Gente que ama bolsas. Nós, aqui do site, estamos neste time. O acessório é super democrático, mas temos certeza que, entre bolsas e mulheres, o caso de amor é antigo. Sabe aquela frase “diga-me o que tem na sua bolsa, que te direi quem és”? É por aí: dentro de uma bolsa pode habitar todo um universo particular. Além de funcional, ela também pode – e deve – ser um reflexo de estilo, atitude e beleza por quem a usa. E quando a proposta é de que seja uma verdadeira joia, sinônimo de design inovador? Esta é a filosofia que permeia a ISLA, marca que apresenta a coleção Primavera-Verão 24 de bolsas e clutches, na 29ª edição do Minas Trend, o maior Salão de Negócios da América Latina, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e realizado no Minascentro, Patrimônio Histórico de Belo Horizonte.
A empresária Silvia Monteiro, fundadora da label mineira revela que a coleção lança seus holofotes para o couro natural, as plumas, a palha, o fio lamê e a ráfia de celulose. O metalizado também é destaque. Ela comenta ainda que a ênfase é a atemporalidade da peça, mas sempre com um olhar em sinergia com o pulsar que vêm do comportamento da sociedade e as tendências do mercado. O tema desta edição do Minas Trend é “A moda no horizonte”, como valorização da realização do evento em Belo Horizonte unindo representantes de Norte a Sul do país. E qual o horizonte que Silvia vislumbra para a marca? “A ISLA está em processo de expansão e estamos vislumbrando novos horizontes em todos os estados do Brasil”, pontua.
O Minas Trend é um grande fomentador e uma referência para a indústria da moda
mineira. Nós, como uma marca mineira que valoriza o trabalho artesanal e a
sustentabilidade, estamos sempre presentes. É a maior feira que participamos e é onde
captamos e atendemos grande parte dos nossos clientes – Sílvia Monteiro
As histórias por trás das marcas costumam nos inspirar, afinal o ‘quando tudo ainda era um sonho’ carrega o genuíno que faz o empreendimento germinar. “Em 2023, nós completamos 16 anos de marca. Comecei criando uma pequena coleção de bolsas de forma artesanal, baseada na minha necessidade pessoal por um produto diferenciado, que fugisse do padrão até então comum nas marcas disponíveis no mercado naquele momento. Inicialmente eram produzidas apenas clutches, mas a aceitação foi tão positiva que logo veio a necessidade de transformar aquilo em um negócio”, recorda Sílvia.
Os novos rumos da indústria, que se vê cada vez mais inserida na urgência de propósitos sustentáveis em toda a cadeia produtiva estão sob o radar de toda a equipe à frente da ISLA. “A sustentabilidade é um dos nossos pilares e estamos buscando cada vez mais práticas, materiais e técnicas. Temos uma linha de bolsas confeccionadas à partir de resíduos têxteis. Utilizamos a técnica artesanal de crochê à mão que valoriza toda a essência do handmade unido à sofisticação da ISLA”, comenta Sílvia Monteiro.
E a empresária acrescenta: “Todo nossa produção handmade é feita por artesãs de Minas Gerais, com o objetivo da valorização das técnicas elaboradas de tecimento manual, e firmando um compromisso com a sustentabilidade e com a inclusão social de mulheres através do incentivo da mão de obra local”.
O trabalho artesanal está em primeiro lugar na moda brasileira. A valorização das matérias-primas regionais, o trabalho orgânico e a mistura de materiais são fatores importantíssimos para atravessar barreiras e alcançar o mundo – Sílvia Monteiro
Apostando em produções artesanais, a grife atualmente, além de lojas próprias, também está presente nas mais importantes multimarcas do país e nos principais marketplaces de luxo, nacionais e internacionais. O presente é promissor, mas fruto de muito, muito trabalho. Sílvia relembra que “a pandemia da Covid-19 foi um momento desafiador, mas que gerou uma grande virada de chave para a marca. Até então éramos focados somente na linha festa. Em 2020, incrementamos ao nosso portfólio de produtos, uma linha de bolsas feitas artesanalmente de forma sustentável. Além disso, passamos a usar apenas o couro natural em nossos produtos”.
A label tem como missão atender com excelência as expectativas, desejos e sonhos dos nossos clientes gerando resultados de forma consciente. Como valor, trabalho com comprometimento e eficiência; compromisso com o melhor para a cliente-protagonista e a inovação, como ressaltamos no início desta matéria.
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