A designer de joias alagoana Bruna Bert cria joias com alma. Além de belíssimas, as peças têm magnetismo pela história traduzida em cada uma delas. E é essa sincronia que Bruna leva para sua estreia no Minas Trend, maior Salão de Negócios da América Latina, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) em sua edição comemorativa de 15 anos realizada no Minascentro, Patrimônio Histórico de Belo Horizonte. Criando com arte, ela apresenta a coleção ‘Foz‘. “Como uma marca que se pauta no atemporal e no slow fashion, lançamos ao ano duas grandes coleções. ‘Foz‘, a coleção inédita que apresentamos no Minas Trend e busquei na organicidade do litoral de Barra de Santo Antônio, em Alagoas, as inspirações e matérias-primas que a compõem. Pedaços de madeira do mangue que são esculpidos pela natureza e trazidos espontaneamente pelas águas do mar são o nosso ponto de partida, e, após tratados pelo sol e pelos processos de entalhe, entre vernizes e queimas, dão origem a colares que dialogam com o metal em uma simbiose de elementos”, elucida.
É gratificante ter a oportunidade de fazer parte de um evento tão emblemático para o mercado da moda, que fala não apenas de tendências, mas também vem para propor novos caminhos e desafios visando o futuro do fazer criativo nacional – Bruna Bert, designer
Desde 2010 desenvolvendo peças em sua marca pessoal, a designer coleciona prêmios não somente no segmento de acessórios de luxo, como também com suas joias de casa, além de collabs com nomes emblemáticos da moda brasileira, como Samuel Cirnansck. E comenta sobre a contribuição do Minas Trend para a label: “Ao mesmo tempo que é uma experiência inédita para mim, sendo o primeiro ano que participo como expositora, é gratificante ter a oportunidade de fazer parte de um evento tão emblemático para o mercado da moda, que fala não apenas de tendências, mas também vem para propor novos caminhos e desafios visando o futuro do fazer criativo nacional. Fico imensamente feliz em me somar a outras marcas na construção dessa rede de relacionamento e na troca de conhecimentos essenciais ao escrever mais um capítulo nessa trajetória de sucesso do Minas Trend”.
Com uma assinatura visionária, Bruna comenta sobre os rumos da moda autoral no país. “Os olhares se voltam para o futuro, para o bem-estar coletivo, para o sustentável. Para bem mais além de inovações estéticas que encantam aos olhos, a moda nacional cada vez mais traz à luz, que todo fazer criativo deve ser desenvolvido com responsabilidade, empatia e com uma visão que vá além de representar a evolução da moda ao longo das décadas, impactando positivamente o meio em que vivemos ao promover transformações”, reflete.
A alagoana busca externar sua essência criativa em peças que eternizam memórias afetivas e paisagens visuais, jogando junto ao socioambiental e à economia circular. “Nosso processo produtivo prioriza, em cada etapa, meios humanizados de criar e desenvolver, com consciência sustentável, sempre buscando matérias-primas de fontes limpas e que proponham novas abordagens para o que hoje entendemos por joia. As biojoias, que valorizam os elementos naturais e os inserem no contexto de peças de design, são o nosso maior mote”, divide Bruna, que compartilha nas peças também muito da sua personalidade.
Sonho conquistar mercados nacionais e internacionais com os diferenciais que me trouxeram até aqui e de certo modo impactar e mudar vidas transmitindo também conhecimento, deixando um pouquinho da identidade visual Bruna Bert, minhas contribuições na joalheria e no design autoral – Bruna Bert, designer
“Assim como a tecnologia, as manualidades são parte fundamental em nossa produção e naturalmente tecem, muito além da peça, essa rede que conecta equipe com total liberdade criativa para sugerir e agregar referências e artesãos dedicados e reconhecidos por seu estilo e habilidades, em um processo que preza pelo carinho e pela valorização dos profissionais envolvidos, seja a cada contato, seja em nossas reuniões, seja nas decisões que norteiam o caminho dos lançamentos. Nosso propósito como marca é estabelecer trocas constantes dentro de vivências plurais, que amplificam toda a experiência de uma marca que é feita, primeiramente, por seres humanos”.
E aponta ações para que a consumidora/protagonista disponha cada vez mais de contato em a empresa. “Hoje minhas redes pessoal e profissional caminham juntas. E ao tempo que sinto uma demanda maior em me comunicar com minhas clientes, uso desse artifício para estreitar as relações com cada uma delas. Desde falar de cada peça lançada nas redes sociais ao atendimento olho no olho. Nosso diferencial é fazer com que a cliente Bruna Bert se sinta em casa e seja parte do nosso dia a dia, não importam as fronteiras geográficas. Visando facilitar ainda mais este contato com a marca, nosso e-commerce está em fase final de desenvolvimento e nosso espaço-conceito está prestes a ser inaugurado em Maceió, minha terra natal e berço da marca. Além disso, preparamos diversas novidades a caminho nos próximos meses”, anuncia.
Qual o seu maior sonho diante dos novos horizontes? “Nos últimos anos, senti a necessidade de fazer uma pausa nas atividades da marca para aperfeiçoar meus processos criativos e ampliar minhas visões de mercado a nível mundial. Além-mar, os cinco anos que passei em Portugal foram definitivos para traçar novas estratégias e alimentar meus sonhos enquanto pessoa e profissional. Hoje, volto revigorada e determinada a trazê-los do plano das ideias para o mundo real, conquistando o mercado nacional e internacional com os diferenciais que me trouxeram até aqui e de certo modo impactar e mudar vidas transmitindo também conhecimento, deixando um pouquinho da identidade visual Bruna Bert, minhas contribuições na joalheria e no design autoral por onde quer que eu vá”.
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