Minas Trend: Amiya estreia no evento com a essência do easy wear em sintonia com o estilo de vida dinâmico e cool


A label, que nasceu no Estado do Rio, participa do Minas Trend, maior Salão de Negócios da América Latina, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais. “A Amiya acredita que cada mulher é singular e plural, por isto nossa missão é mais do que vestir. É revelar o poder que existe em cada mulher. É uma marca feita por mulheres para mulheres. Conosco, elas buscam por peças que atendam ao estilo de vida dinâmico e urgente. É uma mulher que consome moda, entretanto não vive em função dela, prezando pela compra inteligente”, diz Karen Dall Acqua, sócia da marca ao lado da amiga, Raquel Assis

Estrear sempre tem gosto bom, de primeira vez, horizonte novo, possibilidades, oportunidades… E o prazer do que vai se conhecendo, se tornando confortável, mesmo com todo desafio. E é neste mood que a Amiya, criada em 2019, no Estado do Rio, a partir da união das amigas Karen Dall Acqua e Raquel Assis, faz seu début na 29ª edição do Minas Trend, o maior Salão de Negócios da América Latina, promovida pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), no Minascentro. Karen fala sobre as inspirações para a coleção Primavera-Verão 24, apresentada com exclusividade no evento: “Reflete o DNA da marca trazendo modelagens e shapes contemporâneos, pensados para uma mulher dinâmica e cool, sem perder a feminilidade e sofisticação dessa pessoa que transita em vários espaços. Sua potência está na escolha da matéria-prima que traz um design inteligente e provocador, prezando a usabilidade dos produtos em cortes preciosos e aviamentos especiais”. 

Participar desse projeto de elevada credibilidade, que é o Minas Trend, é a consolidação da maturidade da marca e um dos pilares do nosso planejamento dando início a uma nova fase de expansão” – Raquel Assis

A AMIYA participa pela primeira vez do Minas Trend (Divulgação)

Camisa Flora com estampa exclusiva inspirada arte de Burle Marx

“A Amiya acredita que cada mulher é singular e plural, por isto nossa missão é mais do que vestir. É revelar o poder que existe em cada mulher. É uma marca feita por mulheres para mulheres. Conosco, elas buscam por peças que atendam ao estilo de vida dinâmico e urgente. É uma mulher que consome moda, entretanto não vive em função dela, prezando pela compra inteligente – peças com qualidade, informação de moda e conceito slow fashion“, pontua Raquel.

"Essa coleção reflete o DNA da marca trazendo modelagens e shapes contemporâneos, pensados para uma mulher dinâmica e cool, sem perder a feminilidade e sofisticação" (Divulgação)

A camisaria é um dos grandes destaques da marca: versátil e contemporânea

E acrescenta sobre o tema que permeia esta edição do Minas Trend: “A moda no horizonte é inspirador para consolidar a visão de sermos reconhecidos a nível nacional, promovendo a influência ao vestir. Vislumbramos com o crescimento da marca poder gerar o crescimento dos nossos colaboradores e parceiros. Quando a Amiya cresce, ela não cresce sozinha”.

Essa coleção reflete o DNA da marca trazendo modelagens e shapes contemporâneos, pensados para uma mulher dinâmica e cool, sem perder a feminilidade e sofisticação dessa pessoa que transita em vários espaços – Karen Dall Acqua

Perguntamos a Karen sobre os desafios para se empreender no Brasil. “Parafraseando o trecho da música “Estrada”, do Cidade Negra, “você não sabe o quanto eu caminhei pra chegar até aqui (…),  os desafios foram muitos. Ao iniciarmos, faltava expertise, encontrar os fornecedores que estivessem alinhados à essência da grife também foi custoso, e ultrapassar a barreira do pequeno negócio foi difícil, pois a indústria da moda é voltada para os grandes grupos. No entanto, ao longo do tempo aprendemos com os erros e acertos e hoje expandir tornou-se realidade. O mercado de moda é realmente muito competitivo. Acreditamos que para se diferenciar a marca precisa de um propósito maior do que apenas fazer roupas. Tem a ver com conseguir traduzir no jeito de vestir o lifestyle da sua cliente, se tornando uma forma não verbal de expressão”, observa Raquel. 

Modelo exclusivo Amiya para o Minas Trend (Divulgação)

Parka + Short Flora confeccionados em sarja 100% algodão e detalhes de corte e aviamentos

Novos tempos pedem novas práticas

As sócias fazem questão de ter práticas sustentáveis no modo de fazer como um dos principais pilares, que inclui a responsabilidade socioambiental. “Na produção temos uma preocupação com a utilização completa do tecido para evitar sobras. E as existentes são utilizadas para testes de modelagem da coleção seguinte, evitando desperdício e reduzindo a produção de resíduos”, conta Karen, acrescentando: “A escolha por trabalhar com o slow fashion oportuniza a perenidade da peça, não permitindo cair na armadilha da moda descartável. A Amiya já foi uma marca pequena e sabe como isto é desafiador, por isto prioritariamente dá oportunidade para os pequenos empreendedores, colaborando com o crescimento e autonomia. Primamos pela seleção de fornecedores levando em consideração o respeito às questões sociais, trabalhistas e demais aspectos legais vigentes”.

Parte do processo produtivo da Amiya para o Minas Trend (Acervo)

As peças são desenvolvidas no ateliê em Volta Redonda, no Estado do Rio

E completa: “A moda brasileira é muito diversa assim como sua cultura. É rica criativamente, em possibilidades de materiais, cores e estilos. O diferencial da Amiya é conseguir unir o design versátil de suas peças, de um modo que as mesmas sejam a alma do dinamismo na expressão do vestir”.