Olhar plural no que tange o setor moda de uma ponta a outra da cadeia produtiva, potência intrinsecamente ligada à geração de negócios e o fazer a roda da economia criativa girar full time. E podemos acrescentar ainda os holofotes voltados para o compartilhar conhecimento, proporcionar a moda em sinergia com a tecnologia e as diversas artes e saberes. Pontuei alguns exemplos de mélanges, ou conexões, que refletem o Minas Trend, o maior Salão de Negócios da América Latina, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), detentor da chancela de sair na frente do calendário da moda nacional com suas inovações e fomentar os negócios e a indústria da moda nacional. Pensar em “A moda no horizonte“, tema da 29ª edição de um evento consagrado há mais de 15 anos, e a ser realizado entre os dias 11 e 13, na capital mineira, tem um significado especial: o constante processo de expansão em 360 graus, oxigenando os horizontes, como já escrevi aqui ao conferir in loco o Minas Trend desde o suas primeiras versões. Na edição passada, ao longo dos três dias foram gerados cerca de R$ 20 milhões em negócios.
Nesta edição, com a proposta de ocupar joias arquitetônicas do Centro de Belo Horizonte – com grande diversidade de épocas e estilos -, o Minas Trend busca incentivar a valorização da região da capital mineira, além de proporcionar uma imersão em parte de sua história e nos levar a refletir também sobre as estreitas relações entre moda e arquitetura. A escolha das “locações” para a realização do Maior Salão de Negócios da América Latina, desfiles, palestras, workshops e exposições paralelas, prima pela excelência de olhares múltiplos, permitindo também uma alquimia com a alma de Belo Horizonte. O fascinante Centro da cidade reúne exemplares de construções neoclássicas, art nouveau, art déco, ecléticas e… modernistas, concebidas por gênios da arquitetura que, com seus traços disruptivos, eternizaram formas livres e inovadoras em uma sincronia com o legado da histórica Semana de Arte Moderna de 1922, marcada pelo reverberar a identidade da nossa arte. Em síntese: oportunidade do apreciar e se deter sobre o belo.
Uma das características interessantes do evento é criar uma completa imersão no espírito mineiro, atuando em várias frentes como moda, arte, gastronomia, música, palestras e proporcionando a possibilidade de novos olhares e sentimentos a serem descobertos dentro da “mineiridade”.
A abertura da semana de moda terá como cenário os jardins do Palácio da Liberdade, construção do século 19, em estilo eclético, mesclando elementos do classicismo romântico francês na fachada e neobarrocos e renascentistas italianos. No dia 10, a “Passarela da Liberdade”, uma realização da Associação dos Criadores e Estilistas de Minas Gerais (A. CRIEM), por meio de Lei Estadual de Incentivo à Cultura, contará com os looks inspirados no tema Barroco Tecnológico, reunindo cerca de 50 estilistas, entre nomes com longa estrada na moda e jovens talentos. A curadoria será do presidente da Associação, Antônio Diniz, e dos diretores Victor Dzenk e Renato Loureiro.
O epicentro das negociações, reunindo players das indústrias de calçados, bolsas, acessórios, vestuário, moda-praia, lingerie e sleepwear e lojistas de Norte a Sul do país ávidos pelas inspirações e criações Primavera-Verão 2024, continua sendo o Minascentro, construção histórica em estilo neoclássico, tombada pelo Patrimônio Histórico, e um dos centros de convenções de Belo Horizonte mais incensados e localizado em frente ao tradicional Mercado Central da cidade.
No dia 11 de abril, no Minascentro, Sclub e TD, marcas de pronta-entrega da Skazi e Tufi Duek, apresentarão coleções atuais na passarela do Minascentro. O desfile trará 50 looks que ficarão expostos nos showrooms das marcas para quem quiser comprá-los.
