Fazendo um trabalho que já se tornou marco na indústria da moda brasileira, o Minas Trend, maior Salão de Negócios da América Latina, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) aproxima fabricantes e lojistas do Brasil de Norte a Sul há 15 anos, sendo hoje a principal plataforma de geração de negócios do setor no Brasil. Nesta 28ª edição do evento, a Intima Passion, grife especializada em lingeries, loungewear e beachwear, aposta no comfy e na pluralidade de corpos para criar as peças da nova coleção que ocupou o espaço exclusivo inaugurado no Minas Trend para 17 marcas do segmento.
Iniciativa criada a partir de ações entre a Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), sindicatos, associações e polos produtivos das cidades mineiras de Juruaia, Guaxupé, São João do Manteninha, Uberaba, Cabo Verde, Monte Belo, Taiobeiras, Muriaé, Uberlândia e Vazante. “Na nova coleção, usamos tecidos com muita textura e brilho, efeitos 3D, estampas clássicas e atemporais, e também malhas leves e fluidas. Trabalhamos modelos em tecidos tecnológicos com proteção UV50+, e características de respirabilidade da pele, além de rendas, tules bordados, assessórios banhados a ouro e com pedrarias”, detalha Tânia Mara Rezende, fundadora da marca.
A empresa tem como missão realçar a beleza da diversidade de corpos, produzindo peças com modelagens minuciosamente estudadas para proporcionar conforto e valorizar as formas naturais que se adaptam às curvas. “Fazemos modelos para mulheres elegantes, modernas, femininas e independentes, sempre em busca de novas experiências que reforcem sua essência. Ela está preparada para diversas ocasiões, mistura referências, cores, texturas e estampas para criar um visual único. Sua imagem transborda autoconfiança e amor próprio, e respeita sua identidade”, traduz, acrescentando: “Atualmente a marca possui seis linhas, a Íntima Intimate, Íntima Noivas, Medida Íntima, Íntima Loungewear, Passion Beach e Passion Fit. E dentro delas, temos coleções de beachwear, loungewear, sutiãs, bodys, camisolas, baby dools e espartilhos”.
A empresária exalta a importância do evento para o cenário da moda no país: “Estamos há 17 anos no mercado. Acreditamos no potencial do Minas Trend tanto em relação a novos negócios, como também fortalecimento da marca e aproximação e experiência com nossos clientes. Além disso, vejo a moda autoral brasileira em um caminho promissor, as pessoas estão cada dia mais preocupadas em saber quem está produzindo as peças que estão comprando, valorizando os processos artesanais, querendo saber e se relacionar com quem cria e desenvolve suas roupas, saber qual história cada peça e coleção contam. Estamos passando por uma transformação profunda na moda, saindo do fast fashion e entendendo que não é mais sobre a quantidade de peças, e sim, sobre a qualidade e o valor agregado”.
“Nos destacamos pela escolha de materiais nobres, na riqueza de detalhes na elaboração dos produtos, além da modelagem e qualidade impecável. Quesitos estes que nos levaram a conquistar um importante prêmio de qualidade e competitividade, de realização e auditoria da Gerdau, CNQ e Sebrae: o prêmio MPE Brasil – categoria Melhor Industria do Estado de Minas Gerais, em 2016. Alinhados com um propósito mais sustentável, doamos nossas sobras de tecidos para grupos de artesanato locais e regionais, e os retalhos menores são destinados separadamente para transformação e reaproveitamento. E há três anos mudamos cerca de 80% das nossas embalagens que eram de plástico, para embalagens de tecidos que podem ser reaproveitadas”.
Tânia também fala dos desafios de se dedicar à moda no Brasil: “São gigantes. Além das questões tributárias, custos altos e da falta de incentivo, uma empresa de pequeno e médio porte, com o efeito pós pandemia e a concentração das vendas no digital, não sobrevive mais de vendas locais ou presenciais. Então, os desafios passaram a ser a inovação, tanto tecnológica quanto de processos, a geração de conteúdos para redes sociais e de materiais para e-commerce, que se tornaram indispensáveis. Temos a necessidade de equipe treinada e investimos cada vez mais alto, tanto em campanhas de impacto, quanto em tráfego pago. O ambiente digital está disputado e consequentemente mais caro para as marcas, pois somente com o orgânico não se alcança mais resultados relevantes”.
E acrescenta: “O que ainda me inspira é poder desenvolver produtos que ajudam nossas consumidoras a melhorar sua autoestima, seu amor próprio e perceber que através deles se sente mais segura, empoderada e bonita. Criar coleções que contam histórias que inspiram é o que me move. Empoderar as mulheres que produzem as criações também é importante. Todas as nossas peças são produzidas artesanalmente, por costureiras locais que trabalham em nosso ateliê, e também pelas mãos de profissionais que preferem trabalhar em casa para conciliar e acompanhar o desenvolvimento dos filhos e o bem-estar da família. Nosso propósito é inspirar e potencializar mulheres através da moda, despertar o florescimento do amor próprio, da elegância, da feminilidade natural e da força transformadora de cada mulher. Somos uma marca que leva possibilidade de renda para milhares de mulheres através da revenda de nossas peças. Recebemos depoimentos emocionantes das que se libertaram da dependência financeira nos relacionamentos, conquistaram sua casa, segurança e estabilidade através dos negócios gerados com a venda de nossos produtos”.
Artigos relacionados