O ‘Manifesto do Luxo Simples’, da Mara Mac, endossa a questão da simplicidade na moda atual: “Luxo é nada mais do que ser antes de ter”


A diretora de criação da marca, Mara Mac Dowell, convidou a jornalista Melina Dalboni, a chef Adriana Mattar, a designer de interiores Paola Ribeiro e a diretora teatral Bia Lessa para exemplificarem o luxo na simplicidade de um cotidiano

O mundo da moda todo tem se levantado a favor de uma grande causa: o manifesto pela simplicidade. Uma das mais memoráveis adeptas da campanha do “menos é mais” é a estilista Vivienne Westwood, que já conversou com HT sobre o tema e frequentemente critica o consumo excessivo, pregando escolhas conscientes, de menor quantidade e maior qualidade. “As pessoas estão frustadas com o excesso de consumismo e a falta de valores mais profundos”, declarou. Mara Mac Dowell, diretora de criação da grife Mara Mac, está atenta aos novos valores da moda e lançou esta semana “O Manifesto do Luxo Simples”: “Luxo é despertar desejos imaginários, é despertar a contemplação das pessoas pelo que se é e não pelo que se tem. Luxo é perceber a presença dos raios do Sol em um dia nublado, é reconhecer uma flor de olhos fechados, pelo seu perfume; é saber a importância de ter os pés na grama em um dia de céu azul. Luxo é saber que uma foto espontânea pode registrar a sua melhor pose. (…)  Luxo é sentir-se leve mesmo quando se está acima do peso; é saber que olhar por cima nunca terá o mesmo valor que olhar nos olhos. Luxo é aquela vontade incontrolável de sair linda pelas ruas, irradiando luz e beleza. É sentir que hoje você é uma versão de si melhor que a de ontem e não tão boa quanto a que irá acordar amanhã. É entender que estado de espírito depende só do que você deseja, pensa e fala. É cuidar da natureza, porque ela, sem nada em troca, irá cuidar de você. Luxo é sentir o verdadeiro sabor da água em um dia clássico de verão (…). Definitivamente, luxo é estar no mais alto grau de sofisticação. É simplicidade. É ao mesmo tempo não se importar com isso. Acreditamos que luxo é nada mais do que ser antes de ter”.

 

luxo

O manifesto da Mara Mac tem como objetivo mostrar a simplicidade do luxo

Com seu “Manifesto do Luxo Simples”, o Verão 2016 da Mara Mac chega para dar maiores proporções à ideia. O objetivo da campanha é mostrar que o luxo tem um significado mais amplo do que o conhecido atualmente e despertar desejos imaginários que vão além do que se possui materialmente. Mara MacDowell convidou a jornalista Melina Dalboni, a chef Adriana Mattar, a designer de interiores Paola Ribeiro e a diretora teatral Bia Lessa para darem suas impressões sobre o tema. As quatro foram clicadas pelo fotógrafo Luiz Garrido em seus cantos preferidos e, em comum, elas têm simplicidade e o estilo minimalista. Representam a essência da mulher Mara Mac. “Essas mulheres têm atitude e conteúdo”, afirmou Mara MacDowell. Inspirada no minimalismo oriental, a nova coleção imprime a modernidade, as modelagens inusitadas e a qualidade em suas peças, características pelas quais a Mara Mac já é conhecida. Em “Um Olhar sobre o Oriente”, a tradição está em simbiose com a modernidade e os tecidos se sobrepõe criando peças geométricas de formas soltas e confortáveis. A mistura da pegada urbana com atitude zen é a grande aposta da marca para a estação mais quente do ano e os tecidos vão desde os tecnológicos como o vinil, a malha prene, telas e tules aos mais naturais como linho, algodão e seda pura.

