Um olhar para os relevantes cenários do fazer e consumir moda responsável no Brasil é a condição sine qua non do Minas Trend, o maior Salão de Negócios da América Latina, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). O evento prima pela valorização do DNA propulsor da moda repleta de identidade e com ênfase no pensar sobre toda a cadeia produtiva. E é momento de celebrarmos os resultados da 30ª edição do Minas Trend, que sempre teve a chancela de dar o start ao calendário nacional de lançamentos da moda, ser propulsor do fazer a roda da economia girar, incentivar as exportações e abrir novos mercados, melhorar a relação comercial das empresas para torná-las mais competitivas, gerando novas oportunidades de negócios para a indústria da moda, além de promover a imagem do estado de Minas Gerais como destino para investimentos, negócios e parcerias. A cada edição que acompanho sempre ressalto o protagonismo da economia criativa no setor moda, capaz de nos proporcionar encantamento em cada uma das peças criadas por pessoas com histórias de vida que emocionam, são transformadoras, oxigenam o mercado com suas identidades, incentivando uma nova geração de valores.
O tema da edição Outono-Inverno 24, realizada entre os dias 24 e 26, em Belo Horizonte, “As Novas Conexões da Moda“, nos inspirou a reflexões sobre os mais diversos prismas, como processos inovadores, equipes multidisciplinares, cooperação, o saber conjugar o high tech – que se mostra com os avanços da nanotecnologia, biotecnologia, robótica, IA – com o nosso handmade consagrado mundialmente e que estimula a inclusão. Além desses, um evento que, com sua plural programação aponta os holofotes para a valorização do Centro da capital mineira, com joias arquitetônicas, e as estreitas relações entre moda, arquitetura, gastronomia, arte, cultura e ensino visando os novos horizontes do mercado de trabalho. A alta potência do Salão de Negócios, que reuniu players das indústrias, marcas mineiras e de diversos estados + compradores de Norte a Sul do país, movimentou R$ 27 milhões e recebeu 7 mil visitantes. Vimos a união de forças de profissionais, a exaltação à voz autoral, a ênfase à inclusão e sustentabilidade.
Se estamos alçando voo alto com a criação de materiais inovadores produzidos por indústrias e empresas brasileiras que começam cada vez mais pautar como fundamentais a economia circular, zero waste, sustentabilidade + consumo consciente, upcycling ressignificando um novo caminhar da produção, o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, pontua a relevância do Minas Trend com seu Salão de Negócios: “A indústria da moda está sempre em constante reinvenção e fazemos parte desta engrenagem. O Salão de Negócios gera receita para as empresas e é significativo para o bom desempenho no nosso estado e também no Brasil. Todos os participantes dinamizam o setor de moda do país”.
Os números expressivos consolidam o evento como uma importante plataforma de geração de negócios para a indústria nacional, além de promover a qualidade e a sustentabilidade de seus segmentos. Só para lembrar: a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) foi uma das cinco primeiras entidades empresariais do mundo a assinar o compromisso Race to Zero. O governo do estado de Minas Gerais foi o primeiro da América Latina e Caribe a aderir à ação global e, a FIEMG, a primeira a dar esse passo no Brasil mapeando a pegada de carbono das 200 maiores indústrias mineiras.
O epicentro das negociações continuou sendo o Minascentro, construção histórica em estilo neoclássico, tombada pelo Patrimônio Histórico, e um dos centros de convenções de Belo Horizonte mais incensados, localizado em frente ao tradicional Mercado Central da cidade. Lá, o Salão de Negócios do Minas Trend contou com 125 estandes, entre os segmentos de vestuário, joias e bijuterias, bolsas e calçados, lingerie, moda praia e sleepwear. A lingerie, com uma produção em alta potência no nosso país, vem impulsionando emprego e renda e inspirando a moda. Para vocês terem uma ideia, é de suma importância ressaltar que Juruaia, no Sudoeste de Minas Gerais, e Taiobeiras, no Norte do estado, são polos de confecções de lingerie que ganharam projeção nacional. Cerca de 96% das empresas são comandadas por mulheres, que começaram a produzir as peças informalmente para ajudar no orçamento da casa e hoje são grandes geradoras de renda.
