A criação de um espaço exclusivo para lingerie, moda praia e sleepwear no Minas Trend, promovido pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), foi um sucesso. Tanto, que o setor continua em expansão e garantiu seu lugar no evento. E a marca Nêmesis Personalize, que estreou ano passado no maior Salão de Negócios da América Latina, repetiu a dose nesta 29ª edição. Há 27 anos fazendo peças exclusivas com as iniciais dos consumidores bordadas, a empresa localizada na cidade de Muriaé (MG), um dos maiores polos do setor de confecções, lança sua nova coleção. “Após esse período de crise mundial, acompanhando tudo que passamos nos últimos anos, produzimos peças básicas e clássicas, com o foco no slow fashion, reaproveitando tecidos da fábrica com detalhes, bordados, debruns. Pijamas em malhas super confortáveis com muita leveza e estampas exclusivas inspiradas em florais, anos 90 e divertidas”, detalha Loyana Simão, designer e empresária à frente da marca.
A moda brasileira tem muito potencial, temos muitos materiais, inventividade, nosso país tem uma diversidade enorme – Loyana Simão
Com a expertise de quase três décadas no business, ela diz como projeta horizontes para a label. “Tentamos ver o que que está acontecendo no mercado o tempo todo, nos atualizar, para não deixar a marca envelhecer. É fundamental continuar tendo uma visão do que o mercado está oferecendo, pedindo. Estamos atentos à questão ambiental. Estar antenado é o horizonte. É preciso olhar para frente. Tenho 50 anos e busco deixar minha marca sempre jovem dentro do mercado”.
Apesar de ser uma grife com uma chancela, a empresária divide as dificuldades do caminho até qui. “Foram muitas. Começamos bem pequenos. Eu e meu marido fazendo de tudo, até pregávamos os botão. Passamos por algumas situações de crise ao longo destes anos. No momento mesmo está bem desafiador, um dos períodos mais críticos que atravessamos nos últimos anos. A mão-de-obra está mais cara, os tecidos aumentaram absurdamente, uns 40%, e não repassamos isso tudo para os pijamas, porque não dá, né? Mas temos muita criatividade. Ninguém tem a criatividade do brasileiro”.
Após esse período de crise mundial, acompanhando tudo que passamos nos últimos anos, produzimos peças básicas e clássicas, com o foco no slow fashion, reaproveitando tecidos clássicos da fábrica com detalhes, bordados, debruns. Pijamas em malhas super confortáveis com muita leveza e estampas exclusivas inspiradas em florais, anos 90 e divertidas – Loyana Simão
No entanto, faz questão de pontuar: “A moda brasileira tem muito potencial, temos muitos materiais, inventividade, nosso país tem uma diversidade enorme. Precisamos valorizar cada vez mais isso e parar de querer copiar tudo que está lá fora e fazer do nosso jeito, adaptado para o nosso clima. Temos que olhar para nós, para o nosso mercado. Claro que a gente se inspira nas grandes marcas e temos as plataformas aí, mas é importante manter nossa essência, DNA. O brasileiro é alegre, solar, e isso estar presente nas criações faz diferença”.
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