Minas Trend: A geração de valor no varejo com a ênfase na economia circular sob o prisma de Rodrigo Cezário


O Minas Trend convidou Rodrigo Cezário, Gestor Mercadológico pelo UNI-BH, especialista em design estratégico, economia circular e ESG para um mergulho em suas análises sobre geração de valor no varejo com a economia circular e o futuro dos negócios. “Precisamos compreender que os problemas ambientais afetam a qualidade de vida das pessoas, principalmente as mais pobres. Quando falamos de processos responsáveis não estamos falando só em consumo, estamos impactando as pessoas dentro e fora da empresa. Temos que entender que o modelo vigente, que é linear, cria e destrói valor, afetando negativamente a natureza e a sociedade”, frisa

Minas Trend: o Maior Salão de Negócios da América Latina realizado no Minascentro

Minas Trend – Maior Salão de Negócios da América Latina -, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), sempre de portas abertas para os melhores negócios da moda e propulsor de novos horizontes, além de reunir, entre os dias 11 e 13, em Belo Horizonte, expositores de Norte a Sul do país e compradores de olho nas criações Primavera/Verão 2024, também proporciona uma seleção de palestras importantíssimas e realizada tanto no Minascentro como em diversos pontos do Centro da capital mineira. E fomos conversar com Rodrigo Cezário, Gestor Mercadológico pelo UNI-BH, especialista em design estratégico, economia circular e ESG, que nos proporcionou um mergulho em suas análises sobre “Futuro dos negócios: como transformar incertezas em oportunidades de crescimento” – como micro, pequenas empresas e futuros empreendedores devem se antecipar ao comportamento de consumo de seus clientes e inovar com novas oportunidades de negócios e “Gerando Valor no Varejo com a Economia Circular – Dicas para aplicar já”.

É importante entender que ao aplicar essas práticas circulares no varejo, o lojista pode se diferenciar no mercado, reduzir custos, minimizar impactos ambientais e aumentar a fidelidade dos clientes – Rodrigo Cezário

DICAS PRECIOSAS A RESPEITO DE ESTRATÉGIAS PARA O VAREJO DE MODA

. Criar programas de reciclagem de roupas: incentivar a devolução de roupas usadas para serem recicladas ou reutilizadas, seja por meio de parcerias com empresas de reciclagem ou pela criação de iniciativas próprias.

. Oferecer serviços de reparo e customização de roupas: além de prolongar a vida útil das roupas, esses serviços podem agregar valor ao produto e aumentar a fidelidade dos clientes.

. Investir em tecidos sustentáveis: utilizar materiais orgânicos, reciclados ou biodegradáveis na produção de roupas, reduzindo o impacto ambiental e gerando valor para a marca.

. Promover a venda de roupas usadas em bom estado: seja por meio de programas de revenda ou de parcerias com plataformas de venda de roupas usadas, essa estratégia pode gerar receita adicional e reduzir o descarte de roupas.

. Utilizar embalagens ecológicas: assim como em outros setores do varejo, o uso de embalagens recicladas ou biodegradáveis pode reduzir o impacto ambiental da empresa.

. Educar o consumidor: informar os clientes sobre os impactos ambientais da produção de roupas e a importância da economia circular pode aumentar a conscientização e a demanda por produtos sustentáveis.

MUDANÇAS DE PARADIGMAS NA MODA E POR UM MODELO CIRCULAR

O compromisso da Cezário Design e Moda Circular é colaborar ativamente com o mercado nacional, a fim de buscar meios e soluções reais para transformar o mercado de pequenas e médias empresas de forma eficaz, humana e sustentável, aos moldes da Economia Circular. “Trabalhamos hoje para construir o futuro que sonhamos para todos”. Pergunto a ele como se tornar hoje referência no mercado de moda?

Vivemos a era na qual o cliente prioriza consumir de marcas engajadas que sejam efetivas em prol da causa que defendem. Acredito que o mais importante é estar atento às demandas socioambientais, ao desenvolvimento sustentável e na forma de transformar a criatividade em produtos que proporcionem bem-estar para a sociedade e ajudem a preservar o meio ambiente. Tudo isto pode receber diversos tipos de embalagens com formas mais inovadores de promover a marca e gerar impacto – Rodrigo Cezário

A trajetória do Minas Trend como plataforma propulsora de inovação, inspirações e sair na frente do calendário da moda nacional diz muito ao âmago de Rodrigo Cezário: “Acompanho o Minas Trend desde seu início. Já participei como stylist e diretor de desfiles, acompanhei clientes e agora apresentamos mais uma vez conteúdos informativos sobre o que acreditamos que seja necessário para o desenvolvimento do setor. Em todo esse tempo, vimos marcas surgirem e ganharem projeção no mercado internacional através do evento, assim como acompanhamos o fortalecimento de marcas que a cada edição firmam sua participação. O Salão de Negócios é uma importante vitrine para as marcas que querem expandir seu mercado, mas também é importante para os lojistas que podem encontrar as melhores opções da moda nacional em um só lugar e ao mesmo tempo”.

E como uma marca contribui para o socioambiental? Com a Economia Circular? Processos responsáveis de uma ponta a outra da cadeia produtiva? Enfim, o que tem de inovação em benefício da cadeia da moda e um mundo sustentável?

