Minas Trend: Biquíni de Fita faz sua estreia com história inspiradora e coleção de peças para marquinha perfeita


A label de Uberlândia (MG) é presença no maior Salão de Negócios da América Latina, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). A jornada da empresa se mistura à vida de seus donos, o casal Andressa Castro e Diego Belo, que criam biquínis reguláveis, que fazem a ‘marquinha’ próxima à aquela da fita isolante, e são fabricados de forma sustentável, em tecidos produzidos a partir da reciclagem de garrafas pet

Minas Trend: Maior Salão de Negócios da América Latina comemora 15 anos

É preciso paixão e coragem para empreender, assim como no amor, não é mesmo? Seja na vida amorosa ou em um negócio, existem riscos e incertezas, mas também pode dar muita felicidade quando a empreitada é próspera. E quando o amor e o empreendedorismo, literalmente, se misturam? Isso é exatamente o que acontece na grife de beachwear Biquíni de Fita, de Uberlândia, que faz sua estreia na 28ª edição do Minas Trend, maior Salão de Negócios da América Latina, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e realizada no Minascentro, Patrimônio Histórico de Belo Horizonte.

“A criação da marca aconteceu em um momento em que eu sentia que precisava de um novo desafio na minha vida. Trabalhava há alguns anos em uma empresa, fazia faculdade de Direito, mas decidi com o Diego Belo, que era meu namorado na época, montar uma loja, e ficamos quatro anos no maior shopping de Uberlândia (MG). Fomos felizes, vendíamos roupas de academia e biquínis, trabalhamos muito para fazer acontecer, mas o negócio acabou fechando. Diego então foi dar aulas de crossfit e eu voltei para a faculdade de Direito e fui estudar para concursos”, recorda Andressa Castro, fundadora da marca.

E ela prossegue: “Em 2013, eu já estava casada com Diego, com um bebê de 2 anos e um recém-nascido. Cuidava da casa e estudava, mas almejava mais. Lembrei que os biquínis fio-dental vendiam muito na loja e decidi voltar a empreender. Pedi um cheque emprestado à minha irmã, alterei o nome da página do Instagram de antiga loja para Biquíni de Fita, o nome que escolhi, bem sugestivo, pois o modelo imitava a marquinha feita com fita. Passaram alguns meses, meu segundo filho já estava na escolinha e eu me dedicava cada vez mais à marca, o perfil foi crescendo e as vendas aumentaram”.

A marca Biquini de Fita apresenta sua coleção no Minas Trend (Divulgação)

A marca Biquíni de Fita apresenta coleção no Minas Trend (Divulgação)

Andressa celebra a participação da grife no espaço dedicado aos segmentos de lingerie, moda praia e sleepwear do maior Salão de Negócios da América Latina. “A Biquíni de Fita acredita que muitas mulheres buscam um biquíni para bronze, mas que algumas vezes sentem vergonha, insegurança e não se sentem prontas para usá-los. Por isso em diversas postagens em nosso Instagram, as encorajamos a usar nossas peças e criamos uma coleção atemporal, que permite maior regulagem nos modelos para que se sintam mais confortáveis. Em nossa nova coleção continuamos trazendo para as clientes a liberdade de usar um biquíni para bronze com regulagem. Apostamos que os frutos da nossa participação no Minas Trend podem ser valiosos, com os aprendizados e a exposição da marca. Estamos muito animados e é uma honra fazer parte dessa história daqui para frente”.

A grife de moda-praia já contabiliza nove anos de existência e não para de expandir. “Eu e Diego estudamos sobre gestão para nos aprimorarmos e liderar a marca que hoje conta com mais de 20 funcionários, colaboradores, que se dedicam para o funcionamento em equipe, desde o corte de tecido, até a arte que será postada em nosso perfil. Com o passar dos anos acreditamos que a moda autoral brasileira vem ganhando cada vez mais espaço. Fazemos exportações para outros países e levamos para o mundo o biquíni para bronze. O diferencial em nosso tecido é que ele tem proteção UV, é antibacteriano e vem de material reciclado, da reciclagem de garrafas pet pós-consumo. O corante utilizado é a base d’agua, por isso acreditamos que temos feito nossa parte em relação ao meio ambiente”, pontua.

Modelo da nova coleção da Biquini de Fita (Divulgação)

Modelo da nova coleção da Biquíni de Fita (Divulgação)

Modelo da nova coleção da Biquini de Fita (Divulgação)

Modelo da nova coleção da Biquíni de Fita (Divulgação)

Para Andressa, sua maior inspiração são seus pais, que sempre trabalharam no ramo de confecções de roupas. “Minha mãe, Erika, é modelista e a responsável por essa paixão que aflorou em mim desde cedo. A criação da nossa marca veio de uma necessidade minha de me reinventar, então o melhor disso tudo é poder ter reconhecimento de um trabalho que nos dedicamos tanto. Claro que os desafios no caminho existem, como os impostos e a carga tributária alta do nosso país”.

Modelo atemporal da marca Biquini de Fita (Divulgação)

Modelo atemporal da marca Biquíni de Fita (Divulgação)

Compartilhando uma das soluções constantes na rotina à frente da label, Andressa relembra uma situação que virou case: “Uma vez, no início da nossa empresa, vendi um atacado de 80 conjuntos pretos. O cliente que havia comprado deu metade do valor como entrada e pagaria o restante no recebimento das peças. Mas, próximo da entrega, ele desistiu e precisei estornar o valor recebido. Fiquei com muitos biquínis de uma cor só e não sabia o que fazer. Até que criei uma promoção chamada ‘cor do mês’, em que o tom em questão custava menos e isso foi um sucesso. Aumentamos muito as vendas depois disso”, conta.

Modelo exclusivo da Biquini de Fita para o Minas Trend (Divulgação)

Modelo exclusivo da Biquíni de Fita para o Minas Trend (Divulgação)

Ela reconhece que a conexão direta com seus consumidores é um dos pontos altos do crescimento da marca. “Nosso objetivo é manter sempre um contato próximo com o cliente, esse é o nosso foco no Instagram. Recebemos todos os dias inúmeros feedbacks, relatos de mulheres que não se viam em um biquíni e agora se sentem seguras em usar, pois através de nossas postagens se sentiram representadas. A marca teve um crescimento grande através das redes sociais, mídias, e hoje conta com um perfil com inúmeras clientes apaixonadas por biquíni de fita. Estamos antenados nelas”, diz.

Peça exclusiva da grife Biquini de Fita pela primeira vez no Minas Trend (Divulgação)

Peça exclusiva da grife Biquíni de Fita pela primeira vez no Minas Trend (Divulgação)

E deseja: ”Meu maior sonho é que a marca se torne referência de biquíni brasileiro no mundo, e que em todas as vezes em que for citado o nome da Biquíni de Fita, as pessoas associem à moda praia brasileira. E quero crescer, me reinventar sempre fazendo aquilo que gosto”.