Uma nova semana começou e, com ela, a 21ª edição da Mega Fashion Week, realizada pelo Mega Pólo Moda, o maior shopping atacadista da América Latina. Durante o evento, que toma toda a praça central do complexo de cinco andares, cada um dos lojistas apresenta suas próprias estratégias para atingir seu público e as marcas promovem coquetéis temáticos, levam famosos que fazem presença VIP e oferecem diversas vantagens comerciais em compras. Pensa que é só? Ações e promoções são parte integrante do dia-a-dia por lá. No total foram desfilados 700 looks de 350 marcas que integrarão o line up das apresentações até terça-feira com a presença de famosos como Flávia Alessandra, Mariana Rios, Felipe Titto, Nicole Bahls, Fernanda Lacerda, incluindo ainda Giovanna Ewbank, que participou de uma evento em uma das lojas.
Localizado no Brás – bairro ligado à tradição têxtil na capital – o shopping faz com que o fluxo de compradores de moda de todos os estados brasileiros cheguem até o local – não à toa, é referência no segmento e muito procurado por empreendedores e revendedores de moda que buscam as últimas novidades para movimentar suas vendas ao redor de todo o país. E se a criação do Mega Pólo Moda foi um dos fatores fundamentais na revitalização e incremento comercial da região do Brás, o evento continua movimentando todo o entorno, como contamos por aqui. “Todos os lojistas se valem do nosso calendário para organizar suas operações e se comunicar com clientes. Eles promovem lançamentos no mesmo momento do shopping e oficializam as coleções. Isso gera força importante para o local, até por que nós não tratamos de operações isoladas. O Brás é um bairro de seis mil lojas. Se queremos falar com todo o país… é muito melhor que a gente se una”, nos explicou Juliana Gama, gestora de marketing do shopping.
Pois bem, logo no primeiro dia, o diretor comercial corporativo Adelino Basilio foi além e contou que o Mega Pólo Moda movimenta um PIB maior do que muitas cidades do país. “Somos o grande centro de atacado da moda, incentivamos o turismo de negócios através de excursões que vêm do país todo. O grupo, quando nos deu esse desafio, procurou reunir em um único lugar tudo o que faltava no mercado: rodoviária própria, uma rodoviária exclusiva de vans, hotel, centro empresarial, confecções e indústrias – tudo para formar a cadeira produtiva”, explicou ele, emendando que o Mega Pólo Moda transformou a região. “São 400 lojistas e acreditamos muito nesse mercado. O nosso shopping acabou transformando o entorno. Se antes tudo era do outro lado do Brás, hoje as maiores lojas e empresas da moda estão desse lado. Acreditamos que o bairro cresceu e ficamos muito felizes de termos empreendedores que também acreditam nisso. A ideia é receber o Mega Fashion Week com muito capricho e houve um investimento pra modernizar o prédio. O shopping esta constantemente se reinventando, junto com as coleções”, comparou.
De fato: além de movimentar todo o mercado em torno do evento – que recebe um grande fluxo de compradores, ao longo dos últimos 10 anos a Mega Fashion Week transformou-se conforme o avanço no mercado da moda nacional e, hoje, já faz parte do calendário de diversos lojistas e empresários do ramo – além de ter conquistado sua posição com desfiles que são referência no quesito tendências brasileiras. “É um desfile de oportunidades, aliás, isso é tendência mundial. Por ser pronta entrega, os clientes – lojistas do Brasil inteiro – esperam se informar de moda, mas também comprar os produtos, sair com eles e voltar para suas cidades e estados de origem para fazer bons negócios”, ressaltou.
Falar em tendências é, aliás, assunto para Reginaldo Fonseca, que usa seus 29 anos de experiência à frente da Companhia Paulista de Moda para comandar cerca de 60 modelos e uma equipe de mais de 120 pessoas durante os dois dias de evento. “Quando o assunto é moda, hoje, no planeta, temos que nos adequar ao novo momento. Todas as marcas do mundo precisam vender seus produtos e lançam novos a cada estação. O Mega Polo, nessa proposta, está sempre por dentro, e a Mega Fashion Week é o maior evento de moda por atacado da América Latina”, analisou. E quais as principais inovações que veremos nas passarelas? “Hoje não se fala mais de tendência, mas proposta para vender. As semanas estão se adequando a esse momento e muitas fashion weeks internacionais já estão nesse caminho, até por que ninguém espera mais. Ninguém quer ver o produto e esperar cinco meses para comprar. Tudo é imediato. O Mega Polo é o termômetro da moda brasileira, porque ela só vira moda quando atinge desejo da maioria das pessoas e aqui o efeito é muito rápido. Tudo o que mostramos vai ser moda em três, quatro, cinco dias. Isso nos faz estar na frente até das principais semanas de moda do país”, disse.
Mas engana-se quem pensa que ele não deu nenhuma dica do que vai bombar nos corpos das brasileiras mais antenadas ao redor do país: “Bom, eu acredito muito no jeans como proposta – não tendência. A calça jeans tinha perdido espaço para o vestido – que ganhou muita força nos últimos tempos -, mas quando falamos de conforto e praticidade jeans é jeans. As confecções que trabalham com jeans no Mega Polo se atualizaram bastante e vai ser novamente coringa da estação. Além dele, acredito no candy color, branco, off white. Looks românticos, babados, rendas, patchwork, a moda vitoriana, com golas clássicas e altas, inspirações em Dolce & Gabbana, algo bem tropical – que é a parte que eu mais aposto. Estampas florais, de folhagens, frutas – tudo o que tem a ver com nosso país – a mulher brasileira adora isso, do Sul ao Nordeste. Cores vibrantes também estarão em alta, afinal, o verão é sempre muito colorido. Nós estamos sempre duas coleções atrasados – uma de lançamento e uma comercial – então nossa estação sempre vai ter algo nas duas passarelas internacionais. Geométrico, listras, estampas e recortes também estarão presentes. O boho continua firme. Enfim, de tudo um pouco”, sintetizou.
Esse “de tudo um pouco” é bem literal: “Essa é a proposta da indústria da moda no mundo hoje: fazer mulheres cada vez mais sofisticadas, com roupas práticas de conforto. A sacada é saber misturar. O barato e caro, o bruto com delicado, curto com longo… essa é a sacada. Quem sabe fazer as misturas vai estar na moda”, explicou ele, que foi além: “O ser humano tem duas necessidades básicas: comer e se vestir. Precisamos dessas duas coisas para nossa existência. Não tem nada melhor do que comprar e sair com roupa nova. Isso é fantástico. Hoje as pessoas querem roupas baratas e de qualidade e isso o Mega Polo pode oferecer. O que nos faz sair na frente é termos produtos de qualidade a preços justos. E todos são pensados para que, a cada semana, qualquer pessoa e comprador encontre todas as propostas das passarelas nacionais e internacionais para vestir seus clientes. Tudo que está na moda vai ser apresentado aqui, nesses 11 mega desfiles”, disse Reginaldo, endossado por Adelino: “Temos uma missão a cumprir no sentido de formação e informação. As pessoas vêm nos procurar para replicar isso no mercado. Se somos referência isso nos proporciona felicidade. O que o mercado pode esperar do Mega Polo é sempre isso: inovação, determinação, investimentos e confiança. Estaremos sempre apostando no mercado, porque moda é absolutamente obrigatório para todos e cada vez mais acessível. Nós oferecemos qualidade e preços competitivos”, garantiu. Assinamos embaixo.
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