Já as palestras, workshops e exposições ocorrerão em construções como O Museu de Artes e Ofícios, instalado no impressionante conjunto histórico da antiga Estação Ferroviária Central de Belo Horizonte, na Praça Rui Barbosa; Centro Universitário UNA; Museu da Moda de Belo Horizonte – MUMO. É o primeiro museu público de moda do Brasil e que ocupa um casarão em estilo eclético, com elementos do neogótico e características manuelinas. A localização privilegiada destaca a imponente torre do castelinho com escadaria estruturada, onde no início do século 20 era um must para observar a cidade. No dia 12, em formato pocket, haverá um desfile com marcas tradicionais, veteranas e novatas. Entre elas, estão: Arte Sacra, Barbara Bella, Victor Dzenk, B.Bouclé e Candê na linha do vestuário, Claudia Marisguia na linha de acessórios e Junia Gomes nos calçados, que vão apresentar preciosidades de acervos que trazem o DNA de cada label. Com apoio cultural da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o evento será precedido por uma apresentação musical dos grupos Música Figurata e OpemG.
Além disso, o público também terá oportunidade de apreciar as exposições: “Alceu Penna: inventando a moda do Brasil“, sobre a trajetória do estilista, e “Saberes de Costura: do molde à roupa“.
A música barroca dos séculos XVI, XVII e XVIII ainda está presente nos dias de hoje em diferentes manifestações da música pop mundial. Para mostrar esse paralelo, os grupos Música Figurata e OpemG apresentam o espetáculo “Do barroco ao pop” em seis apresentações em diversos palcos da cidade, de 12 a 26 de abril.
E o P7 Criativo, primeiro hub de inovação e economia criativa do país, que ocupa os 25 andares de um edifício projetado por Oscar Niemeyer em 1953, na Praça Sete de Setembro, também será palco de inúmeras palestras. O belíssimo e imponente edifício da década de 50, com as linhas sinuosas saídas da prancheta do mestre do modernismo, Oscar Niemeyer (1907-2012), passou por um retrofit, processo que tem por objetivo restaurar prédios antigos de forma a preservar a arquitetura original em simbiose com as novas tecnologias. E quem ama moda tem ainda a chance de acompanhar uma programação na web com palestras e lives realizadas por especialistas. O Minas Trend, com certeza coloca em foco os valores e a cultura mineira, por meio da moda e da economia criativa, em simbiose com a produção de todo o país, ocupando espaços cada vez mais relevantes e beneficiando toda a cadeia do setor. Foram construídas 412 estações de coworking, salas privativas, museu, biblioteca digital e laboratório aberto com núcleo de design, espaço de convivência, auditório e restaurante. O edifício está sob gestão da FIEMG por 20 anos.
O P7 será uma grande oportunidade para os cidadãos de Belo Horizonte alçarem novos voos. Esta é a casa de todos os empreendedores. E a economia criativa depende da interface entre vários setores – Flávio Roscoe, presidente da FIEMG
A efervescente produção da moda mineira em todo o território nacional é sinônimo de inovação e competência. No total, são 55.253 unidades industriais voltadas à confecção da moda, traduzida em artigos de vestuário, calçados e bolsas, joias e bijuterias, entre outros itens. Minas Gerais abriga cerca de 13,37% de todas as unidades fabris do segmento no território nacional. São 7.836 empresas empregando 118.517 trabalhadores. Entre os 853 municípios não há um em que não haja empresário produzindo moda, gerando emprego e distribuindo renda. Segundo o Panorama Setorial da FIEMG, são 10,66% em participação em relação a todo o Brasil, com 1.111.431 de empregados. A receita líquida das vendas no estado de Minas Gerais, em 2020, chegaram a R$ 10,3 bilhões, o que representa um percentual de 7,8% de todo o país, segundo a Pesquisa Anual Industrial do IBGE, realizada em 2020.
