É uma alegria saber que o Minas Trend celebra 15 anos fazendo o que se propõe de melhor: reunindo marcas mineiras e de diversos estados, além de compradores de Norte a Sul do país, conectando com maestria labels + lojistas para fazer a roda da economia girar. Vida longa maior Salão de Negócios da América Latina, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), cuja edição comemorativa de 15 anos é realizada, entre os dias 2 a 4, no Minascentro, patrimônio cultural de Belo Horizonte. E da série ‘grifes que amamos’, a paulista Carmem Dalessandro mais uma vez ‘entrega tudo’, dos clássicos aos modelos mais contemporâneos, no segmento de bags em exotic leather. Atuando há 35 anos, a designer que dá nome à label, une a função da bolsa ao estilo expressivo com beleza e afeto. “Neste inverno nos inspiramos na beleza ímpar de Highlands (Terras Altas), na Escócia, uma das regiões mais encantadoras. Este lugar é mágico! Possui paisagens fantásticas e as montanhas parecem que foram rasgadas até o mar. Quando fui para lá, eu fiquei encantada com os tons de ocres, verdes e cinzas presentes nas belas pedras das fachadas das casas. Nossa cartela de cores vai passear por este mood”, diz Carmem.
Nossa missão é pautada sempre pela responsabilidade de ponta a ponta na cadeia produtiva – Carmem Dalessandro, designer
E a empresária e designer frisa: “A marca está cada vez mais voltada para o sustentável. Buscamos, na medida do possível, usar sempre materiais produzidos de forma orgânica. Utilizamos, junto aos nossos fornecedores e parceiros, couros livres de cromo e química pesada. Nossos materiais são pintados artesanalmente, com corantes naturais, que não prejudicam o meio ambiente. E alguns de nossos maiores clientes também são alinhados ao propósito da moda consciente”.
E acrescenta: “Somos certificados não só pela Associação Brasileira do Varejo Têxtil (Abevetex), mas também por outras organizações que buscam incansavelmente pela sustentabilidade. Procuramos cada vez mais gerar o mínimo possível de descarte. Inclusive, grande parte dele pode ser rastreado, pois o direcionamos para empresas que os reutilizam da melhor forma. Nossa missão é produzir sempre com responsabilidade de ponta a ponta na cadeia produtiva. Contamos com a colaboração de artesãos que nos ajudam a bordar, trançar e trabalhar insumos que serão utilizados em nossas bolsas. Parte de nossa campanha de inverno será fotografada com roupas que desfilaram em Milão, feitas com tecido 100% sustentável. Para nós, é importantíssimo que todos estes valores estejam bem alinhados”.
Gostamos de misturar texturas diferentes como píton, pirarucu e couros bovinos com padronagens diferenciadas e acabamentos artesanais – Carmem Dalessandro, designer
Sobre os modelos da nova coleção, a estilista completa. “Em relação aos materiais utilizados, sempre gostamos de misturar texturas diferentes como píton, pirarucu e couros bovinos com padronagens diferenciadas e acabamentos artesanais. Focamos sempre em uma moda atemporal, com ar contemporâneo. Por termos fabricação própria, conseguimos acompanhar de perto todos os processos da produção, o que garante qualidade e excelência aos nossos produtos. Desenvolvemos produtos para durarem muitos e muitos anos”.
Participante veterana do Minas Trend, maior Salão de Negócios da América Latina, Carmem exalta a capacidade de reinvenção e adaptação aos novos tempos do evento, e aponta caminhos para a moda autoral. “Sobretudo no segmento premium, ela esta cada vez mais consolidada. Com a internet, a consumidora recebe um volume gigantesco de informações, então para se destacar, os designers precisam olhar a fundo para este novo consumidor e se reinventar constantemente. Além de terem que ser incrivelmente criativos e agregar valor ao seu produto. Acredito que aqueles que continuarem passivos, fazendo ‘mais do mesmo’ e ‘cópias’ estão com os dias contados!”. E compartilha sua experiência: “Trabalhamos no modelo slow fashion e a transparência faz parte do nosso dia a dia. Ter uma comunicação clara com o consumidor é essencial”.
E perguntamos qual o sonho que Carmem alinhava: “Agora estamos começando de fato a voltar nossos produtos também para o mercado externo, mas primeiro organizamos os processos por aqui visando ser uma marca sustentável em todos os aspectos. Com tudo alinhado, agora iremos investir mais fortemente neste caminho. Procuro sempre manter meu olhar inquieto e aberto para o novo. Sempre fui muito ligada ao universo das artes e da moda. Busco constantemente ampliar meu repertório e fico atenta a todos os detalhes à minha volta”, divide Carmem.
“Desejo continuar criando produtos versáteis que atendam mulheres antenadas, que prezam pela qualidade, sustentabilidade e estilo. O público alvo da minha marca é formado por mulheres elegantes, independentes e poderosas que buscam por bolsas atemporais e clássicas, com um toque de modernidade. Estas mulheres não querem modinha passageira e não estão preocupadas com a quantidade, mas sim com a qualidade e a durabilidade”.
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