No Minascentro, a FIEMG realizou outro grande projeto: o “Imersão Indústria“, o maior evento da indústria mineira com palestras e painéis simultâneos sobre gestão e liderança, negociação coletiva, energia, meio ambiente e impactos tributários, economia voltada para negócios, MPE, ESG, inteligência artificial.
FORÇA MOTRIZ/ARTES/CIDADE VIDA
“Se muito vale o já feito/Mais vale o que será / E o que foi feito é preciso conhecer/Para melhor prosseguir”. Estas frases são dos mineiríssimos Milton Nascimento e Fernando Brant (1946-2015) na música “O que foi feito devera“. Podemos pedir uma licença poética para reforçar o tema da atual edição do Minas Trend: “As Novas Conexões da Moda“. A 30ª edição do Minas Trend revelou toda a sua pluralidade e também nos incentivou a pensar o futuro, de fato, fundamental para o cenário presente. Ainda que seu pólo principal tenha sido o Minascentro, ele também nos proporcionou uma imersão em outros espaços arquitetônicos da capital mineira, onde foram realizados workshops, exposições, palestras e oficinas. Como o Museu da Moda de Belo Horizonte (Mumo) – que ocupa um casarão em estilo eclético, com elementos do neogótico e características manuelinas. Trata-se do primeiro museu público de moda do Brasil e importante marco para o reconhecimento da moda como bem cultural da capital; o P7 Criativo, primeiro hub de inovação e economia criativa do país, que ocupa os 25 andares de um edifício projetado em 1953 por Oscar Niemeyer (1907-2012), na Praça Sete de Setembro. O belíssimo e imponente edifício com as linhas sinuosas passou por um retrofit, processo que tem por objetivo restaurar prédios antigos de forma a preservar a arquitetura original em simbiose com as novas tecnologias.
O Minas Trend também teve atividades no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-BH), bem tombado que já foi sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública, na Escola de Design (UEMG), no SENAI Horto e no Memorial Minas Gerais Vale. Este último abrigou, em outrora, o antigo prédio da Secretaria da Fazenda Estadual. Ou seja, a cidade esteve totalmente imbuída desse espírito multissensorial. A nova edição do Minas Trend reiterou o compromisso de gerar negócios, disseminar informações e aproximação do público.
O Palácio das Artes foi cenário do desfile “Moda e Arte no Palácio“, promovido pela Associação dos Criadores e Estilistas de Minas Gerais (A.Criem-MG). E a imponente sede do Automóvel Clube de Minas Gerais, assinada por Luiz Signorelli (1896-1964), cujo projeto arquitetônico quadrangular e de quatro pavimentos em estilo eclético teve a construção iniciada em 1927 e concluída em 1929, foi o local escolhido para o desfile comemorativo dos 40 anos da marca M.Rodarte.
De acordo com a gestora do Minas Trend, Francielly Martins, a conexão e a interatividade propostas nas últimas edições realizadas na região central de BH refletiram novas possibilidades e negócios com a moda. “Na estreia no Minascentro, em outubro de 2022, nos aproximamos do centro efervescente e turístico de Belo Horizonte com o tema ‘A Moda no Centro’. Em abril deste ano, a temática ‘A moda no horizonte’ foi responsável por ampliar o Salão de Negócios e a programação. Assim, foi aumentado o mix de produtos com a vinda dos setores lingerie, moda praia e sleepwear e criadas ações para outros espaços culturais da cidade, como o P7 Criativo, Museu da Moda, além de integrar o Circuito Liberdade à agenda. Nos conectamos a um cenário onde tudo acontece”, comenta.
Importante ressaltar que as palestras e oficinas do Minas Trend foram abertas ao público que podia fazer um cadastro através do Sympla. Márcia Azevedo, gestora do P7 Criativo e gerente de economia criativa da FIEMG, apontou que “ao se unir ao Minas Trend, o P7 amplia sua visibilidade, alcançando um público mais diversificado. Esperamos que essa colaboração continue fomentando o desenvolvimento econômico da indústria da moda e gerando oportunidades para designers, marcas e empreendedores”.