As exportações brasileiras do segmento somaram US$ 4,3 bilhões em 2021. Só no estado de Minas Gerais totalizaram US$ 214,5 milhões, apontando um crescimento de 67,2% em relação a 2020 e ampliando a participação mineira em relação à brasileira de 4,2% apurados em 2012 para 5% em 2021.
A RESPONSABILIDADE SOCIAL EM RELAÇÃO AO AQUECIMENTO GLOBAL
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, tem enfatizado sempre diante do Relatório Sobre o Clima: “Trata-se de um alerta vermelho para a humanidade. Os alarmes são ensurdecedores: as emissões de gases de efeito estufa estão sufocando o nosso planeta”. Portanto, nós não temos um segundo planeta Terra e somos todos responsáveis sobre o que está ocorrendo. A partir da equação inovação + sustentabilidade + o futuro dos negócios, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, Flávio Roscoe, comentou em entrevista exclusiva ao site, logo depois do período da pandemia, sobre e iniciativas que vêm sendo implementadas na sua gestão à frente da FIEMG: “A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais foi uma das cinco primeiras entidades empresariais do mundo a assinar o compromisso Race to Zero. O governo do estado de Minas Gerais foi o primeiro da América Latina e Caribe a aderir à ação global e, a FIEMG, a primeira a dar esse passo no Brasil. E já começamos a mapear a pegada de carbono das 200 maiores indústrias mineiras”.
PLATAFORMA EM ALTA POTÊNCIA
O Minas Trend tem como DNA ser a principal plataforma de geração de negócios do setor moda no Brasil, na qual empresas e lojistas dos segmentos de vestuário, calçados, bolsas, bijuterias deluxe, lingerie, moda-praia e sleepwear e bijuterias movimentam milhões de reais para toda a cadeia produtiva. E, além do evento físico, foi pioneiro em investir no omnichannel com a realidade que vivenciamos na pandemia. Acelerou a comunicação phygital (física e digital), proporcionando também um ambiente de alta performance na web, no qual marcas e lojistas podem interagir em um showroom exclusivo. Desses novos horizontes foi concebido o Minas Trend Now: oportunidade para que marcas de pronta-entrega também participem do evento. Dessa forma, as marcas poderão atender aos compradores em seus próprios showrooms ou no salão de negócios da feira, reforçando o objetivo da edição em “ampliar os horizontes”, conectando o evento com outros pontos da cidade.
A ideia é mostrar que o alcance como marca e evento de negócios está cada vez maior,
com uma programação mais intensa, mais diversificada e em mais lugares da cidade,
ampliando a informação e alcançando mais pessoas. A “Moda no Horizonte” também
pode trazer a ideia de mais oportunidades e infinitas possibilidades – Mariângela
Miranda Marcon, presidente da Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios da FIEMG e
presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Juiz de Fora (Sindivest-JF)
Esse novo formato visa dinamizar o investimento e a agenda do lojista durante a sua permanência em Belo Horizonte, além de incrementar os negócios dos expositores ao promover maior giro das coleções já produzidas. Segundo Rogério Vasconcellos, presidente do Sindivest-MG, essa nova configuração gerou uma maior concentração de expositores ao permitir a compra antecipada da próxima coleção e também de artigos para complementação de estoque. “A iniciativa incentiva uma maior permanência do comprador no evento que, dessa forma, pode efetuar suas compras em um único lugar, contribuindo para os negócios de todos os expositores e aumentando, consideravelmente, o número de marcas em relação à edição anterior”, afirma.
“Estamos muito otimistas com a adesão de marcas pronta-entrega, um grande diferencial nesta edição, e as possibilidades de negócios pós-pandemia. O mercado está melhorando, com o mês de março sinalizando uma excelente reação para o setor, fato que aumenta nossa expectativa para esta edição do Minas Trend – Rogério Vasconcellos, presidente do Sindivest-MG
O Minas Trend é uma realização do SESI, SENAI e FIEMG, com apoio master do Sebrae Minas e patrocínio da CDL, Bling e Banco Inter.
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