roberto Davidowicz, todo feliz, aproveitou para mostrar a coleção inteira da marca e dar a feliz notícia aos fashionistas: ele e Raquel já estão planejando a volta da linha masculina em pequenas coleções-cápsula. Ufa!

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A Leeloo viajou para o Mediterrâneo e evoca a dolce vita italiana em seu verão. Tudo a ver, já que Itália e Brasil têm tanto a ver entre si, com aquela mulher exuberante, voluptuosa, de cabelão, pernocas de fora e pele bronzeada comparecendo no imaginário dos dois povos. Luciana Gimenez ou Monica Belucci? Ou seria Yvonne Seiler? Não importa! A coleção vai do romântico ao opulento, naquele jeitinho que a carioca gosta, com amarelões, pink e verde esmeralda se contraponto aos azuis e às gamas mais suaves, em cartela que representa o céu e o mar. Detalhes dourados, muitos prints (sobretudo florais), e ornamentos variados enriquecem o conjunto da obra, com destaque para as texturas teladas e o toque o neoprene bem levinho, um hit. E, pontuando tudo, muito branco total.

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Já a Shop 126 prefere seguir rumo a outras praias. No caso, para os paraísos calientes da Califórnia, via a famosa Highway One. E, entre a areia e a água, vale até um festão regado a drinks deliciosos Os florais se mesclam ao geométrico étnico-chic que dá as cartas nessa estação, e estampas de limão e abacaxi – frutas usadas nas suculentas bebidas al mare – comparecem na coleção. Além disso, vale lembrar que, se a pegada é savoir vivre, abacaxis são símbolo do bem receber, desde quando os europeus começaram a se arriscar por terras ensolaradas, na época das grandes navegações. Nessa levada exotique, naturalmente um olhar orientalizado cai bem, com muitos caftãs e quimonos comparecendo nas araras da marca, ao lado de vestidinhos faceiros.

Califórnia dreams: a campanha da Shop 126 recria a praia em estúdio e valoriza a pegada étnica (foto: Divulgação)

Califórnia dreams: a campanha da Shop 126 recria a praia em estúdio e valoriza a pegada étnica (Foto: Divulgação)

Mas a viagem é outra na For Your InformationFYI para os íntimos –, que envereda pelo mundo espiritual, trazendo à tona aquela sabedoria ancestral dos povos aborígenes da Austrália. Nem é preciso dizer que muitos grafismos étnicos, alguns em preto & branco, dão as cartas em coordenados que primam pelo exotismo cool.

Preto no branco: a espirituosidade transcendental dos aborígenes passada a limpo na FYI (Foto: Divulgação)

Preto no branco: a espirituosidade transcendental dos aborígenes passada a limpo na FYI (Foto: Divulgação)

E, se a onda é viajar, a A.Brand prefere lançar mão do diário de viagem a bordo das próprias araras, convocando clientes e amigas para conhecer a coleção baseada em Capri com direito a um Grey Goose geladinho e um papo animado com bonitas como Bebel Sader, Fabíola Cabral, Rafaella Cardoso, Gisele Pecego, Camila Pereira, Carol Andrade, Luiza D’Ângelo e outras finas intérpretes do jeitinho carioca, todas se dividindo entre grafismos étnicos e florais bacanas.

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De quebra, Ana Claudia Dias, diretora da marca, ainda convocou uma top nascida em lugar distante, Zuzana Bijoch (assim mesmo, como se quem fala tivesse língua presa), para estampar seu rostinho eslavo na campanha. Mas se engana quem pensa que a A.Brand carimbou o passaporte na hora de clicar as fotos, em temporada de viagens ao redor do  globo como tema de estação. A campanha foi feita pertinho mesmo, ali na Urca. E quem seria louco de dizer que esse emblemático lugarejo escondidinho no meio da Zona Sul carioca não é mesmo uma viagem?

As cariocas: Zuzana posa de bonita da Urca  (Foto:  Divulgação)

As cariocas: Zuzana posa de bonita da Urca (Foto: Divulgação)

A Corporeum aponta sua bússola fashion para a África, mas impregna sua primavera com a mais pura arte do continente mais velho do mundo. Tudo a ver, já que setembro é mês do Art Rio, super evento que toma conta da cidade, com exposição bacana de galeristas. Nesse pique, Rita e Chistina Sobral, à frente da marca, apostam no trabalho do artista ganês El Anatsui para colorir o seu verão.

