“De portas abertas para os melhores negócios da moda”. Guarde esta frase. Em tempos em que nos conectamos cada vez mais com o nosso eu, refletimos sobre ações inovadoras, ressignificando oportunidades e modelos de negócios com mudanças de mindset e aceleração de tecnologias, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) proporciona um grande incentivo ao setor moda com a realização da 26ª edição do Minas Trend, tendo como ênfase o maior Salão de Negócios da América Latina. Entre os dias 1º e 4 de novembro, todos os holofotes da indústria da moda estarão voltados para o Expominas, em Belo Horizonte, onde 90 marcas mineiras e de diversos estados darão o start às vendas de suas coleções outono-inverno 2022, recebendo, nos estandes, lojistas, compradores de Norte a Sul do país, fomentando o girar da roda da economia. Simultaneamente, na web, poderemos, através de lives, acompanhar reflexões sobre a moda, alinhavando ideias para inovação, sustentabilidade, responsabilidade e economia circular de uma ponta a outra da cadeia produtiva. A informação é de extrema importância para guiar o mercado de maneira mais assertiva e é preciso pensar o futuro com muita união. Com vocês, o Minas Trend Phygital!
O Minas Trend com seu maior Salão de Negócios da América Latina tem a chancela da vanguarda por antecipar inspirações e tendências do calendário da moda. O evento é a principal plataforma plural de geração de negócios do setor no Brasil e indutor da sinergia entre indústria e marcas até o grande protagonista: o consumidor. E contribui para a moda ser um espelho do nosso tempo, reflexo da humanidade, quebrando paradigmas. As ações realizadas na capital mineira replicam na cadeia produtiva de maneira ímpar e o Salão de Negócios é fundamental tanto pela força da criatividade e empreendedorismo de marcas que ali comercializam suas coleções, como também por impulsionar as indústrias dos setores têxtil, de confecção, de calçados e de acessórios, além proporcionar conhecimentos transversais à diversas áreas.
O presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, pontua que o Minas Trend movimenta o mercado nacional e gera milhões de reais em negócios para toda a cadeia produtiva: “O evento surgiu para alavancar os negócios e aproximar fabricantes de lojistas. Nesta edição de retorno, após um intervalo em função da pandemia, o Minas Trend tem foco total nos negócios de moda, gerando oportunidades para uma das principais cadeias produtivas do país e atuando para alavancar a retomada do setor”. Acrescenta ainda que o olho no olho será importante para a retomada desse novo momento da moda. “O evento promove o intercâmbio de experiência entre os participantes e consegue, assim, estimular o crescimento e a organização desse setor que é tão próspero, empregador e criativo”, comemora.
Com a participação de 90 marcas dos segmentos de vestuário, calçados, bolsas, joias e acessórios, o Salão de Negócios, exclusivo para lojistas e compradores, realizado no Expominas, o maior centro de convenções e eventos do estado, estará aberto de 10h às 20h. As visitas aos estandes serão limitadas e agendadas. Com isso, as marcas podem expor seus produtos com maior segurança, garantindo o distanciamento entre as pessoas e seguindo o protocolo sanitário de prevenção à Covid-19. E o Minas Trend Phygital, além de disponibilizar a programação das lives em seus canais na internet, firmou uma parceria exclusiva com a Teceo, plataforma integrada de tecnologia e inteligência artificial para a moda, para proporcionar às marcas e lojistas credenciados um ambiente virtual para a experiência de um showroom com infinitas possibilidades de negócios.
O Minas Trend, como integrante ativo do ecossistema de inovação, vem ladrilhando um caminho também de dinamismo e concretização de ações que visam proporcionar parcerias, oportunidades de negócios entre stakeholders da indústria têxtil. Na edição histórica de número 25, cujo tema foi “Tecendo futuros”, realizada antes da pandemia, com o Salão de Negócios apresentando um aumento de até 60% nas vendas, constatamos a presença do setor têxtil entre os expositores e a simbiose entre a indústria e a geração de negócios pensando o presente e o futuro e um horizonte de criações no qual a sustentabilidade é a grande aliada. Portanto, o evento segue na direção de conquistar outra chancela: a de maior feira têxtil e plataforma de lançamento da indústria mineira. À época, diante dos expressivos resultados, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, Flávio Roscoe, comentou: “As inovações que são criadas aqui merecem ser destacadas. Queremos apresentar o DNA da indústria mineira e pretendemos que a plataforma para isso seja o nosso evento”.