O Brasil possui a maior cadeia têxtil completa do Ocidente e está entre os cinco maiores produtores mundiais de têxteis. A presidente da Câmara da Indústria da Moda de Vestuário e Acessórios da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), Mariângela Marcon lembrou os números apresentados pela Inteligência de Mercado (IEMI) para a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit). Os resultados apontam que a produção nacional de vestuário em 2022 foi de R$ 150,3 bilhões, com aumento de 0,5% em relação aos R$ 149,6 bilhões de 2021. Mesmo com o recuo no volume de peças fabricadas no Brasil, contabilizando queda de 5,46 bilhões de unidades para 5,14 bilhões em 2022 em relação ao ano anterior, a gestora da Câmara da Moda está confiante na recuperação do setor de moda, apostando em inovações de micro, pequenas, médias e grandes empresas. “A pandemia e a invasão dos produtos asiáticos com consequente quebra da isonomia tributária impactaram a economia, causando retração e minimizando investimentos. Esses fatores levaram os empresários a investirem em tecnologia, com foco em design personalizado, apostas em iniciativas sustentáveis e em sites seguros de compra e pedidos online”.
A efervescente produção de moda mineira em todo o território nacional é sinônimo de inovação e competência. No total, são 56.990 unidades industriais voltadas à confecção da moda, traduzida em artigos de vestuário, calçados e bolsas, joias e bijuterias, entre outros itens. Minas Gerais abriga cerca de 13,37% de todas as unidades fabris do segmento no território nacional. São 7.583 empresas empregando 19.433 trabalhadores. Entre os 853 municípios não há um em que não haja empresário produzindo moda, gerando emprego e distribuindo renda.
A partir de análises de viabilidade econômica e de implementação frente a dificuldades de mercado, a Câmara da Moda da FIEMG aposta também em nichos diferenciados, com o lançamento do projeto Minas Trend Kids – Baby e Teen, nessa 30ª edição, e da inclusão deste segmento no salão de negócios da 31ª edição, que acontece em 2024 com os lançamentos da primavera-verão 2025. O Minas Trend reitera o compromisso de gerar negócios e movimentar a economia do estado, ao longo de uma sólida trajetória de 16 anos.
MODA/COMPORTAMENTO
A Associação dos Criadores e Estilistas de Minas Gerais (A.Criem-MG), presidida por Antônio Diniz, e que tem a proposta de valorizar e divulgar o potencial dos designers mineiros, nos brindou com um impactante desfile, batizado “Moda e Arte no Palácio“, realizado na pré-abertura oficial do Minas Trend. O tema, segundo Diniz, ressalta a moda como elemento da cultura que transita e dialoga com todas as artes, uma atividade potente capaz de transmitir e amplificar expressões artísticas. O cenário foi perfeito: o Palácio das Artes, complexo cultural com a chancela do modernismo, localizado no Centro da capital mineira, e que oferece programação em diversas estéticas, linguagens e temas em seus espaços.
As formas livres e inovadoras do modernismo me encantaram profundamente. Como dizia o gênio da arquitetura Oscar Niemeyer (1907-2012), “se a reta é o caminho mais curto entre dois pontos, a curva é o que faz o concreto buscar o infinito” (…). “O que me atrai é a curva livre e sensual. A curva que encontro nas montanhas do meu país. No curso sinuoso dos sentidos, nas nuvens do céu. No corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo”. Os traços do modernismo foram disruptivos e o desfile que conferimos também. A curadoria foi assinada por Antônio Diniz, presidente da A.Criem, Renato Loureiro e Victor Dzenk. O styling teve a chancela de Paulo Martinez e a direção-geral de Roberta Mazzola.
