“Nosso propósito é unir moda, minimalismo, e processos sustentáveis. Produzimos uma moda com significado!”, frisa Raphaela Costa, diretora criativa e fundadora da SEEYU., marca alagoana – que nasceu no universo digital – e faz seu début no Minas Trend, o maior Salão de Negócios da América Latina, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e realizado no Minas Trend, Patrimônio Histórico de Belo Horizonte e que conta com a mais incrível infra-estrutura para receber o evento. Em nossa conversa, Raphaela pontua ainda sobre sua label: “Celebramos e compartilhamos uma feminilidade consciente de uma mulher que busca significar e ressignificar seus pontos de vista, pois acreditamos no poder singular da personalidade de cada mulher que veste nossa marca. Nosso conceito é para uma mulher múltipla, aquela que se ver por outros ângulos, menos óbvios e pouco explorados”.
A coleção que Raphaela apresenta na capital mineira foi batizada “Raízes”, inspirada na natureza. “Mais precisamente na função que as raízes das árvores exercem”, conta, acrescentando: “Das raízes, as plantas extraem os materiais orgânicos essenciais à sua sobrevivência no meio ambiente. Quando fazemos uma breve reflexão e trazemos isso para realidade humana, encontramos uma relação com as nossas questões existenciais, e o quanto precisamos viver profundamente conectados a nós mesmos, buscando fortalecer nossa identidade e resiliência diante das adversidades da vida em um mundo cada vez mais conturbado e cheio de informações”, comenta.
A designer afirma ainda que “precisamos olhar cada vez mais para dentro de nós, conservando sempre a nossa verdadeira essência. Para esta coleção desenvolvemos também uma sacola especial que depois de assumir a função de embalagem, pode ser usada como bolsa, nossa “bag seeyu” produzida em juta, uma fibra têxtil vegetal”.
Com uma paleta em tons terrosos e shapes fluidos, nossa coleção é composta por peças em linho, os vestidos carregam os nomes de Radix e Rami (ambos vêm do latim e significam respectivamente raiz e galhos) – Raphaela Costa, designer à frente da SEEYU.
A designer se sente “muito honrada em representar meu estado Alagoas, e também representar a moda alagoana com a minha marca. Acredito que nossa participação será um grande divisor de águas para a SEEYU. Visualizo o Minas Trend como um verdadeiro manancial de talentos criativos da moda nacional. Um evento de valorização e reconhecimento da moda produzida em solo brasileiro, da nossa cultura, e do nosso povo”.
Perguntamos o que ela tem a comentar sobre o cenário da moda autoral no país; “Vem ganhando seu espaço. Mas eu diria que é desafiador e provocativo fazer moda autoral no Brasil. Tem que ter paixão!! Não é fácil, pois o efeito das fortes tendências produzem uma moda sem valores e nada prática, e as pessoas acabam aderindo ao efeito manada exagerado, se afastando do que gostam/são apenas para pertencer. Muitas vezes é difícil fazer o consumidor entender os valores, o conceito e o encantamento que a moda autoral produz”.
Na SEEYU prezamos pela configuração Slow Fashion. Respeitamos o tempo de criação, desenvolvimento e produção de cada peça. Buscando sempre garantir a qualidade e incentivar o consumo consciente. Nossas coleções são compostas de no máximo 2 modelos. Nossa produção é pequena e local. Todas as nossas peças são produzidas com uma única composição têxtil, sendo o linho a fibra protagonista – Raphaela Costa
E como ela tem trilhado o seu projeto de vida e o cenário apresentado? “O que me inspira é a paixão e a liberdade em poder criar. Ser uma marca autoral nos permite isso. Porém, muitas vezes, nos deparamos com as dificuldades de encontrar matéria-prima de qualidade e mão de obra qualificada, e isso em alguns momentos nos limita no ponto de vista criativo”, observa.
A SEEYU. nasceu como uma marca 100% digital. “E para uma marca que trabalha nesse tipo de plataforma, as mudanças são frequentes, pois as ferramentas sempre passam por mudanças e precisamos nos readaptar. Se faz necessário estar sempre se reinventando e revendo as estratégias. Este ano investimos em marketing de influência para melhorar nosso alcance”, analisa Raphaela.
Meu maior sonho é continuar trabalhando para construção e consolidação da minha marca. E sei que temos um longo caminho a percorrer… Não quero que a SEEYU seja apenas mais uma marca de vestuário, quero poder torná-la um instrumento de transformação na vida das pessoas – Raphaela Costa
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