Minas Trend: Caleidoscópio, label alagoana com projeção mundial, transforma sonhos em joias pelas mãos das artesãs


A label de Maceió é presença no maior Salão de Negócios da América Latina, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). “No nosso processo de criação nós damos especial foco à identidade cultural brasileira, com sua diversidade de gemas preciosas, seu “bio-colorido”, tanto das matas como das pessoas”, pontua Renata Fontan, que junto com a irmã, Jeanine, assina a direção criativa, enquanto a mãe, Mailda, é diretora de produção

Minas Trend, Maior Salão de Negócios da América Latina comemora 15 anos

Com a chancela de maior Salão de Negócios da América Latina, o Minas Trend, promovido pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), comemora 15 anos nesta edição realizada no Minascentro, Patrimônio Histórico de Belo Horizonte por sua arquitetura e relevância cultural. E hoje venho contar para vocês o case de uma das labels mais incensadas do Nordeste – que marca presença desde os primeiros anos do evento, na capital mineira – e eu tive o prazer de acompanhar toda a trajetória ao ser apresentada por um grande amigo, Felipe Camelo. É a Caleidoscópio, de Maceió (AL), fundada em 1998 como um ateliê de joias e acessórios pelo trio Jeanine, Mailda e Renata Fontan. Síntese da união de mulheres potentes que prezam pela moda autoral e o alinhavar sonhos em forma de joias.

“É gratificante poder apresentar um produto com nosso DNA e ter tanta aceitação em vários países e culturas diferentes”, diz Renata Fontan

“Estamos celebrando juntos 15 anos de Minas Trend! Participamos do evento desde a segunda edição. Na época só existiam três marcas de joias e a Caleidoscópio é uma delas. Foram anos de aprendizado e crescimento. O evento foi fundamental para o desenvolvimento da nossa empresa. Nosso produto hoje é distribuído para 17 países, são mais de 200 pontos de venda entre o Brasil e o exterior, além de 3 lojas próprias (1 em Maceió e 2 em São Paulo)”, comenta Renata Fontan, que junto com a irmã, Jeanine, assina a direção criativa, enquanto a mãe, Mailda, é diretora de produção.

Para esta edição do Minas Trend, a Caleidoscópio apresenta as coleções Florescer e Raízes. A você, leitor, faço questão de apresentar a linda concepção que permeou o trabalho das duas coleções. Florescer: “Brotar! Germinar! Florescer! Revelar o que há de mais belo em nosso interior. Rasgar a casca endurecida da vaidade e do egoísmo. Revelar o amor que existe em nosso íntimo, capaz de nos transformar na mais suave e divina flor, perfumando a nós e a todos em nossa volta. Mesmo em terreno árido, em condições desfavoráveis, possamos dar o nosso melhor, pétala a pétala, no início timidamente, mas com persistência, perseverança e confiança em nós mesmos! Floresçamos! As joias da coleção Florescer, são construídas em tramas de pedras naturais e cristais. Ametista e olho de gato em tons violáceos, o jade em nuances de verde, cristais rosados e lilases, dão vida às flores que se transformam em colares, pulseiras, brincos, broches e anéis. Peças delicadas e femininas, feitas com maestria pelas mãos das nossas artesãs”

Caleidoscópio apresenta no Minas Trend o trabalho autoral premiado e repleto de emoção

E Raízes: “Equilibrar! Aterrar! Enraizar! Entrar em contato com a força poderosa da Terra. Resgatar a nossa conexão com a natureza e a nossa essência é um processo transformador, que nos permite estar presente aqui e agora. Os tons neutros em cinza, bege e marrom trazem sofisticação e são perfeitos para valorizar qualquer look. As joias da coleção Raízes são confeccionadas artesanalmente através de uma mistura de pedras naturais – pedra do sol, ágatas, citrinos – madropérolas, pérolas cultivadas, cristais e metais em banho de prata. Destaque para os colares e pulseiras em patchwork de pedras e os brincos em franja de correntaria. As joias da coleção Raízes são confeccionadas artesanalmente através de uma mistura de pedras naturais – pedra do sol, ágatas, citrinos – madropérolas, pérolas cultivadas, cristais e metais em banho de prata.

