Minas Trend: Sandra Cavalcante e sua arte em peças de crochê, com franjas e renda filé rebordada em pedrarias


A designer alagoana à frente da marca que leva seu nome participa do maior Salão de Negócios da América Latina, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). “Minha moda é criada por várias mãos, é colaborativa, diversa, sustentável, resgata os saberes passados de gerações a gerações e com responsabilidade ambiental e social”, frisa Sandra Cavalcante

Minas Trend: Maior Salão de Negócios da América Latina comemora 15 anos

“Alagoas é a minha marca, a minha inspiração e a minha origem”. Ouvi esta frase (com toda ênfase) da estilista Sandra Cavalcante, em 2018, quando fez sua estreia no Minas Trend, o maior Salão de Negócios da América Latina, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). Desde então acompanho o trabalho autoral de Sandra, que sempre ressalta a “energia emanada através de suas mãos e das artesãs que colaboram na execução das peças únicas, singulares”. Sandra acolhe a todos com carinho especial e é capaz de alinhavar sonhos de muitas mulheres em suas criações de lindos modelos de chemise, saias com franjas em um rico trabalho em crochê. Além das bolsas e chapéus totalmente exclusivos com bordados e texturas inigualáveis. Querem mais? Então experimentem dar um jeans nas mãos de Sandra. Ela faz uma customização com as mais diversas tramas com rendas e pedrarias. Um luxo!

O tema da coleção by Sandra Cavalcante é Identidade e remete à cidade natal da estilista, Marechal Deodoro, em Alagoas, berço da renda filé

Para esta edição comemorativa dos 15 anos do Minas Trend, Sandra pensou em uma coleção que pudesse “refletir a minha cidade natal, Marechal Deodoro, a cultura da minha terra, berço do bordado filé. O material usado será a técnica utilizada nas minhas peças através da rede do filé, unindo a bordados, crochê, franjas e variadas rendas”, pontua.

Com a sua alegria, ela afirma: “O Minas Trend foi um divisor de águas na minha carreira como criadora de moda. Através da participação no evento, obtive resultados positivos e conexões transformadoras em questão de comercial ao reconhecimento da minha moda autoral. O futuro é agora! Nossa marca contribui com uma moda sustentável, pensando cada vez mais no meio ambiente. E acredito no trabalho que realizo de uma moda inclusiva, na qual, atuo há 25 anos no mercado, apoiando bordadeiras e a valorização do trabalho manual do meu estado Alagoas. Quero cada vez mais, ajudar através do meu trabalho a essas mulheres para tornar possível a independência financeira”.

Todos os holofotes para o DNA do trabalho de Sandra Cavalcante

Pergunto a Sandra, qual o caminho que a moda autoral tem trilhado? “Está servido de inspiração para quem faz moda no mundo. Agora necessita que a sociedade brasileira reconheça e potencialize o que é feito em nosso país. Mas um passo foi dado nesse reconhecimento. Espero que não seja uma tendência momentânea. Mas vejo no momento atual, um discreto olhar de carinho na valorização do trabalho manual, mas é urgente que a mídia, o mercado, a sociedade apoiem e comprem o que é produzido por esses talentos criativos. Existe muita coisa boa sendo feita em cada canto deste país”.

Ela conta que sua marca está em sinergia com a economia circular: “Tudo em nossa produção é reaproveitado, simplesmente nada é descartado. Nossos materiais de estoque são reaproveitados, não existe desperdício, transformamos simplesmente tudo. A nossa técnica de manuseio na rede de filé é uma exclusividade da nossa moda, além de todo trabalho feito nessa rede com crochê, bordados, pedrarias, franjas e variadas rendas”.

“O futuro é agora. Nossa marca contribui com uma moda sustentável”

Quais as dores e as delícias de continuar se dedicando ao cenário da moda brasileira? “A dor está na busca de um reconhecimento total do feito à mão. O maior orgulho é saber que a minha moda impacta de forma positiva na vida das minhas colaboradoras e clientes, minhas inspirações.Tudo que produzimos ou realizamos é com muita dedicação e amor em todos os detalhes”, frisa.

Minha moda é criada por várias mãos, é colaborativa, diversa, sustentável, resgata os saberes passados de gerações a gerações e com responsabilidade ambiental e social – Sandra Cavalcante, designer

Afirma que está investindo no planejamento de seu e-commerce, “no entanto a elaboração de ações físicas têm sido grande”. Dá-lhe, Sandra! É assim que ela gosta: o olho no olho, a troca de energia e experiências. Mas, os avanços tecnológicos são vitais e estarão em sinergia com suas criações nesta edição do Minas Trend. “Estamos focando no conteúdo especial para o digital. O tema da coleção é Identidade. Vamos fazer com que o nosso consumidor conheça detalhes do processo criativo da nossa coleção até chegar ao evento. Estaremos ainda mais marcando presença nas redes sociais, com uma programação de ações voltadas para apresentar todo o nosso DNA e as novidades da marca”.

O sonho de Sandra Cavalcante? “Cruzar fronteiras para o mercado internacional e levar meu estado e o meu trabalho para outros países. Sei que é possível, pois já senti a boa aceitação em alguns lugares”.