Salve, salve! Tem edição comemorativa do Minas Trend a caminho! Completando 15 anos trazendo o melhor da moda e da inovação, o maior Salão de Negócios da América Latina, promovido pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), aponta os caminhos do setor e apresenta as tendências para Outono/Inverno 2023, agora em nova casa. O Minascentro, construção histórica e um dos mais importantes centros de convenções de Belo Horizonte, é o local escolhido para a 28ª edição do evento, entre os dias 2 e 4 de novembro. E a label mineira de bijoias Lita Raies marca presença por mais um ano, desta vez investindo na potência do que é único em nosso habitat natural.
“A coleção ‘Singular‘ foi inspirada na força da natureza baseando-me nos elementos ar, água e terra. E encontrando nessas referências uma gama incrível de texturas, relevos e cores que só esses elementos são capazes de apresentar com tanta grandeza e singularidade. Um universo representado no quadro semântico pela forma das penas, das escamas, das rugosidades do mar, da rusticidade das raízes e da beleza própria das manchas das pedras naturais’, detalha Angela Batitucci, diretora criativa, designer e uma das sócias da marca sobre a deslumbrante coleção.
O viés que amarra os elementos é a representação da característica mais latente dos
elementos naturais escolhidos. Na família Atmosfera, que abre a coleção, as ranhuras e cores das penas. Na família Hidra, o enrugado das anêmonas. Na família origem a “escamosidade” da serpente. E assim vamos concretizando os elementos da pesquisa em um design muito original – Angela Batitucci, diretora criativa, designer
E, apesar do otimismo com as vendas e com o aquecimento da economia, compartilha as dores e delícias de continuar se dedicando ao cenário da moda brasileira. “As dores passam pela escassez de valorização por alguns segmentos que teimam em não ver o valor ( e não o preço) de uma moda realizada com tanta minúcia, com tantos processos. Além disso, não podemos esquecer da ‘dor’ que é a escassez de mão-de-obra, tendo-se em vista que nosso trabalho é bastante minucioso, demanda uma entrega detalhada, muito treinamento, e isso, sem dúvida, é um problema que enfrentamos constantemente”, divide Cris.
“Agora a delícia, é ver os nossos produtos sendo valorizados pelas nossas clientes. O design inovador e a qualidade, são primordiais para esse reconhecimento. E também acompanhar o crescimento da nossa rede de revendas, que já está começando a se espalhar por todo o Brasil e o fato de termos liberdade para criar as nossas peças. O mercado não nos impõe a moda, a gente acompanha toda a tendência e faz da Lita Raies o que é”.
Angela ressalta ainda, como a label contribui para o socioambiental e para a economia circular em tempos em que a sustentabilidade da cadeia produtiva é tão fundamental quanto a qualidade das peças. “Começamos por empregar os talentosos artesãos. Por utilizar elementos naturais que valorizem a nossa terra, únicos, encontrados com muita dedicação e pesquisa. Assim, alimentamos desde quem produz esses insumos, passando por quem executa o trabalho artesanal, e fechando a cadeia movimentando a indústria mineira. Nosso produto tem suas raízes no povo mineiro e valoriza essa produção. O níquel free também é um diferencial Lita Raies. Nossos acessórios são isentos de níquel em sua composição, fator que minimiza muito a possibilidade de alergias. Nossas clientes recebem uma peça com alta tecnologia e que oferece muito mais conforto do que os banhos convencionais. Sentimo-nos responsáveis pelo bem-estar delas, é esse o propósito do Selo Lita Raies Níquel Free, de fato, um diferencial, uma inovação”, divulga.
E aponta caminhos para a moda autoral brasileira alinhados com a consciência socioambiental: “Ela segue um caminho de reaproveitamento dos recursos naturais que nossa terra oferece. Conferindo personalidade, identidade e contexto em tudo que é produzido. Ao mesmo tempo, se encontra com o desejo do público de exclusividade e personalização, por isso a escala é menor e o valor é agregado. Além disso, a moda autoral é uma tendência forte, coleções mais exclusivas, que refletem a bagagem cultural, traços de identidade e experiências pessoais do estilista, que acompanha todo o processo produtivo, desde a escolha da matéria-prima até o resultado final que chega para o consumidor. Neste caso, o foco maior é a fidelização do cliente e não somente a transação comercial. Com a moda autoral podemos oferecer um produto diferenciado e um pós-venda diferenciado. Acreditamos que as pessoas estão buscando isso esse cuidado e que essa moda é promissora, agrega valor e não precisa estar vinculada a determinadas tendências impostas pelo mercado”.
Veja mais peças da coleção ‘Singular”:
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