O couro é um dos materiais que conta a história do vestuário através dos tempos. Desde a pré-história, ele é usado como matéria-prima importante na produção de vestes e, até hoje, tem seu protagonismo na moda. No entanto, com o passar dos séculos, o couro foi ganhando cada vez mais status de inovação e, no Inspiramais, que ocorreu em São Paulo na última semana, o material ganhou ainda mais facetas. No Preview do Couro, projeto da Assintecal e do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), que trabalha com diversos curtumes brasileiros e adianta as principais inspirações do material com mais de um ano de antecedência em termos de novas texturas, cores e acabamentos dos materiais naturais, Marnei Carminatti, consultor do Núcleo de Design da associação, e o designer de desenvolvimento, Ramon Oliveira Soares nos apresentaram uma série de superfícies pensadas para o Inverno 2019.
Embalado pela ideia de Alquimia, o Preview do Couro da temporada está apostando em uma textura molhada, que lembra um efeito plastificado, de brilho e de peixes. “Nesse semestre a gente tentou desafiar os curtumes para que eles trabalhassem, principalmente, com as texturas. Nós conseguimos uma série de aspectos molhados ou, como o Walter Rodrigues (coordenador do Núcleo de Design da Assintecal) gosta de falar, sider skins”, explicou Marnei que acrescentou como o conceito da temporada está sendo interpretado no Preview do Couro. “A ideia de Alquimia está sendo trabalhada como algo natural do nosso universo. Por isso, o pensamento é usar essa ideia na moda como um vetor para transformar em uma série de realidades, texturas, materiais e propostas”, disse.
E tem dado certo. Como parte da ideologia do Inspiramais e da Assintecal, as inovações apresentadas no Salão buscam inspirar o topo da pirâmide criativa, os 10%, que se dedicam a uma moda autoral. Mas, no Inverno 2019, as apostas do Preview do Couro inspiraram também os outros níveis, que estão atentos e preocupados com o mercado. Desta vez, o trabalho desenvolvido pelo projeto chegou à marca Carmen Steffens em uma parceria que prima pela inovação. “A gente tem uma marca super popular no Brasil, e com grande alcance mundial, que se propôs a trabalhar texturas inusitadas em sua coleção. Isso não é comum e faz com que toda essa informação de moda gire dentro do setor de desenvolvimento”, comentou o coordenador.
Com este exemplo, o Preview do Couro vem cumprindo sua função de inovar um material tão clássico e tradicional na moda em várias vertentes. “O nosso trabalho é procurar sempre novas texturas em um universo que apresenta a mesma ideia do couro comercial. Este é algo muito clássico e aqui nós trazemos uma série de processos inovadores”, destacou Marnei Carminatti que comentou as possibilidades do material. “O couro é uma matéria que absorve tudo e nos permite juntar cores e texturas com gravações e outros elementos. No Preview, nós pensamos em como poderíamos trabalhar um material que é tão natural e transformar em uma superfície super envernizada que parece estar protegida”, explicou.
Além desta textura plastificada, que é um dos símbolos do conceito de Alquimia no Preview do Couro, Marnei Carminatti apontou ainda para as cores da estação. No Inverno 2019, o consultor afirmou que o projeto trabalhou com dez tonalidades em parceria com os curtumes. Mas, desta paleta, Marnei selecionou três destaques: roxo, vermelho e verde. “A gente acredita demais nessas cores e já estamos trabalhando elas há oito meses. E agora, no último mês, a Pantone lançou a cor do ano que é, praticamente, o nosso açaí. Isso reforça que o nosso olhar sobre a moda mundial está funcionando”, comemorou.
Porém, se nas cores a aposta é certa e confirmada, em algumas texturas o momento é de transformação. De acordo com o consultor da Assintecal, o Inverno 2019 terá uma nova proposta no uso de alguns couros animais. “Nós temos valorizado mais esses materiais em sua essência. Agora, nós temos o nosso pirarucu em sua textura real e, no caso da pitón, a verdadeira, importada da Indonésia. Isso diminui aquela ideia de animais fakes porque acreditamos que temos que valorizar o que o couro é de verdade”, explicou o coordenador do Preview que resumiu: “Nós estamos pensando o couro de maneira diferente e inovadora”.
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