Mama África:  a Corporeum investe em arte africana para mostrar a arte de ficar bonita  (Foto:  Divulgação)

Mama África: a Corporeum investe em arte africana para mostrar a arte de ficar bonita (Foto: Divulgação)

E nem é preciso dizer que, se os bons ventos da moda sopram a primavera em direção a esses recônditos distantes, a Farm está de bola cheia. Afinal, flores e etnia fazem parte do DNA da grife, e é óbvio que Kátia Barros e sua equipe deitam e rolam mais do que nunca nessa temporada. Dessa vez, a expedição fashion da marca se embrenha pela cultura indiana tendo o festival de Holi, que celebra a chegada da primavera, como ponto de partida. Mas como o Brasil não poderia ficar de fora da inspiração, os índios Kayapós, na Amazônia, são referência para estampas baseadas em pinturas corporais e acessórios de miçangas. Confira!

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E por falar em Farm, sua parceria com a Adidas rende frutos em uma nova coleção, já que a primeira foi comercializada em mais de 120 países. Assim, a nova estampa, chamada “Ariri” remete às araras brazucas em colorido ímpar já e anda fazendo o maior sucesso nas lojas. O print aparece em tênis, parka, legging, moletom, mochila e bolsa e sabe-se lá mais em quê. Afinal, os neurônios da coordenadora de estilo da marca são frenéticos e tudo pode acontecer. Confira a foto da campanha, clicada no Sítio Rodrigo Burle Marx.

Arari: depois de "Rio 2", as araras alçam voo na moda cheia de bossa da Farm x Adidas (Foto:  Divulgação)

Depois de “Rio 2”, as araras alçam voo na moda cheia de bossa da Farm x Adidas (Foto: Divulgação)

Mas, em se tratando de cultura brasileira, a Farm não está sozinha no pedaço. Embora cada um esteja no seu quadrado, Mara Mac é outra que lança o Brasil no olho do furacão. “Raízes do Norte” tem como premissa valorizar o país em resultado que nada tem de étnico (a não ser a pesquisa), sendo contemporâneo e atemporal. Os verdes e azuis esverdeados contracenam com rosa avermelhado e gamas naturais em uma coleção com belas pinturas à mão que reinterpretam a contundência da arte indígena, mostrando transparências delicadas (o trench coat em gazar é de deixar produtor de moda salivando) e texturas que exploram a eterna modernidade da cestaria e das cerâmicas desses povos tão ricos. A designer sabe mesmo como tirar o luxo da simplicidade em trabalho que merece registro em um livro de tão bonito e lembra um outro momento da grife, se não me engano em 2005, quando Mara desfilou no Fashion Rio (ainda no MAM) um verão inspirado no cangaço, igualmente um primor.

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E, quando o assunto são mestres na arte de fazer estilo, a Via Flores resgata Andrea Saletto em primorosa coleção-cápsula. Nem é preciso mencionar o prazer que é ver a estilista de volta ao pedaço. Dessa vez ela assina para a multimarcas de Sonia Isnard e Joana Nolasco oito modelos e duas estampas exclusivas, bem contemporâneas, para mulheres ageless. Camisas, calças largas, vestidos amplos abaixo dos joelhos e uma jaquetinha de tafetá amassado encontram-se entre as pérolas propostas por Andrea. Fica aquele gostinho de “quero mais”, com HT torcendo para vir logo pela frente outra coleção.

Andrea Saletto e Joana Nolasco no badalo que lançou a parceria  (Foto:  Divulgação)

Andrea Saletto e Joana Nolasco no badalo que lançou a parceria (Foto: Divulgação)

Entre a turma dos paulistas que lançam moda em solo carioca, as top irmãs Lilly e Renata Sarti movimentam sua Lilly Sarti no Rio, com loja aberta recentemente no Fashion Mall. Como a inauguração foi na boca da Copa, elas resolveram mostrar a primavera para 50 felizardas em um almocinho groove no Fasano Al Mare, com vip list de Patrícia Brandão. A coleção? A mesma desfilada na última SPFW, quando a grife estreou na semana de moda. Agora, as deliciosas peças étnicas, repletas de ferraduras e levada western, chegam às araras da filial e nem é preciso dizer que vai ser uma corrida só do mulherio para arrematar o que puder.

