Minas Trend Phygital: A moda e suas perspectivas para o futuro. Sair da bolha é pensar coletivo


Gabriela Penna, doutora em Arte e Cultura Visual e mestra em Moda, Cultura e Arte do Centro Universitário UNA conduziu brilhantemente a live e pontou: “Entender o mercado é entender o zeitgeist (espírito do tempo) como uma conexão entre pessoas e o poder do consumidor consciente”. E mais: “em termos de sustentabilidade, o que está sendo desenhado e oferecido hoje tem a missão de restaurar. O regenerativo dá um passo adiante. A ideia é que o produto que desenhamos hoje tem a missão de restaurar e reparar o meio ambiente. Hoje já falamos em economia regenerativa. Impactar pouco já não é mais suficiente, precisamos regenerar o planeta para que os nossos descendentes tenham um futuro na Terra”

“Moda é linguagem instantânea”, definiu Miuccia Prada em sua famosa pensata sobre o universo fashion. A frase não poderia ser mais atual, tanto no sentido de comunicar ao mundo a personalidade de quem a usa como a da marca que a comercializa. Em sua 26ª edição, o Minas Trend com o maior Salão de Negócios da América Latina, patrocinado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), ofereceu a live “A Moda e Suas Perspectivas para o Futuro”, conduzida brilhantemente pela pesquisadora Gabriela Penna, doutora em Arte e Cultura Visual e mestra em Moda, Cultura e Arte do Centro Universitário UNA, em Belo Horizonte. Em cerca de uma hora, a pesquisadora falou sobre a nova relação entre as empresas e o consumidor, a necessidade de transparência nos negócios, a importância das pesquisas de tendências para o setor, Em termos de sustentabilidade, o que está sendo desenhado e oferecido hoje tem a missão de restaurar, entre outros temas.

“Vivemos a era da sociedade da informação, super veloz e cada vez mais global. Hoje a mutabilidade é regra, e não algo que acontece às vezes. Mudar o tempo todo tornou-se uma necessidade, é a tônica da Quarta Revolução Industrial. O que entendíamos por global versus local está se desintegrando. Eles não se opõem mais: conversam. E a moeda mais valiosa não é o dinheiro, mas a informação”, observa a pesquisadora.

A moda é o espelho do nosso tempo. “Não tem como pensar em uma peça de roupa ou em uma manifestação cultural e não lembrar do poder da moda. É  um dos campos mais significativos da nossa indústria, um dos mais rentáveis. Essa importância não tem só a ver com cifra, ela é um poder de transformação. Moda é cultura, é comportamento. É um vetor de transformação. A cifra é um detalhe diante do poder transformador da moda, que está engajada intimamente com as políticas, o processo econômico, a maneira como cada um enxerga através do tempo. A moda é uma conversa entre o eu e o coletivo e os processos do mercado”, pontua Gabriela.

As edições do Minas Trend pensam justamente nesse coletivo, nessas macrotendências. Dentro da perspectiva de evento de moda e negócios, procura-se organizar propostas que dialoguem com o momento. As edições do evento e com o maior Salão de Negócios da América Latina têm chamado muita atenção, porque sempre proporcionou reflexões sobre inovação, produção industrial, sustentabilidade, responsabilidade e diversidade. É maravilhoso pensar que, antes da pandemia, já estávamos elaborando esses processos de forma muito coletiva.

Mas que informação o empresário deve procurar? Primeiro, ele precisa saber quem é o seu cliente. Precisa conhecê-lo: o modelo antigo, em que as marcas ditavam o que seria moda, criavam tendências e determinavam o que era válido ou não ficou no passado. Não há mais espaço para a ditadura das grifes. “Quem não pauta suas estratégias e desenhos de produtos pelo desejo do público-alvo está desenhando para si mesmo. No mercado devemos servir a um propósito”, dispara Gabriela Penna. “Durante a pandemia, o consumidor olhou para o seu íntimo. E repensou seu comportamento de consumo, principalmente observando como suas marcas se posicionavam no mercado. Não se engana o consumidor. Transparência é a receita. Não dá mais para ser impreciso em dados, estratégias e rótulos”.

Resumindo, o consumidor exige que as marcas se posicionem diante de questões atuais como sustentabilidade, aquecimento global, desemprego etc. Não basta ser uma grife. É necessário dialogar com a visão de mundo do consumidor. “Para sabermos como o cliente pensa, contamos com a pesquisa de tendências. É ela que fornece informação para as empresas criarem desenhos mais assertivos. Elas entendem melhor o consumidor, as pessoas, a pertinência e o propósito da estratégia”, observa Gabriela Penna. “A informação de qualidade é a nossa maior vantagem competitiva. Usá-la para construir boas estratégias é o desafio. A pesquisa de tendências não atomiza o comportamento, por isso não cai na armadilha das bolhas. Achamos que o universo se resume aos nossos seguidores e a quem seguimos no Instagram. Pesquisar tendências é sair dessa bolha e pensar o coletivo. Entender o mercado é entender o zeitgeist (espírito do tempo) como uma conexão entre pessoas que não têm nada em comum”.