Para o presidente do Sindicalçados-MG, Luiz Barcelos, a nova edição do Minas Trend tem gosto especial, pois traz de volta o presencial e o olho a olho entre os participantes. “É fundamental para a troca de experiência e networking entre os participantes”, ressalta. O presidente do Sindivest-MG, Rogério Vasconcelos, também comemora a retomada do evento de extrema importância para o mercado mineiro. Já o presidente do Sindijoias, Manoel Bernardes, afirma que é uma oportunidade para as marcas se apresentarem neste momento de reaquecimento da economia. Opinião compartilhada também pelo presidente do Sindibolsas-MG, Celso Afonso: “Sinaliza a volta dos eventos mais importantes do país e o início de um novo ciclo de normalidade. O setor de bolsas tem se mostrado em recuperação e a presença já confirmada de lojistas no evento é a comprovação”.
Como já frisei, o Minas Trend é um importante ambiente de negócios e de troca de experiências com muita empatia. Estimula a participação de novas empresas, a capacitação do mercado e conecta a indústria à sociedade. A missão primordial do evento é mostrar para o Brasil e o mundo a qualidade da nova engrenagem de todos os processos e Minas Gerais proporcionando a outros estados que também estejam nesta nova jornada. “O Minas Trend é um dinamizador da nossa cultura, que é um patrimônio histórico”, sempre observou Flávio Roscoe.
Em tempo: a indústria têxtil brasileira é a segunda maior empregadora da indústria de transformação, perdendo apenas para alimentos e bebidas. Segundo dados divulgados pela FIEMG, o estado possui hoje 32,7 mil empresas na cadeia produtiva da moda, sendo 8,8 mil indústrias e 23,9 mil comércios, gerando 209 mil empregos, sendo 121.390 trabalhadores na indústria e 87,6 mil pessoas no comércio. Entre os 853 municípios não há um em que não haja empresário produzindo moda, gerando emprego e distribuindo renda.
A ERA DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA 4.0
Tenho comentado que estamos vivenciando a Quarta Revolução Industrial, realidade que nos faz compreender o papel das máquinas, assim como o das inovações que elas promovem. A indústria da moda parte para novas abordagens com redução de custo e tempo. Palavras que preconizam o conceito de indústria 4.0 e integrado com os avanços na indústria química, pois o horizonte já aponta para a Quinta Revolução Industrial, unindo high tech com biotecnologia. Mas com tanto vanguardismo é essencial entender as novas formas de comportamento. Neste momento atual, os players das indústrias, profissionais inseridos em toda a cadeia produtiva e consumidores têm refletido sobre as práticas que permearão – com certeza – o produzir moda no Brasil e no mundo e já sentimos o reverberar de ações sobre economia circular, zero waste, sustentabilidade + consumo consciente na produção.
Sustentabilidade adquiriu uma importância gigantesca para tornar-se uma prática cotidiana com grande impacto na escolha do produto final pelos consumidores conscientes. E o Minas Trend lança luz sobre as diretrizes da Agenda 2030 – Plano de Ação da ONU, que visa o desenvolvimento sustentável e que indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos. São objetivos e metas claras para que os países atuem no espírito de uma parceria global para o desenvolvimento econômico, a erradicação da pobreza, da miséria e da fome, a inclusão social e a sustentabilidade ambiental.