Na passarela com as escadas sinuosas de Oscar Niemeyer ao fundo, 50 looks autorais assinados por designers mineiros integrantes da A.Criem e por 10 novos talentos selecionados por meio de avaliação de seus portfólios. Foram eles: Bela Ferreira, Adriana Gonçalves, Lívia Castro, Diego Alvarenga, Marina Rosa, Thiago Mirandes, Lívia Lopes, Aislan Batista, Rodolfo Oliveira e Túlio Assunção. Havia uma total sinergia entre os designers com um styling perfeito do mestre Paulo Martinez. A ênfase foi no streetwear e o preto e branco permeou os looks e com as botas reforçando a pegada da moda de rua. A ação contou com a parceria da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) e da Fundação Clóvis Salgado, além do apoio institucional da FIEMG, da Câmara dos Diretores Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH). O patrocínio é da Cemig, via Lei Estadual de Cultura (LEIC).
A Fundação Clóvis Salgado é a responsável pela gestão do Palácio das Artes composto pelo Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard, PQNA Galeria Pedro Moraleida, Galeria Aberta Amilcar de Castro, Galeria Arlinda Corrêa Lima, Galeria Genesco Murta, Espaço Mari’Stella Tristão, Cine Humberto Mauro, Sala Juvenal Dias e Teatro João Ceschiatti.
Para o presidente da Fundação Clóvis Salgado, Sérgio Rodrigo Reis, “a moda atravessa todas as artes e é um retrato de épocas e civilizações. É, sem dúvida, uma das maiores manifestações artísticas com uma característica a mais que suas irmãs, a de também ser uma indústria. A moda integra a economia da criatividade e, como o turismo, gera renda e emprego, movimentando a cadeia produtiva de roupas, sapatos, acessórios, joalheria e até da indústria de cosméticos. Por toda esta riqueza, é que a Fundação Clóvis Salgado e o Palácio das Artes têm a honra e o privilégio de abrigar em seus mais nobres espaços, o desfile que marca a abertura da Semana de Moda em Belo Horizonte”, afirma Reis.
O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, pontua a importância dessas ações no âmbito da construção de políticas públicas voltadas para o design mineiro. “A realização do desfile, seguido de exposição, integra o programa Minas Criativa, no qual se insere o Passarela Liberdade, que é o Plano Executivo da Moda do Governo de Minas Gerais. Essas ações materializam a proposta de construir políticas públicas voltadas para o design, uma demanda apresentada pelo Conselho Estadual de Política Cultural. O desfile e a mostra cumprem o objetivo de fomentar, dar visibilidade ao trabalho dos nossos designers e de valorizar a moda mineira, que é historicamente reconhecida no país e conquista admiradores no mundo”, comenta Oliveira.
M. Rodarte
No Salão dourado do Automóvel Clube de Minas Gerais, cuja arquitetura segue o estilo dos palácios europeus, sob os lustres de cristais, a M.Rodarte comemorou os seus 40 anos apresentando a coleção Splendore em desfile para convidados. Tal elegância dialoga com o próprio Automóvel Clube. Em dezembro de 1925, o espaço foi estabelecido com o propósito de promover o automobilismo no estado, e ao longo do tempo, se transformou no clube do high society de Belo Horizonte. A sede, situada em um elegante quarteirão na Avenida Afonso Pena, solidificou a área como uma das mais importantes da cidade, com relevância para o patrimônio cultural. Em 1988, o edifício foi oficialmente classificado como patrimônio estadual pelo IEPHA/MG e, em 1994, também recebeu o status de patrimônio municipal pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Belo Horizonte.
A M. Rodarte nasceu de uma ideia da Marina Rodarte que acreditava que moda está intimamente ligada à cultura e à arte. Inicialmente, diz ela que seus primeiros trabalhos na moda foram muito ligadas ao autoral: “Gostava de pintar, desenhar. Até que fiz umas camisetas com estampas abstratas e modelagem diferenciada e as vendi muito bem”. Marina iniciou sua trajetória na feira nacional, em BH, na Minas Mostra Mulher e, em 2003, percebeu que havia chegado a hora de concentrar seus esforços em uma reformulação. A marca veste uma mulher urbana, contemporânea e, acima de tudo, sofisticada. Os modelos fogem do lugar comum e as coleções são sempre impactantes, com transparências, bordados, recortes estratégicos e tecidos luxuosos.