Essa conexão tem o protagonismo do indivíduo. É ele quem carrega e produz essas informações. A empresa que tem boas estratégias é a que tem o foco no poder que esse indivíduo tem dentro do seu propósito de mercado. Não é focar em produtos e serviços. É olhar quem vai consumi-los, saber quais são seus desejos, os motivadores. As estratégias moram nas pessoas. É o triunfo do consumo com propósitos. Determinar a missão de uma empresa é o ponto mais importante atualmente. A moda atua no campo simbólico sempre. É um dos campos que dá a moda mais poder. Por isso é tão transformadora: ela atua nas emoções, nos ímpetos mais profundos do ser humano. Ela conjuga com a Psicologia, com a Sociologia, com a Antropologia. Falar de moda falar do que é humano, do que é matéria humana. E isso precisa estar muito claro dentro dessas estratégias.

Case digno de ser ressaltado durante a live é o da Procter & Gamble, que convocou funcionários da Geração Z, formada por pessoas nascidas entre a segunda metade de 1990 e o começo de 2010 (sucedendo os Milleniums, que nasceram a partir do final de 1982), para criar uma marca chamada Next of Us, parceria desses jovens colaboradores com a empresa: “Esse primeiro experimento focou em produtos para cabelos texturizados. “A linha foi pensada por cerca de 30 funcionários, que desenvolveram a marca justamente para trazer o poder e a valorização de seu protagonismo. Iniciativas como essa criam sentido, fidelização e empoderamento”.

Quando pensamos no futuro, é necessário recorrer ao estudo das tendências. Há eixos importantes em que podemos apostar seriamente. O meio ambiente é um eixo fundamental para um futuro sólido. “Em termos de sustentabilidade, o que está sendo desenhado e oferecido hoje tem a missão de restaurar. O regenerativo dá um passo adiante. O produto que desenhamos hoje terá a missão de restaurar e reparar o meio ambiente. Impactar pouco não é mais suficiente, precisamos regenerar o planeta. Imagina uma blusa com poder para curar o solo ou uma garrafa de Nescau que contribua para tornar o deserto mais verde”, exemplifica Gabriela.

Algumas empresas já embarcaram nesse “futuro”. Um pote de cortiça da marca de cosméticos Lush, por exemplo, não é apenas 100% biodegradável: cada embalagem remove mais de 33 vezes seu peso em dióxido de carbono. Na indústria da moda, o conglomerado de luxo Kering, que detém marcas como Gucci, Balenciaga e YSL, entre outras, acaba de anunciar que criou um fundo regenerativo para a natureza. Suas grifes vão começar a usar processos regenerativos. Esse fundo vai regenerar um milhão de hectares nos próximos cinco anos.

Um grande eixo é o poder do consumidor, especialmente para se pensar em macrotendências. “O último eixo de que vou falar é a hibridez, que tem tudo a ver com essa edição do Minas Trend. Eu estou na minha casa enquanto a outra parte da equipe está no pavilhão. Esse é o conceito de híbrido. A quarentena acelerou o processo de digitalização. Se a sua empresa não estava em plataforma digital, com certeza você corrigiu essa situação durante a pandemia. Precisou fazer isso. Sem digitalização, não dava para sobreviver ao isolamento social, quando todas as liberdades foram confiscadas pela covid-19”, lembra Gabriela.

Mas está faltando um tópico essencial nessa conversa: e quando a pandemia finalmente passar? O que será de todas essas incríveis mudanças ocorridas em tão pouco tempo? Será que vamos retroceder ao ponto onde paramos? A pesquisadora Gabriela Penna faz sua aposta: “Será impossível não pensar no ‘phygital’, a presença física em sinergia com o digital. ‘Let’s get phygital’!, brinca Gabriela, citando a canção de Dua Lipa, ‘Let’s get physical’. O futuro será omnichannel, que é quando navegamos em todas as os canais de consumo. Não se esqueça de que não pode ser uma coisa na internet e outra na loja física. Até o início dos anos 2000, o consumidor tolerava plataforma digital diferente da loja. Hoje, se aborrece com isso. Antes, acreditava-se que a loja física tinha um público e a digital, outro. E que eles não conversavam. Mas eles conversam muito”.

Num já longínquo 2015, um relatório da Microsoft concluiu que quase 80% dos consumidores eram mais propensos a se envolver com experiências que ofereciam integração perfeita entre o mundo físico e o digital. “Embora pareçam diferentes, os habitantes desses universos são os mesmos: nós! E navegamos igualmente entre um e outro. O mais importante quando pensamos phygital é que ele é seja a interseção do físico e do digital de forma harmônica e plena. Marcas como a Balenciaga fazem estratégias tanto físicas quanto digitais no Fortnite”.

Mãos à obra.