HT pergunta à Lilly como ela vê sua cliente carioca, quais as semelhanças entre a marca e o lifestyle da cidade. Antenadíssima, ela vai direto ao ponto: “Minha moda é cosmopolita e globalizada, atende a uma mulher que gosta de se sentir bem vestida, mas tem uma natureza selvagem em alguns aspectos, de forte presença, mas despojada por outro viés. Exatamente como a carioca”. E ainda usa a constância das franjas nessa coleção como parâmetro: “Estou super na moda, mas como vou em cima do estilo que amo fazer e daquilo que minha cliente adora consumir, faria roupas e acessórios com franjas de qualquer forma. Prezo a identidade da marca”. Perfeito. Ah, uma boa notícia: as botinhas com ferraduras vistas no desfile não são apenas recurso de styling e também estarão nas lojas. Puro western-spaghetti!

Lilly Sarti, Chris Pitanguy e Ana Luiza Fischer: existe mais semelhança entre Rio e São Paulo dom que supõe a vã filosofia dos fashionistas Fotos (Divulgação)

Lilly Sarti, Chris Pitanguy e Ana Luiza Fischer: existe mais semelhança entre Rio e São Paulo do que supõe a vã filosofia dos fashionistas (Fotos: Divulgação)

Por falar em spaghetti, Bianca Gibson se revela encantada com a Itália, mais especificamente do dolce far niente do Lago de Como, onde os bem-nascidos de Milão e Trieste têm suas casas de veraneio, tipo o clã Versace. Assim, ela convocou a former top Geórgia Worthmann – amiga, musa e cliente – para posar pela terceira vez  para a marca, escolhendo as imediações de um haras em Friburgo como ambiente para emular aquela região italiana. Em um país como o Brasil, onde muitas vezes se sofre de amnésia congênita, nem é preciso dizer que é uma delícia conferir a antiga modelo (hoje mãe de família, mas linda, congelada no tempo! Como se faz?) tanto nas fotos quanto no almocinho bacana com que Bianca recebeu a imprensa para mostrar a novidade.

Direto da cápsula do tempo, Geórgia Worthmann empresta sua elegância eterna à nova coleção de Bianca Gibson (Foto:  Divulgação)

Direto da cápsula do tempo, Geórgia Worthmann empresta sua elegância eterna à nova coleção de Bianca Gibson (Foto: Divulgação)

E, se o papo é Itália, a Agilità aposta no luxo atemporal de matérias-primas artesanais, rendas, tudo em formas que lembram o charme das chiques da Bota naquela vibe jet set, em pleno verão setentista. Entre brancos e pretos, esqueça azul: laranja é a cor mais quente, iluminando o colorido da estação com vigor.

Mas a grife não para por aí e lambe a sua mais nova cria, a LITT, marca jovem do que já fazia sucesso no atacado e agora abre sua primeira loja. Se a onda é dar um fresh na moda, a brand também investe no laranja, cor emblemática da temporada, trazendo como highlight um macacão super bacana, digno de deixar mulher com jeito de bombshell. O motivo disso tudo? Os encantos do Havaí, daí a presença de gamas do céu e  mar. Aloha! 

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Mas a LITT não é a única que navega em direção aos Mares do Sul para brincar de nativa polinésia neste verão. A Salinas também incorpora essa leve brisa do Pacífico Sul à estação, homenageando o pintor Paul Gauguin. Seus quadros expressionistas são base para estampas exóticas, acessórios estilizados criados pela bamba Cláudia Savelli e cartela de cores muito próxima à obra do artista, com Jaqueline de Biase investindo todas as cartas no maiô inteiro. Para passar o verão na rede.

A moda imita a arte na Salinas: modelo Thayna Brito recebe um caboclo expressionista e incorpora o tipo de mulherão que fez Gauguin se esquecer de Paris e focar na Polinésia (Foto: Divulgação)

A moda imita a arte na Salinas: modelo Thayna Brito recebe um caboclo expressionista e incorpora o tipo de mulherão que fez Gauguin se esquecer de Paris e focar na Polinésia (Foto: Divulgação)