Minas Trend: A partir da palavra-chave ‘Zen’, Coolture lança acessórios com elementos que traduzem o bem-estar


“Tentamos materializar este estado de equilíbrio e harmonia em forma de colares, pulseiras e brincos desenvolvidos em cores que carregam muito significado holístico, como o amarelo, o vermelho e o verde, além de elementos repletos de simbologia como as pedras naturais e os cristais”, conta a empresária e designer Cilmery Oliveira, que faz seu début no maior Salão de Negócios da América Latina, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG)

A palavra “Zen” vai nos conduzir a uma viagem sobre nós, como indivíduos, e também como parte integrante de um mundo. Esta é a proposta da marca alagoana de acessórios Coolture, conduzida por Cilmery Oliveira, levada ao Minas Trend, maior Salão de Negócios da América Latina, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), realizado no Minascentro, Patrimônio Histórico de Belo Horizonte. “Zen foi a inspiração para a criação desta coleção outono-inverno 2023, pois ela se caracteriza por um tipo de meditação contemplativa, um estado de tranquilidade mesmo diante das adversidades da vida. E tentamos materializar este estado de equilíbrio e harmonia em forma de colares, pulseiras e brincos desenvolvidos em cores que carregam muito significado holístico, como o amarelo, o vermelho e o verde, além de elementos repletos de simbologia como as pedras naturais e os cristais. Criei pingentes e berloques de porcelana, resina e metal lembrando a árvore da vida, os peixes e a imagem do próprio Buda”, conta a empresária e designer.

Para Cilmery estar no maior Salão de Negócios da América Latina, que completa 15 anos “tem muito significado, pois sei que este é um dos maiores eventos de moda do nosso país e estar entre marcas renomadas e bastante estabelecidas no mercado da moda nacional e internacional traz a certeza de que estamos no caminho certo. É nossa primeira participação como expositores e espero que seja apenas o início de uma longa e duradoura relação, pois queremos fazer parte da história do Minas Trend levando a arte e a moda alagoana para Minas Gerais, para o Brasil e para o mundo.

A partir do tema ‘Zen’, Coolture lança bijoux com elementos que incentivam uma reflexão interior e perceber mais o “eu”

A moda autoral em nosso país vem ganhando cada vez mais reconhecimento, pois está se consolidando o entendimento de que vai muito além de uma vestimenta. A moda conta a história dos povos, ela reflete todo um comportamento sociocultural e a autoralidade quebra tabus, abre novos horizontes. É a materialização da arte em forma de roupas e acessórios únicos e que carregam o pensamento, a energia e os sentimentos da designer e da equipe criativa, não apenas um código de barras – Cilmery Oliveira, empresária e designer

A contribuição da Coolture para o meio ambiente se caracteriza por atitudes e objetivos bem delineados em todos os nossos processos que vão desde a separação de lixo produzido, busca por materiais de menor impacto ambiental nos produtos e nas embalagens até o próprio desenvolvimento das peças sendo uma característica presente na marca a atemporalidade e versatilidade de modo que a cliente possa usar cada peça por muito tempo e de várias maneiras estimulando um consumo consciente. “Busco maneiras de contribuir com a comunidade e os produtores locais de modo a incentivar o desenvolvimento e o comércio”, afirma.

E acrescenta uma história linda de pensar o social: “Na coleção Verão, por exemplo, nós trabalhamos em parceria com marisqueiras do bairro Vergel em Maceió, onde elas nos forneceram todo o estoque que usamos da concha do sururu, que é um crustáceo muito comum em nosso estado e inclusive foi registrado como patrimônio imaterial de Alagoas. A concha ou casca do sururu possui em sua parte interna uma camada de madrepérola muito delicada que contrasta com seu exterior enegrecido pelos materiais orgânicos típicos do solo dos manguezais e áreas lagunares onde ele é encontrado. Normalmente estas cascas vão para o lixo após a retirada da parte comestível do crustáceo, porém nós conseguimos gerar uma nova fonte de renda para as marisqueiras ao adquirir delas este material e utilizá-lo na produção de biojóias”.

Cilmery Oliveira, à frente da label Coolture, e a ação em prol das marisqueiras do bairro Vergel, em Maceió (AL)

Cilmery desabafa sobre as dores e delícias do fazer moda no país: “Como nossa empresa trabalha com design autoral, uma das maiores dores que temos hoje em dia é a rapidez com que a internet exaure cada lançamento, cada tendência, tornando a criação algo efêmera, porque há uma exigência constante do “novo” e, muitas vezes, o mercado consumidor não tem sensibilidade para entender que a cada coleção desenvolvida há um longo trabalho de pesquisa, de estudo, de inspiração até que as ideias sejam materializadas. Porém isso se torna também um desafio que está sempre instigando a buscar mais embasamento e soluções para nossos processos e produtos. Dentro desse contexto, nada inspira mais do que nossas clientes. É olhando para elas, entendendo seus anseios, suas necessidades, seus desejos que vem a inspiração para cada nova coleção”.

A venda em varejo é totalmente realizada por meio das redes sociais e e-commerce. “Então, o o uso da tecnologia é essencial para a Coolture. Agora mesmo estamos desenvolvendo um novo site de modo a facilitar o contato com nossos clientes e temos uma assessoria de comunicação que nos dá também um suporte nesse contato com clientes, parceiros e fornecedores”, observa Cilmery.

Coleção “Zen” vai nos conduzir a uma viagem sobre nós

“Meu maior propósito é oferecer felicidade e bem-estar. Busco estreitar o relacionamento com nossas clientes para entender seus sentimentos, seu estilo, suas características e personalidade para assim oferecer produtos que potencializem a beleza única de cada mulher trazendo empoderamento e fortalecendo seu amor próprio. Acompanho as clientes através das redes sociais, mostrando desde a montagem das peças até minhas escolhas no dia-a-dia de modo a explicar cada coleção, a forma de uso das peças, minhas inspirações, os processos de desenvolvimento, os materiais usados”.

Para o atacado, a empresária busca “entender o perfil ou nicho de clientes que nosso comprador vai trabalhar para oferecer os produtos que mais se adequem ao seu publico alvo. Também faço de forma sazonal workshops e treinamentos para as equipes de venda das clientes de atacado de modo que haja uma interação dos nossos conceitos e abordagens ao consumidor final. Acredito que cada empresa tem uma “linguagem” própria com seu cliente e este relacionamento faz toda a diferença. Mais do que produtos quero oferecer uma experiência desde o desenvolvimento da peça, a escolha, até o uso em momentos especiais e que ficarão registrados na memória das clientes”.

“Desejo que a Coolture expanda suas fronteiras se firmando como uma marca nacionalmente conhecida e associada à elegância e bom gosto. Depois disso, rumo aos grandes centros da moda no mundo!”