A qualidade dos materiais é crucial, porque compromete as nossas peças com a longevidade que só as melhores joias possuem, e que tantas vezes atravessam gerações. Desde as pedras naturais brasileiras que usamos, aos cristais, às madeiras, às pérolas de água doce, até outros materiais naturais, sempre optamos pela matéria-prima com as mais altas propriedades

Renata Fontan ressalta a importância do olhar e da ação para uma produção sustentável: “Todos os nossos componentes metálicos são anti-alérgicos e certificados internacionalmente, em latão folheado a ouro, prata, ou ródio; e os pinos dos nossos brincos são em aço cirúrgico. Não usamos metais pesados que possam agredir a saúde e o meio ambiente.Tudo para o total conforto de quem usa, e maior durabilidade de cada peça. Pensamos que o melhor nunca é demais”.

Caleidoscópio leva ao Minas Trend handmade puro luxo

Caleidoscópio leva ao Minas Trend handmade puro luxo

“A moda é a expressão de uma sociedade, é uma forma de comunicação, uma maneira que encontramos de falar nossa verdade. Sempre procuramos trabalhar com coleções temáticas onde podemos de alguma forma transmitir os nossos pensamentos e emoções”, frisa Renata, acrescentando que “a cada ano a moda brasileira ganha mais força e identidade. Já temos várias marcas conhecidas e fortalecidas internacionalmente. A criatividade, o jogo de cores e a ousadia da moda brasileira são fantásticos e isto vem sendo reconhecido cada vez mais. É gratificante poder apresentar um produto com nosso DNA e ter tanta aceitação em vários países e culturas diferentes”.

No nosso processo de criação nós damos especial foco à identidade cultural brasileira, com sua diversidade de gemas preciosas, seu “bio-colorido”, tanto das matas como das pessoas. No entanto, nos inspiramos também na cultura da humanidade, sejam expressões artísticas das massas ou dos indivíduos. Queremos aplaudir a vocação natural dos humanos de criar a cultura, e também dela.

Caleidoscópio: feminino é o belo por natureza

Caleidoscópio: feminino é o belo por natureza

Perguntei como a Caleidoscópio faz a conexão direta com o novo consumidor que quer saber “quem produziu a sua peça?”, “como ela foi produzida?”. O quanto ela tem relevância por práticas de inclusão, diversidade de profissionais, diversidade de público? Marcas com propósito fazem a diferença. “Nosso grande prazer é apresentar um produto inteiramente feito à mão. Isso se reflete em cada peça sendo um original, mesmo que seja parte de uma tiragem múltipla. Nossa técnica é inspirada no jeito que os egípcios faziam seus adornos peitorais. É um trabalho delicado e de execução lenta: algumas peças levam até três dias para ficarem prontas! Mas fazemos com o orgulho que vem do capricho”.

Em seguida, Renata fala sobre a importância dessa conexão com a consumidora-protagonista reverenciar a feminino: “Embelezar a mulher, enaltecê-la e empoderá-la na sua beleza característica, é o nosso desejo. Acreditamos que o feminino é o belo por natureza. Almejamos que cada mulher que se aproprie de uma jóia Caleidoscópio receba uma constatação da sua própria beleza intrínseca e eterna. Salve o feminino, e as grandes deusas que acreditamos serem parte de toda mulher”.

A identidade cultural brasileira como pilar da Caleidoscópio

E mais: “Todos os nossos funcionários são legalizados e locais, remunerados justamente e trabalham juntamente conosco na oficina. Nossa produção é inteiramente local em Maceió, Brasil, onde temos nossas origens”.

Sobre o lançar mão do omnichannel frente aos novos tempos high high tech, a diretora comenta que cada vez mais os holofotes estão voltados para a presença digital: “Estamos com um novo site, mais moderno e fácil de acessar. Nossas redes sociais cresceram mais de 350% desde a pandemia, abrimos o nosso ateliê para que o consumidor veja como funciona a produção das peças e temos uma equipe dedicada a responder as demandas das redes sociais mesmo em feriados e horário noturno”.

Caleidoscópio: de Maceió direto para o Minas Trend

Caleidoscópio: de Maceió direto para o Minas Trend

O nome da marca alagoana, Caleidoscópio, também aguça nossa imaginação ao fazermos uma sinergia com o pequeno tubo no qual observamos cores mil e desenhos formados pelos pedacinhos de vidro que, com a luz externa, proporcionam verdadeiro espetáculo. Pergunto a Renata qual o sonho diante dos novos horizontes? “Ano passado abrimos nossa primeira loja conceito no shopping  Pátio Higienópolis e já é um sucesso. Estamos focando no varejo e temos planos de expansão para a marca e abertura de novas lojas em outras cidades”.