“De uma viagem ao interior da terra, emergem silhuetas fluidas, esvoaçantes e monumentais. Recortes, drapeados, volumes estratégicos, traduzem essa busca por novas descobertas através da conexão com a natureza”, nos detalha Victor Dzenk, sobre sua nova coleção batizada ‘Petra’. Mestre das mais lindas estampas exclusivas, o mineiro apresenta mais uma vez suas criações na 28ª edição do Minas Trend com o maior Salão de Negócios da América Latina, evento promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). “O Minas Trend representa muito para a marca. Sempre fomos presentes em todas as edições, e é um evento da minha terra”, diz. Há 28 anos fazendo moda com arte, o designer compartilha sua pesquisa sobre o tema, que resultou em modelos sofisticados e deslumbrantes. “Das profundezas das cavidades subterrâneas esculpidas pela natureza, ao longo de milhares de anos, surge a coleção ‘Petra‘. As formações rochosas revelam formas orgânicas, nuances de cores, minerais cristalizados, vestígios das primeiras produções artísticas. Tudo pulsando transformação, movimento, vida”.
Dzenk continua a linha de raciocínio criativo que é substância para seus novos modelos da potente coleção: “Eu amei fazer e pesquisar tudo para esse inverno 23, que fala da força e da beleza da minha terra com influências na rota de grutas. No interior da gruta acontece a cristalização de minerais, que se irradiam, a partir de um ponto central, em várias direções, criando formatos que se assemelham a flores. Já no ambiente externo, nas proximidades da entrada dessas cavernas, desenvolvem-se espécies de plantas e flores, como por exemplo, uma flor nativa da região do Parque do Sumidouro, chamada Íris Lilás. A partir disso, surgem estampas, degradês, formas, volumes, e acessórios aplicados as peças”.
Propulsor da moda autoral com ênfase no novo fazer e pensar sobre toda a cadeia produtiva de diversos setores, o Minas Trend é plataforma para o lançamento das peças do estilista em sinergia com a valorização das riquezas naturais do nosso país. “Os vestígios da ação da natureza e do ser humano se manifestam em padronagens, texturas e cores que dão vida à uma coleção para vestir uma mulher forte, resistente, ousada e livre. A cartela de cores é composta por um mix de tons vibrantes e neutros que se equilibram, aplicados em diferentes tecidos. Exploramos acabamentos brilhantes, acetinados e opacos que nos estimulam a testar novas combinações. A gruta é um ambiente que nos envolve e nos inspira a esculpir novas ideias, um novo futuro”, diz.
E completa falando de inovação em tempos pós pandemia. “Hoje passamos por um processo de readaptação de novos valores. Acho que o conforto ficou muito em alta. E a inovação muitas vezes vai até a parte do resgaste da nossa essência. Se reinventar em cima do que já é o nosso DNA”, analisa.
Rota de grutas
A coleção de Dzenk nos propõe uma viagem ao interior da Terra, inspirada na rota das grutas mineiras. A região carste de Minas Gerais – constituída por rochas calcárias – é mundialmente conhecida por sua riqueza científica, cultural e geomorfológica e pela obra do naturalista dinamarquês Peter Wilhelm Lund (1801-1880), responsável por tornar o estado referência internacional. Lund é considerado o ‘pai da paleontologia brasileira‘. As cidades de Belo Horizonte, Lagoa Santa, Pedro Leopoldo, Sete Lagoas e Cordisburgo fazem parte da Rota das Grutas mineiras Peter Lund, que são inacreditavelmente exuberantes.
As grutas de Maquiné, Rei do Mato e Lapinha, as três grutas da rota são bem. Maquiné foi a primeira a ser explorada pelo dinamarquês e impressiona pelos seus imensos salões. A Rei do Mato é bem profunda e extensa, e o acesso a ela é feito através de passarelas e escadas. Já a Gruta da Lapinha foi eleita uma das sete maravilhas da Estrada Real e possui corredores estreitos e galerias subterrâneas escavadas por antigos rios que passavam por ali. As grutas são um universo à parte. Suas formas, texturas, o ambiente todo nos envolve, transmuta para outra dimensão e inspira. Victor Dzenk e sua belíssima coleção comprovam isso.
Artigos relacionados