As quatro escolhidas falaram sobre suas vidas e deram opiniões sobre trabalho, moda, beleza e luxo. Adriana Mattar, que é jornalista formada e fundadora do “Cooking Buffet”, contou que inspira sua culinária nas viagens que faz ao redor do mundo. Filha do artista plástico Marcio Mattar, a chef convive com arte desde nova e aprecia muito a harmonia estética. “Essa simplicidade luxuosa no meu trabalho aparece na combinação de poucos elementos, que se completam e combinam de forma linda. Isso pode se aplicar na comida. Espero que apareça nas minhas criações”, declarou.

adriana mattar

A chef Adriana Mattar deu seu ponto de vista sobre o luxo e simplicidade

Melina refletiu sobre a constante reedição que a moda faz sobre o luxo. “A moda passa por ciclos, e, depois de uma extravagância que tomou conta não apenas das passarelas, mas também das ruas, ela se volta para formas, cores e estilo mais simples”, analisou. A jornalista aproveitou para declarar que a palavra luxo, para ela, está no cotidiano da vida. “Um beijo de filho, um livro de Clarice Lispector, o olhar de um homem apaixonado, um mergulho no mar”, citou.

A jornalista Melina Dalboni lembra que o luxo pode estar em um beijo de um filho

A jornalista Melina Dalboni lembra que o luxo pode estar em um beijo de um filho

 

Paola Ribeiro afirma: "O importante é ter um conteúdo maior, é o menos com cara de mais"

Paola Ribeiro afirma: “O importante é ter um conteúdo maior, é o menos com cara de mais”

Paola Ribeiro é designer de interiores e é casada com o artista plástico Marcelo Catalano. Não poderia ser mais ligada às artes do que isso. A arquiteta, que exerce a profissão há 26 anos pelo Brasil e pelo mundo, também participa das maiores mostras de decoração do país, como a Casa Cor e garante que a questão do luxo simples proposta pela Mara Mac é também o norte de seu trabalho. “Eu tenho uma identificação com a questão do luxo simples. O meu trabalho tem muito a ver com o luxo e, ao mesmo tempo, estamos sempre tentando fazer mais com menos. O importante é ter um conteúdo maior, é o menos com cara de mais. Trabalhar com o luxo exige muita sensibilidade. Você trabalha no limiar, porque luxo não é ostentação, é ser o que se é”, explicou. A designer comparou ainda o seu trabalho com a moda e contou que ama linhas retas e cores neutras. “O traço reto traz muita simplicidade, apesar do rigor. Acho que uma base de decoração mais retilínea permite que, em cima dela, você possa florear cenários e dar o movimento com outros elementos. A base negra é no que acredito, porque é mais atemporal, neutra. Fica fácil mudar a cara da sala ou outra peça da casa usando objetos e tecidos. O mesmo acontece com a roupa. Um pretinho básico também permite isso”.

paolaribeiro

Frase de Paola Ribeiro (Foto: Divulgação)

Bia Lessa, que já dirigiu diversos projetos no teatro, ópera, cinema e exposições e está sempre pensando em cenários grandiosos, acredita que é mais difícil optar pela simplicidade. “Menos é sempre mais. Acho que é dificílimo você fazer o menos, fazer o muito é sempre mais fácil. Para cada conteúdo é necessário procurar uma forma. Então, às vezes, o excesso é fundamental, às vezes o mínimo é fundamental, outras vezes o médio. Não tem regras. Acho que deve haver liberdade”. Ela, que já dirigiu shows de Gal Costa e Margareth Menezes, está se preparando para o espetáculo de comemoração dos 50 anos de carreira de Maria Bethânia e acredita que luxo é criatividade.

Bia Lessa é diretora teatral e acredita que fazer o simples é bem mais desafiante do que o excessivo

Bia Lessa é diretora teatral e acredita que fazer o simples é bem mais desafiante do que o excessivo

Em sua coleção verão 2016, a Mara Mac mostra também que o Brasil já começa a seguir o mesmo caminho do resto do mundo, levantando a discussão do minimalismo, da sustentabilidade e da questão ambiental. A moda também pode salvar o planeta.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Veja abaixo os vídeos nos quais  Bia Lessa e Paola Ribeiro falam sobre luxo: