O reverberar dos novos tempos da indústria da moda segue em alta potência depois de um período transformador em função da pandemia. E, cada vez mais, vemos a cadeia de ponta a ponta mudar o mindset e adequar-se às tecnologias e práticas inovadoras. O futuro é agora. Em 24 meses, empresas tiveram que se readaptar em um salto tecnológico que levaria uns cinco anos quando se trata do universo high tech e lançaram mão do omnichannel. Aprendemos a viver em uma realidade entre o mundo digital e o físico no desenvolvimento de novas experiências de relacionamento e consumo e lançarmos luz cada vez mais em pautas sobre as questões socioambientais. Totalmente em sinergia com o turning point, a 27ª edição do Minas Trend – com o maior Salão de Negócios da América Latina –, promovida pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), foi realizada semana passada, em formato phygital, reunindo, presencialmente, no Expominas, em Belo Horizonte, marcas mineiras e de diversos estados + compradores de Norte a Sul do país, e, no ambiente virtual, plataformas conectando labels + lojistas, e, no Youtube e Instagram do Minas Trend, diversas lives sobre sustentabilidade, responsabilidade e economia circular. Além de sair na frente do calendário da moda Primavera-Verão 2023, o Minas Trend proporcionou reflexões disruptivas sobre moda e comportamento. O evento é considerado como a principal plataforma de geração de negócios do setor no Brasil, movimentando o mercado nacional e gerando milhões de reais em negócios para toda a cadeia produtiva.
Com 15 anos de história, o Minas Trend com seu Salão de Negócios continua valorizando o DNA propulsor da moda autoral, plural, repleta de identidade e com ênfase no novo fazer e pensar sobre toda a cadeia produtiva de diversos setores. A simbiose perfeita entre a moda mineira e a de diversos estados do Brasil. Diante do cenário promissor e vislumbrando em 360 graus os novos horizontes, o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, revelou que estudos estão sendo realizados com o objetivo de viabilizar inéditos modelos de ação para “um Minas Trend 365 dias”. Além das consagradas edições realizadas em Belo Horizonte, a chancela do Minas Trend poderá ser levada a diversos eventos no país. “Estamos analisando projetos para termos o Minas Trend presente o ano todo. Com certeza, todas novidades vêm para melhor e para atender os anseios da comunidade da moda. Há, inclusive, propostas de levar o Minas Trend (uma versão pocket) para eventos em todo o país”, pontou, acrescentando que “o setor como um todo vai sair mais forte e criaremos e construiremos boas alternativas”.
O presidente da FIEMG lembrou que o setor moda tem a capacidade de empregar muito em Minas Gerais: “São 150 mil pessoas como parte integrante nas várias cadeias (vestuário, calçados, bolsas, couro, têxtil). É um contingente muito grande de pessoas e de famílias que vivem com esta renda. O segmento que está no Minas Trend serve como dinamizador da imagem da moda mineira como um todo. Mesmo quem não expõe aqui bebe um pouco nesse conceito, na percepção que é passada para os compradores do nosso estilo, da nossa cultura. Por isso, o evento é tão importante: ele consolida a imagem da moda mineira para o país e tem a adesão de expositores de vários estados”.
Segundo dados divulgados pela FIEMG, o estado possui hoje 32,7 mil empresas na cadeia produtiva da moda, sendo 8,8 mil indústrias e 23,9 mil comércios. Entre os 853 municípios não há um em que não haja empresário produzindo moda, gerando emprego e distribuindo renda.
RECONHECIMENTO INTERNACIONAL E INCENTIVO À EXPORTAÇÃO
Os holofotes internacionais também têm sido voltados para o Minas Trend e esta edição contou com a presença de compradores provenientes de países como Inglaterra, Alemanha, Itália, Mônaco, Israel, Bolívia, Paraguai e Uruguai. Eles participaram do projeto “Encontro de Negócios Internacionais – Minas Trend”, promovido pelo Centro Internacional de Negócios da FIEMG, que consiste na realização de agendas de negócios entre empresas brasileiras do setor da moda, expositoras da 27ª edição do Minas Trend para estimular a exportação e abrir novos mercados, melhorar a relação comercial das empresas para torná-las mais competitivas, proporcionando novas oportunidades de negócios para a indústria da moda, além de promover a imagem do Brasil e do estado de Minas Gerais como destino para investimentos, negócios e parcerias.
O IMPORTANTÍSSIMO APOIO DO SEBRAE MINAS
Ainda durante entrevista, Flávio Roscoe contou com a presença do superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha, que ressaltou: “Minas tem uma tradição e uma grande história ligada à moda e o Minas Trend é relevante no sentido de fomentar o setor importantíssimo. Falava-se muito da cadeia da moda no Brasil olhando para o eixo Rio- São Paulo e, de repente, o Minas Trend aparece no cenário, entra no circuito para mostrar tendências e, acima de tudo, promover aquilo que para o Sebrae é o mais importante: incentivar as empresas a fazerem negócios”.
De acordo com Afonso, o Sebrae Minas segue oportunizando para o estado a inserção de micro e pequenas empresas, que representam 99% do universo de todos os setores das empresas brasileiras. “O que nós vivenciamos durante o período da pandemia foi uma queda significativa do setor. Não adiantava a indústria produzir, porque o comércio não conseguia vender, e vice-versa. Durante esse período, o Sebrae Minas cresceu muito no atendimento às micro e pequenas empresas, principalmente com as demandas de finanças e de marketing digital. Nós conseguimos ajudar as empresas a encontrar durante esse período da pandemia alternativas que mudaram a vida das empresas e, o mais importante, assim como o Minas Trend aprende, nós também aprendemos com esse relacionamento com as empresas. O legado da pandemia fica e, agora, nós estramos no modo ‘phygital’, que é conseguir trabalhar o físico e o digital, simultaneamente”, relata.
Para ele, a parceria entre a entidade e a FIEMG é um orgulho e a intenção é que ela perdure por muito tempo. ”Queremos continuar junto, principalmente porque temos a consciência clara da importância do Sebrae para as micro e pequenas empresas”, conclui Afonso.
AS AÇÕES REVOLUCIONÁRIAS PARA EXPORTAÇÃO DA INDÚSTRIA MINEIRA
“Realizamos mesmo durante a pandemia inúmeras ações para o segmento de moda com a digitalização. Fomos pioneiros no convênio com a Amazon americana em que as marcas brasileiras estão colocando seus produtos no mercado dos Estados Unidos diretamente pela plataforma. Promovemos cursos na área financeira, pois vimos, na pandemia, que muitas empresas tiveram dificuldades financeiras, de planejamento, como se reorganizar. Comércio fechado, os clientes às vezes sem saber o que fazer e as marcas com coleção pronta. Foram tempos muito difíceis mas, com muita criatividade e capacidade de reinvenção tudo pode ser operado e transformado e o Minas Trend está aqui, resultado disso. Quase 100 marcas expondo – relevante para esse momento”, frisa Flávio Roscoe.
E indaga: “Qual é a vantagem desse mundo digital, do e-commerce, das plataformas digitais? É que no passado quem exportava para grandes cadeias de varejo tinha que adaptar a moda à realidade local, os tamanhos idem. Muitas vezes, você perdia a essência, vendia moda brasileira, latina com padrão americano. Tentava-se adaptar. O e-commerce hoje diz: ‘Você não precisa mudar nada da sua coleção. Vai colocar naquele mercado e atingirá o público-alvo. Ele está nos Estados Unidos, por exemplo, onde vivem mais de 100 milhões de latinos com poder de compra. No passado, eles não tinham essa percepção e nem local onde comprar moda brasileira. E faziam parte do padrão do consumidor americano mainstream. Então, há todo um trabalho que a gente vem fazendo de inserção de cultura de exportação”.
A parceria com a Amazon (utilizando o programa Global Selling da gigante do e-commerce e tecnologia mundial) tem com o objetivo de facilitar a exportação de produtos das indústrias mineiras diretamente para os consumidores dos Estados Unidos. (O e-commerce transfronteiriço representa, atualmente, 20% do e-commerce global, sendo que 68% dos produtos comercializados são dos setores de vestuários, calçados e acessórios). As empresas fazem a inscrição na plataforma e serão duas as formas de entrega: 72 horas, se o produto sair do Brasil, e, se a marca quiser fazer um depósito nos Estados Unidos, são 48 horas para chegar a qualquer lugar daquele país. Foram abertas as possibilidades para todos os segmentos industriais. Todos que geram produto final podem comercializar no mercado americano. “É um projeto revolucionário se lembrarmos que uma marca para comercializar seus produtos nos Estados Unidos tinha que fazer um planejamento de milhões de dólares”, pontuou Flávio Roscoe em novembro passado, quando o projeto foi lançado.
(Só nos Estados Unidos, país sede da Amazon, 87% da população tem acesso à internet e as vendas via e-commerce, em 2020, foram de US$ 705 bilhões, sendo que cerca de 33% dos consumidores americanos fizeram compras internacionais no último ano via marketplace).
MINAS TREND PROPULSOR DAS MAIS DIVERSAS PLATAFORMAS NA WEB PARA CONECTAR MARCAS E LOJISTAS
Três empresas de tecnologia estão em sinergia com Minas Trend Phygital para conectar marcas e lojistas de moda no ambiente digital. A parceria com a startup Teceo foi lançada na edição passada. Oferece uma plataforma colaborativa que entrega soluções para o mercado B2B de moda, com tecnologia, facilidade e inovação. De acordo com o CEO da Teceo, Guilherme Scalon, através da plataforma digital o lojista tem acesso às marcas selecionadas e a eventos digitais exclusivos, vitrine e showroom virtual da marca onde consegue experimentar suas coleções, acompanhar live shops, comprar de forma colaborativa e gerenciar todos os seus pedidos, tudo em um só lugar. “A Teceo é uma plataforma digital que conecta marcas e lojistas de moda. Com foco no atacado, facilita a colaboração entre o time de vendas da marca e o comprador da loja multimarcas, seja em atendimento remoto ou presencial”, revela.
A Clara Virtual, juntamente com o Minas Trend, traz uma solução completa de posicionamento digital para os clientes do evento, desde o lançamento de lojas online à criação de conteúdo estratégico. A fundadora e diretora de projetos da empresa, Priscila Sousa, pontua que a Clara Virtual é uma agência de alta performance com expertise em implementar negócios de moda online. “O mercado de moda já passou por uma transformação. Hoje, marcas e lojistas sabem o quão importante é a presença digital. Por isso, oferecemos soluções inovadoras e completas desde a gestão estratégica, marketing digital até o lançamento de uma loja virtual”, afirma.
Já Guilherme Séder, diretor de Inovação e Negócios da VRGlass, conta como o mundo corporativo tem abraçado o metaverso – de eventos a feiras, passando pelo ecommerce. “Criamos a plataforma VirtualTown que democratiza o acesso ao metaverso, pois o acesso é feito pelo celular mesmo, sem necessidade de baixar qualquer APP e não precisa de óculos de realidade virtual e a partir dessa plataforma é possível criar e fazer a gestão de metaversos. E quando pensamos no universo na moda, podemos ter ambientes virtuais, exposição de produtos, provadores virtuais e você pode ir às compras com amigos e familiares e ter assistentes virtuais te auxiliando”, revela.
HUB DE ECONOMIA CRIATIVA É INAGURADO EM EDIFÍCIO HISTÓRICO COM ARQUITETURA DE OSCAR NIEMEYER
Localizado na Praça Sete de Setembro, bem no centro da capital mineira, um belíssimo e imponente edifício da década de 50, com as linhas sinuosas saídas da prancheta do mestre do modernismo, Oscar Niemeyer (1907-2012), passou por um retrofit, processo que tem por objetivo restaurar prédios antigos de forma a preservar a arquitetura original em simbiose com as novas tecnologias. E, na mesma semana da realização da 27ª edição do Minas Trend – Maior Salão de Negócios da América Latina -, o local passou a abrigar o P7 CRIATIVO, primeiro hub de inovação e economia criativa do país e que ocupa os 25 andares do prédio ícone da arquitetura.
“O P7 será uma grande oportunidade para os cidadãos de Belo Horizonte alçarem novos voos. Esta é a casa de todos os empreendedores. E a economia criativa depende da interface entre vários setores”, afirmou o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, em cerimônia com a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema; do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, do Presidente da Associação P7 Criativo, Gustavo Macena e da Gerente do P7 Criativo, Márcia Azevedo, entre outras autoridades e empresários.
O P7 Criativo tem como missão de promover negócios que têm a criatividade e a inovação como ingredientes fundamentais e trabalha para criar uma comunidade ativa de empresas e profissionais das seguintes áreas: audiovisual, moda, software e tecnologia da informação, design, comunicação, arquitetura, games, música, pesquisa e desenvolvimento, arte, cultura e gastronomia.
Foram construídas 412 estações de coworking, salas privativas, museu, biblioteca digital e laboratório aberto com núcleo de design, espaço de convivência, auditório e restaurante. O edifício está sob gestão da FIEMG por 20 anos.
No site do P7 Criativo, você pode constatar o objetivo frisando que, dentro desse ecossistema rico e diverso, o P7 age como um facilitador, criando sinergias entre os negócios, estimulando o surgimento de ideias e favorecendo as interações profissionais. Assim, o hub oferece, além de uma estrutura de ponta para abrigar empresas e projetos, um ambiente colaborativo e inspirador”.
Os novos horizontes já estão sendo desenhados!
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