“Nosso intuito é aliar conforto e beleza para ajudar os pés femininos a levar as mulheres onde elas quiserem”, sempre pontua a designer mineira Debora Germani, que que tem um trabalho lindo com ênfase na moda autoral, e no qual seus calçados são sinônimos de design criativo, texturas diferenciadas e mood total comfy. Há mais de duas décadas de uma trajetória consagrada, Debora apresenta na edição comemorativa dos 15 anos do Minas Trend, o maior Salão de Negócios da América Latina, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), realizado no Minascentro, a coleção Outono/Inverno 2023. “Nós, criadores, nos inspiramos nas mulheres brasileiras. A vida tem mudado muito e tenho o intuito de proporcionar às mulheres momentos com mais leveza, e, principalmente, conforto. Nosso principal objetivo é o bem-estar, e que aliado a ele também tenha a beleza”, observa Debora, que, para a atual coleção, priorizou materiais como a napa, o animal print, a aplicação de bordados, fitas de gorgorão, cetim, couro e rolotes.
Na opinião de Debora, o Minas Trend “aproxima fabricante e lojista e fabricantes. Além de inspirar, alimentar e movimentar nosso nicho de mercado. Para nós, que somos de Belo Horizonte, é ainda mais gostoso. Trazer nossos parceiros para esse momento e poder mostrar um pouco mais de quem somos e onde estamos, é incrível”. E acrescenta: “A moda tem, cada vez mais, nos levado à leveza, ao respeito e ao contato com o nosso público. Sem imposições, com muita troca entre nós, o mercado e os criadores”.
Tendo como prática a economia circular e no pensar a moda pelo social em sinergia com o meio ambiente, a marca rema em direção às práticas cada vez mais sustentáveis. “Nós somos uma fábrica pequena, e costumamos chamar nossos trabalhadores de artesãos. São sapateiros que trabalham majoritariamente com a arte manual. Aqui, em Belo Horizonte, temos parcerias de bordadeiras autônomas, e até o SENAI que contribui com a tecnologia que precisamos”, conta Debora.
A moda tem, cada vez mais, nos levado à leveza, ao respeito e ao contato com o nosso público. Sem imposições, com muita troca entre nós, o mercado e os criadores – Debora Germani
Para a designer, o trabalho no cenário da moda brasileira une muitos desafios e compensações, em proporções bem parecidas: “É preciso ter uma cara nova à cada coleção sem perder a identidade. Isso, além de desafiador, é instigante e muito complexo, e também renovador, apaixonante e muito inspirador”. Debora comenta também sobre importância de se ficar atento às transformações na relação com o consumidor nos últimos anos. “As redes sociais tem ajudado muito a nos aproximar e mostrar quem somos. Temos usado cada vez mais esse canal para isso. Nossos profissionais, em grande maioria, estão conosco há muitos anos, e por conta disso, parte deles já se aposentou, mas continua contribuindo conosco. É da experiência deles que saem nossos produtos que têm um grau de complexidade altíssimo para serem produzidos e desenvolvidos”, diz.
Usando a tecnologia a favor do seu negócio e como instrumento para melhorar as conexões com seu público, ela analisa: “O Instagram se tornou o melhor jeito de nos conectarmos com o cliente final da nossa marca. Depois do Minas Trend, essa ferramenta, permite que o lojista parceiro veja mais de nossos modelos, principalmente os que possam ter passado batidos na feira devido ao grande número de informações que recebem. A ferramenta nos permite mostrar à essas pessoas variações de cor e adaptações possíveis para atender cada vez melhor seus clientes”.
Artigos relacionados