Minas Trend: Werner, uma das maiores empresas exportadoras de calçados do RS, apresenta criações Outono-Inverno 23


A label do Rio Grande do Sul é presença no maior Salão de Negócios da América Latina, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). A empresa recebeu o Prêmio Exportação RS, na categoria Calçados, Couros e Artefatos. A premiação reconhece empresas que obtiveram os melhores resultados mercadológicos e desenvolveram estratégias inovadoras para expor e comercializar produtos no mercado internacional

Minas Trend: Maior Salão de Negócios da América Latina comemora 15 anos

O mundo mudou e a forma de produzir, vender e comprar também deu um salto gigantesco. A realidade que estamos vendo agora era algo que se esperava para os próximos quatro anos e que foi acelerado. E os players das indústrias e do varejo estão em conexão e com seus holofotes totalmente voltados para a inovação, criatividade, desenvolvimento de conteúdo que fale direto com o consumidor, mostrando os valores da marca, exercendo a empatia com atitudes e sentindo o pulsar do feedback, lançando mão do omnichannel, e propiciando emoções para este protagonista na hora da compra. O Minas Trend, maior Salão de Negócios da América Latina, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), tem feito vetor de incentivo à roda da economia de moda girar no país. O evento, que comemora 15 anos, tem como cenário o Minascentro, patrimônio histórico de Belo Horizonte, totalmente revitalizado e símbolo da potência mineira de investimento nas artes. E a Werner, label de calçados, com fábrica no Rio Grande do Sul, sabe exatamente o que é a chancela de 50 anos no mercado investindo em alta tecnologia e sofisticação como pilar nas suas criações.

A sofisticação da Werner para o Outono-Inverno 23

A Werner Calçados que tem como CEO da empresa Werner Arthur Müller Junior, filho do fundador da marca, Werner Arthur Müller, é a síntese da trajetória em alta potência do calçado brasileiro. São 200 mil pares de calçados produzidos em 2021; 45% destinados e entregues no exterior; 40 países nos 5 continentes; 50% etiquetados com a marca própria Werner. A empresa recebeu o Prêmio Exportação RS, na categoria Calçados, Couros e Artefatos. A premiação reconhece empresas que obtiveram os melhores resultados mercadológicos e desenvolveram estratégias inovadoras para expor e comercializar produtos no mercado internacional.

Werner, uma das maiores empresas exportadoras de calçados do RS, e a coleção Outono-Inverno 23

Situada na cidade de Três Coroas – RS, a Werner Calçados aposta no design conceitual e diferenciado de seus calçados, levando aos pontos de venda produtos luxuosos que agregam qualidade, beleza e conforto.  E o que compradores do Norte e Sul do país vão ter acesso durante o Minas Trend?

“Mais do que escolher temas para as coleções, consideramos importante determinar quais histórias elas irão contar por meio dos conceitos previamente definidos. Ao buscar inspirações para coleção fazemos uma pesquisa aprofundada de ideias e tendências para garantir que nosso Fall Winter 23 seja um sucesso! Exploramos os mais diversificados materiais a partir de um estudo sobre vitreos, que passam a ideia de vidro e o couro cristal, que tem uma textura diferente do couro tradicional. Nessa edição também surgiram novos shapes e construções, como platform, boots e os saltos arquitetônicos em muitos modelos”, nos detalha Werner Junior.

Acrescenta que o incentivo a participar do Minas Trend vem de “fazer parte do calendário da moda no Brasil, e é a principal plataforma plural de geração de negócios unindo setor de vestuário e acessórios. Consideramos a nossa participação de suma importância, pois acreditamos que a feira terá um crescimento cada vez maior e será fundamental para a troca de experiência e networking entre marca e consumidor”, frisa Werner Junior.

A moda autoral possui grande liberdade criativa. Na Werner, contamos também com a prática de moda artesanal, que prevê um cuidado manual com a produção, formando assim um produto com originalidade e personalidade, que é onde sentimos a maior procura do consumidor – Werner Arthur Müller Junior, CEO da Werner Calçados

O apuro no investir no handmade by Werner

O empresário reforça o compromisso socioambiental da empresa: “A Werner está localizada em Três Coroas, no Rio Grande do Sul, que foi a primeira cidade a ter um passivo zero de resíduos industriais, dando a destinação correta para o lixo e gerando uma consciência ambiental com o seu exemplo para outras cidades”. E acrescenta: “As preocupações sociais e ambientais também fazem parte da metodologia da empresa, que colabora ativamente através de doações a órgãos carentes, entidades filantrópicas e ações comunitárias, com uma visão solidária e protetora”.

Perguntamos a Werner como ele faz a conexão direta com o novo consumidor que quer saber “quem produziu a sua peça?”, “como ela foi produzida?”. O quanto ela tem relevância por práticas de inclusão, diversidade de profissionais, diversidade de público? Marcas com propósito fazem a diferença.

“Visto que os comportamentos de consumo pós-pandemia mudaram o mercado, podemos notar um consumidor mais exigente, que quer se sentir parte e que busca por marcas de qualidade com comportamentos sociais que sejam semelhantes aos dele. Sentimos que é necessário estar junto, ser lembrado e manter o público sempre a par do que estamos fazendo, quais premiações estamos recebendo, quais feiras internacionais e nacionais estamos participando.

Em relação a “quem produziu a sua peça?”, criamos um quadro no Instagram chamado Enjoy the Process, no qual mostramos os detalhes de produção dos modelos que estão sendo trabalhados no momento. Este conteúdo é um dos mais assistidos e que mais gera conexão com o público – Werner Arthur Müller Junior, CEO da Werner Calçados

“Mais do que escolher temas para as coleções, consideramos importante determinar quais histórias elas irão contar por meio dos conceitos previamente definidos”

Quais os avanços tecnológicos que teve que lançar mão para melhorar o contato com sua clientela? “Com certeza, na era da informação precisamos manter atualizações constantes em todas as redes sociais, seja no Facebook, instagram ou tiktok. Além de precisar manter uma conexão entre eles, também é necessário um site prático, organizado e de alto padrão”, frisa.