“Somos uma marca que trabalha com a diversidade representada em diferentes corpos, cores e estilos. Esse é o nosso DNA. Somos resistência! Desenvolvemos nossas coleções voltadas para os desejos das potentes mulheres, sempre buscando elaborar o melhor. Estamos no mercado de moda há 26 anos, somos pioneiras no plus size no estado de Alagoas. O caminho foi enfrentado por muitas barreiras e preconceitos, mas a maior delícia é saber que conseguimos vencer com dedicação e amor. E o carinho que recebemos de nossas clientes anima a alma”. As frases contundentes são de Lara Amorim, sócia da marca Maneka, e resultado de anos de trajetória em prol da moda autoral. Pela sexta vez, ela estará no Minas Trend, maior Salão de Negócios da América Latina, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG).
Lara Amorim afirma que não poderia falar desta conexão entre Maneka e a nova edição do Minas Trend sem contar um pouco o que enfrentou durante os dois anos e meio de pandemia para poder estar nesse momento novamente no Salão de Negócios. “Eu tive que me reinventar. A minha fábrica antes voltada para a moda foi transformada em produtora de EPIs para atender empresas, governo e conseguir manter as minhas costureiras trabalhando. Graças a Deus, nós tivemos o apoio do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Alagoas e da Federação da Indústria do Estado de Alagoas. Produzimos mais de 120 mil máscaras. Agora, na retomada, estamos inaugurando uma nova fábrica: um galpão onde estamos fazendo cada detalhe carinhosamente para produzir toda a nossa coleção, inclusive a apresentada no Minas”.
A nossa coleção apresentada no maior Salão de Negócios da América Latina vai revisitar muito o trabalho da Maneka. “Já levamos para o Minas Trend um trabalho sobre a Ilha do Ferro, povoado ribeirinho do rio São Francisco; demos ênfase ao filé, renda produzida às margens das lagoas Mundaú e Manguaba e mergulhamos no sertão de Alagoas. Então, nós resolvemos dar uma repaginada nessas coleções apresentadas e agregar outros valores da cultura e do artesanato alagoano. A coleção foi batizada “Caminhando por Alagoas“, na qual vamos abordar cada lugar onde há um artesanato diferenciado no estado”.
Alagoas é um estado muito rico, o artesanato é muito forte. Em se tratando da inspiração para a coleção de inverno 2023, elaboramos uma imersão de conhecimento na riqueza humana. Desenvolvemos um importante estudo de pesquisa no sertão, agreste e na Zona da Mata, dando ênfase o que temos de melhor, com foco na arte e seus criadores. Uma maneira de resgatar as nossas origens – Lara Amorim
Os materiais usados são a união dos bordados e estamparias exclusivas ligadas às artes plásticas dos alagoanos, como as inspiradas em Dona Irineia com traços característicos das esculturas e tons terrosos para um paralelo com o barro; as formas orgânicas dos cactos de nossa região também são referências, além das diversas peças de madeira na Ilha do Ferro, verdadeiras esculturas criadas pelos homens.
“Eu queria lembrar também da importância das artesãs na cidade de Paripueira, em Alagoas, onde eu tive o prazer de ouvir de muitas integrantes da associação Artecer, depois de a Maneka apresentar a coleção Singeleza para o Minas Trend. Como elas ficaram conhecidas nacionalmente, passaram a receber encomendas de todo o Brasil! Essa é a forma como conseguimos contribuir com essas pessoas que estão na ponta da cadeia produtiva com seu feito à mão e que, muitas vezes, não são conhecidas, porque não têm oportunidade. Mas, o Minas Trend nos dá essa viabilidade”, comenta Lara Amorim.
O Minas Trend é uma porta aberta potencializadora de talentos criativos para o mundo, além de novas possibilidades de negócios e visibilidade para a marca. “A partir da nossa participação no evento, a Maneka se tornou conhecida e reconhecida nacionalmente. A nossa missão é levar sempre o que temos de melhor em Alagoas e na moda Plus Size. Acredito que o futuro já estamos realizando em abrir caminhos para uma moda mais inclusiva, valorizando a diversidade de corpos”, ressalta Lara.
“Quando embarcamos para Belo Horizonte o coração sente aquela expectativas sobre como vamos vender, como o público vai aceitar essa coleção, o que as pessoas vão achar? Temos que investir no comercial para que seja uma coleção que gire e que a gente tenha movimento e as pessoas vontade de adquirir aquele produto. São muitos detalhes e são muitos meses de trabalho e dedicação. É um filho que nasce, pois temos meses de preparação”.
Segundo Lara, pode-se dizer que a moda autoral e seus criadores independentes viveram um momento desafiador e foram bastante afetados pela pandemia. “Mas enxergo um novo cenário mais animador e de valorização da moda autoral por parte da sociedade, como também do mercado. Aliás, está existindo um importante processo de autoconhecimento da nossa identidade mais criativa, buscando trazer mais representatividade em destaque as nossas origens”, observa.
“Nos preocupamos nas questões sociais e ambientais. Por exemplo, o descarte de nossas produções são utilizadas para criações de novas coleções como também para acessórios. No período da pandemia, utilizamos de nosso estoque de tecidos para desenvolver material para elaboração de máscaras e utensílios para hospitais. Reaproveitamos tudo em nossa empresa. Contamos com uma linha exclusiva sob medida, observando sempre os desejos de nossas clientes, além do desenvolvimento de estamparias em collab com artistas de Alagoas em cada temporada”.
A sócia da Mankela lembra que um dos pontos neste período pandêmico foi desenvolver um trabalho via Wats App: “Começamos a trabalhar com o serviço de entrega na casa da cliente, com todo conforto e atendimento online personalizado.Temos nossa loja virtual e estamos focando muitas novidades para 2023. Sim, hoje as redes sociais são um dos mais importantes canais de comunicação com as nossas clientes. Por isso, elaboramos especialmente para o Minas Trend uma estratégica de comunicação com ações que serão divulgadas em tempo real”.
Viver de moda durante 26 anos no Brasil, celebrados este ano, já é um verdadeiro sonho. Olhar o nosso passado e ver tudo que trilhamos e conquistamos, nos motiva a criar ainda mais. Somos gratas pela nossa trajetória. Temos muitos projetos sendo desenvolvidos para a área de inovação. Mas acredito que continuaremos atendendo nossas clientes com o melhor do mercado. Aliás, continuar nossas conexões com outros lugares desse país e fora dele para apresentar a nossa moda nordestina, autoral e diversa, é um dos nossos objetivos atuais.
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