E temos visto o movimento das indústrias têxteis e de confecção adotarem a prática da economia circular, que promove o desenvolvimento, regenera a integridade de todo o sistema por se basear na utilização de recursos renováveis continuamente reinseridos ou transformados em insumos para outras cadeias de valor. Ela possibilita a criação de capital econômico, natural e social para favorecer o surgimento de novas oportunidades de negócios, inovação em processos e desaceleração das mudanças climáticas. No modelo circular, os fluxos são inspirados na natureza para gerar resiliência, pensados de maneira sistêmica, contribuindo na promoção de novos elos na cadeia produtiva.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DAS LIVES
1º de novembro
SEGUNDA-FEIRA, 18h
Live – Tendências do outono/inverno 2022 para o vestuário
Marcela e Carolina Malloy, diretoras da Arte Sacra, contam quais serão as tendências para a moda festa e casual no outono/inverno 2022
Palestrante-Convidados: Marcela e Carolina Malloy, mediação de Anna Magalhães
Mais informações: Assista no Instagram @minastrend_
1º de novembro
SEGUNDA-FEIRA, 19h
Live – Tendências do outono/inverno 2022 para as bolsas
Luiza Lopes, estilista da Isla Bolsas, conta quais serão as tendências para as peças no outono/inverno 2022
Palestrante-Convidada: Luiza Lopes, mediação de Anna Magalhães
Mais informações: Assista no Instagram @minastrend_
2 de Novembro
TERÇA-FEIRA, 11h
Minas Trend Phygital
Saiba como vai funcionar a plataforma digital do Minas Trend e a importância do ambiente online para impulsionar as vendas. Para falar do tema, a consultora em planejamento estratégico Marcia Croce, o proprietário da Teceu, plataforma de marketplace, Guilherme Scalon e o empresário Manoel Bernardes.
Palestrante-Convidados Marcia Croce e Guilherme Scalon, mediação de Manoel Bernardes
Mais informações: Assista no youtube.com/minastrend
3 de novembro
QUARTA-FEIRA, 11h
A moda e suas perspectivas para o futuro
Quais as perspectivas para a moda depois dos últimos anos? E dentro dessas perspectivas, como ficam as tendências? Como fazer a melhor pesquisa? A professora de jornada acadêmica da UNA, Gabriela Penna, vai falar sobre esses e outros pontos de vistas sobre o futuro da moda no Brasil e no mundo.
Palestrante: A palestra será presencial para os participantes do evento e pública no youtube.com/minastrend
3 de Novembro
QUARTA-FEIRA, 16h
Live – Tendências do outono/inverno 2022 para os acessórios
Mariana Penteado, consultora de estilo da Hector Albertazzi, conta qual serão as tendências para os acessórios no outono/inverno 2022 Mais informações: Assista no instagram @minastrend_
Palestrante-Convidada: Mariana Penteado, mediação de Anna Magalhães
Mais informações: Assista no Instagram: @minastrend_
3 de novembro
QUARTA-FEIRA, 17h
Marketing de Influência – Como escolher a melhor estratégia?
A influencer e proprietária da marca de acessórios finos Tilasm conta quais as melhores estratégias para contratar e trabalhar com influenciadores e impulsionar as vendas da marca.
Palestrante: Amanda Tayar
Mais informações: A palestra será presencial para compradores no evento e pública no youtube.com/minastrend
3 de Novembro
QUARTA-FEIRA, 19h
Insights do novo mercado de moda
Daniela Dornellas, curadora da plataforma Fashion Meeting apresenta nesta palestra a evolução de um ciclo que nos ensinou a olhar para os novos movimentos de mercado , o consumidor como centro e a inovação na criatividade para gerar respostas rápidas.
Palestrante: Daniela Dornellas
Mais informações: Assista no youtube.com/minastrend
4 de Novembro
QUINTA-FEIRA, 11h
Inspiração Criativa: Como transformar inspiração em produtos de sucesso
Quer aprender a trabalhar inspiração da forma correta? Nesta palestra, a líder de conteúdo da Use Fashion, Raquel Leão vai falar sobre metodologias que ajudam a transformar inspiração, insights e criatividade em um produto que pode ser sucesso entre seus clientes.
Palestrante: Raquel Leão
Mais informações: Assista no youtube.com/minastrend
4 de Novembro
QUINTA-FEIRA, 16:00 H
Live – Tendências do outono/inverno 2022 – Calçados
A designer de calçados Paula Bahia, dona da marca que leva seu nome, vai contar quais são as tendências para os calçados no outono/inverno 2022.
Palestrante: Convidado: Paula Bahia, mediação de Anna Magalhães
Mais informações: Assista no instagram @minastrend_
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