A inspiração vem da haute couture e o styling propôs uma viagem no tempo aos grandes desfiles das maisons francesas. Cerca de 25 looks traduzidos em vestidos cruzaram a passarela contando a história de uma grife que reúne tradição e contemporaneidade em seu DNA. O desfile contou com apoio master da FIEMG, Sindivest-MG e da Texprima.
Four Fashion Show
Na edição de abril do evento Minas Trend, o segmento de pronta-entrega trouxe mudanças significativas na configuração do Salão de Negócios, proporcionando às marcas uma oportunidade de muito approach entre expositores e compradores. Na 30ª edição, o setor ampliou sua presença através de um desfile coletivo, acompanhado por shows exclusivos, e com os looks para o Verão 24. O “4 Fashion Show” foi realizado no Grande Teatro do Minascentro com a participação de quatro marcas mineiras: Regina Salomão, Manie, Isa Paes e Amicci.
Desfile Regina Salomão
Desfile Manie
Desfile Isa Paes
Amicci
A trilha sonora ficou a cargo da orquestra Opus e com a presença de artistas musicais renomados: Wilson Sideral para Isa Paes, Clara x Sofia para Manie, Glaw Nader para Regina Salomão e DJ Leandro Rallo para Amicci. O objetivo foi a valorização da pronta-entrega, dando continuidade às iniciativas promovidas pelo Sindicato das Indústrias de Vestuário de Minas Gerais (Sindivest-MG), como explicou Rogério Vasconcelos, o presidente da Sindivest.
A direção criativa do 4 Four Fashion Show foi assinada por Grazi Coelho, o styling por Inez Yamaguchin, a beleza ficou a cargo de Luiz Bicalho e a direção de passarela e casting de José Fonseca.
Minas Trend Kids e Teens
Nesta edição houve o lançamento do projeto Minas Trend Kids – Baby e Teens, que coloca em evidência um segmento criativo e com grande potência econômica. Um desfile reuniu 40 marcas voltadas para bebê, infantil e juvenil. Além das 15 marcas mineiras, a apresentação contou com 25 de outros estados, exibindo moda casual, festa, praia, calçados e acessórios para a temporada outono-inverno 2024. O setor infanto-juvenil vai integrar o Salão de Negócios na próxima edição.
O lançamento contou com a presença do presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, que considerou a iniciativa como uma nova etapa do Minas Trend, até então voltado para o público adulto, chamando a atenção para o fato que o setor infantojuvenil apresenta um crescimento considerável de 6% ao ano. Ressaltou a importância do setor e as oportunidades de negócios.
Flávio Roscoe fez questão de parabenizar os presidentes dos sindicatos setoriais, Rogério Vasconcelos, do Sindivest-MG, e Mariângela Miranda Marcon, presidente da Câmara da Indústria da Moda da FIEMG. “Eles acreditaram na proposta e foram incansáveis para colocá-la de pé. Esse é o primeiro movimento nessa direção”, frisou, agradecendo o envolvimento de outras instituições como a prefeitura e a CDL/BH, na construção do Baby e Kids.
Ao longo dos anos, o Salão de Negócios foi absorvendo o vestuário feminino, a moda festa, os acessórios (bolsas e calçados), bijuterias e joias, e o segmento de lingerie, fitness e moda praia. Agora chegou a vez do Minas Trend contemplar o setor da moda infantojuvenil. Além de crescer em média 6% ao ano no Brasil, a moda infantil representa 16% do setor têxtil, considerando que o Brasil é o quinto produtor têxtil do mundo, conforme dados da Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) de 2021. Além disso, as micro e pequenas empresas representam 90% do setor de vestuário, de acordo com dados da Associação Brasileira do Vestuário (Abravest).
O Minas Trend Kids e Teens é realizado pela FIEMG, o SINDIVEST/MG, e a Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios, com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur e produção executiva da Top Agency, que é responsável pela produção executiva do desfile, além de contar com o casting mais prestigiado de modelos mirins, atua ativamente no segmento de produção de eventos.
Esta edição do Minas Trend é uma realização do SESI, SENAI e FIEMG, com apoio master do Sebrae-MG e patrocínio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) e Bling e conta com apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Prefeitura de Belo Horizonte e P7 Criativo.
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