Minas Trend: ‘Sustentabilidade em várias frentes é caminho para menos impacto no meio ambiente’, diz Andre Carvalhal 


Promovida pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, a 25ª edição da semana de moda e maior Salão de Negócios da América Latina transforma o Expominas no segundo dia de debates abertos ao público. Em pauta: relação da inteligência com o mercado, o novos perfil dos consumidores e como repensar a moda a partir de modelos sustentáveis

Com blocos e gravadores a postos, o público estava munido de curiosidade e ávido por conhecimento para a maratona de palestras e oficinas da 25ª edição do Minas Trend, semana de moda e maior Salão de Negócios da América Latina, realizada pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), no Expominas. Permeando conceitos a partir de processos de inovação, democratização, diversidade e responsabilidade sócio-ambiental que estão transformando toda a cadeia produtiva da moda, do fio à passarela, o site Heloisa Tolipan conferiu com a designer Patricia Dias, um talk na Ecomaterioteca sobre ‘Redesign de joias’. A dupla Eloísa Artuso e Laís Cobra mostrou uma rica reflexão sobre ‘As novas gerações e o novo perfil do consumidor’. No SEBRAE Talks, Morgana Linhares falou sobre “A inteligência do varejo na Era da Experiência”. Andre Carvalhal provocou a plateia com o painel ‘Moda com propósito‘. E Lourdes Campos e Kelly Mendes apresentaram aos presentes o espaço ‘Ecomaterioteca’.

A designer Patricia Dias nos contou que “o re-design é a reformulação do design de um produto. Essa necessidade de renovação surge por diversas razões que são ajustes de marca, estilo, branding, etc. Pode ser pelo aparecimento de novas técnicas, de novos materiais, para eliminar falhas existentes ou como estratégia de marketing para renovar o produto”.

Patricia Dias (Foto: Pedro Coelho)

Patricia Dias (Foto: Pedro Coelho)

Depois foi a vez da pesquisadora de tendências e mercado, Morgana Linhares, falar sobre “A inteligência do Varejo na era da experiência“, que trata do consumidor que busca a partir das pesquisas novas formas de encantar os consumidores e criar novas experiências dentro do mercado de varejo. “Hoje é a inteligência e os dados são os fatores conseguem entregar experiência positivas para os consumidores. O online e o offline precisam caminhar juntos para não acontecer o que chamamos de ‘friction ass’ (quando acontece um choque de interesses e estratégias)”, revela.

Morgana Linhares (Foto: Pedro Coelho)

A dupla Laís Cobra, diretora associada da Ana Couto Branding, e Eloísa Artuso, especialista em estratégias de moda sustentáveis, abordou “As novas gerações e o novo perfil do consumidor”. Segundo Eloísa, “as gerações Millenials e Z estão mudando suas formas de relacionamento, consumo e a mentalidade das marcas”. Já Laís nos conta que “tudo hoje em dia é muito rápido e essas gerações tem essa consciência muito sólida. Por esse motivo de amadurecimento das ideias, por conta da velocidade, elas estão ‘botando o pé no freio’ e olhando para processos mais lentos e sustentáveis. Elas têm o poder de ajudar a moldar esses novos formatos de consumo”.

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Encerrando esse dia de ricos debates e trocas de ideias, o diretor criativo da marca Alhma e professor Andre Carvalhal abordou o tema ‘Moda com propósito‘, título de seu livro lançado em 2016, pela editora Paralela. “Existem muitos caminhos e um deles é a sustentabilidade atuando em várias frentes para causar menos impacto. Na Alhma, por exemplo, nós damos prioridades para matérias-primas já existentes, onde fazemos a compra e a re-inserção delas em nossas coleções. Além do jeans reciclado e do algodão orgânico”. Segundo esse conceito, as mudanças que vemos hoje vão muito além das roupas. Elas envolvem várias esferas, como a forma com a qual nos relacionamos, nossas escolhas alimentares e de saúde, a música, o meio ambiente, a nossa espiritualidade e muito mais. Tudo que for cultural está conectado à moda e, assim, está em processo de mudança também.

Andre Carvalhal (Foto: Pedro Coelho)

A ‘Moda com Propósito‘ busca mudar a forma como as empresas enxergam todo o processo de criação, produção, venda e tudo que envolva uma marca. “A ideia é buscar mais experiência, mais felicidade real, mais significado, mais propósito”, frisa. Carvalhal é ainda autor das publicações ‘A Moda imita a vida – Como Construir Uma Marca De Moda“, 2018, pela editora SENAC Rio. “E Viva o fim: Almanaque de um novo mundo“, 2018, pela editora Paralela.

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* O projeto “Os Clássicos estão na moda” é realizado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, por intermédio do patrocínio da CEMIG.