“Precisamos compreender que os problemas ambientais afetam a qualidade de vida das pessoas, principalmente as mais pobres. Quando falamos de processos responsáveis não estamos falando só em consumo, estamos impactando as pessoas dentro e fora da empresa. Temos que entender que o modelo vigente, que é linear, cria e destrói valor, afetando negativamente a natureza e a  sociedade”.

Com a Economia Circular criamos valor ao produzir um novo produto e buscamos manter esse valor pelo maior tempo possível, diminuindo o impacto ambiental, desde a escolha dos componentes até o seu descarte. Por isso falamos que o designer é um agente primordial de circularidade, pois cabe a ele pensar, selecionar e criar dentro de um sistema produtivo ecoeficiente. Nosso país é uma grande potencia em biodiversidade e podemos buscar biomateriais inovadores que utilizam de forma responsável o nosso capital natural, por exemplo – Rodrigo Cezário

Segundo ele, a conexão direta com o novo consumidor-protagonista está intrinsicamente ligada à rastreabilidade, em saber a origem do produto e como sua produção foi trilhada deste a aquisição da matéria-prima até a sua confecção. É muito importante pensarmos no impacto que essa produção gera, nas pessoas que inclui, mas, principalmente nas condições de trabalho destas pessoas, na remuneração justa e na qualidade de vida do trabalhador. Aqui falamos de propósitos que estão relacionados às questões de justiça social como equidade de gêneros, inclusão da diversidade e eliminação da pobreza”.

No nosso escritório usamos o mantra de que “as empresas podem ajudar a salvar o planeta” e isso significa também preservar e garantir uma vida digna para todos – Rodrigo Cezário

O SALTO TECNOLÓGICO

Os avanços tecnológicos tiveram uma aceleração em alta potência a partir da pandemia. Para Rodrigo Cezário “os principais estão revolucionando a forma de produzir e consumir moda, relacionados com a adoção de tecnologias como a realidade aumentada e virtual que permite que o consumidor visualize as roupas em 3D e até mesmo experimentá-las virtualmente. O aumento das vendas online fez com que as empresas de moda investissem em estratégias para aumentar a interação digital com os consumidores, como chats assistentes virtuais que podem ajudar na escolha dos produtos e tirar dúvidas.

Estou especialmente entusiasmado com a possibilidade de utilizar a inteligência artificial na criação de coleções e no desenvolvimento de estratégias de marketing. Com  o uso de algoritmos, as empresas podem oferecer sugestões de produtos de acordo com o histórico de compras do consumidor, por exemplo – Rodrigo Cezário

A moda no Brasil ainda precisa caminhar muito em termos de tecnologia, mas temos uma cultura muito rica que torna proporciona produtos muito criativos. Precisamos buscar cada vez mais essa autoralidade como uma forma de estabelecer identidade e propósito. Como disse anteriormente, temos um grande potencial natural que pode ser utilizado como fonte de novos processos e materiais, como o látex da Amazônia e os pigmentos naturais – Rodrigo Cezário

UMA CARREIRA EM PROL DA MODA NACIONAL

Rodrigo Cezário integra o Núcleo de Pesquisa e Design da Assintecal, que faz um profundo estudo sobre as inovações da indústria de componentes. É também consultor setorial do SEBRAE, onde atua com pequenos empresários na melhoria de processos gerenciais e produtivos. “Adentrar no ESG veio de um anseio de impactar esta indústria que é considerada uma das mais poluentes do planeta e ajudar a combater as práticas predatórias no setor. Principalmente a partir do início da pandemia do COVID, eu afirmei o meu propósito em fazer parte da solução destes problemas e me especializei em Economia Circular para trazer novos modelos de negócios mais limpos e responsáveis para meus clientes”, pontua.

E mais: tem a chancela de especialização em ESG e Negócios de Impacto, “reforçando e ampliando este propósito para também fortalecer a justiça social e as boas práticas em toda a cadeia de moda. Hoje atuo com consultoria nestes temas orientando e aplicando ferramentas para gestão da sustentabilidade nas empresas, disseminando a conscientização através de palestras e cursos, além de coordenar projetos educativos e socioambientais. Como exemplo de projetos posso citar o Sementes Criativas que é uma plataforma de capacitação e inclusão de jovens em alta vulnerabilidade da periferia de Belo Horizonte e o Instituto MudaBR, que desenvolve metodologias que aplicam os princípios da Economia Circular em comunidades tradicionais”, comenta.

O compromisso da Cezário Design e Moda Circular é colaborar ativamente com o mercado nacional, a fim de buscar meios e soluções reais para transformar o mercado de pequenas e médias empresas de forma eficaz, humana e sustentável, aos moldes da Economia Circular. Trabalhamos hoje para construir o futuro que sonhamos para todos – Rodrigo Cezário

A QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Quando abordamos o tema sobre varejo, eu lembro que estamos na Quarta Revolução Industrial, onde máquinas aceleram processos produtivos. E quais práticas que sejam realidade em se falando em economia circular ele tem observado?

“Ressalto duas tecnologias que já estão em pleno uso dentro da cadeia da moda. A primeira é relacionada à sustentabilidade das novas fibras e tecidos sustentáveis que utilizam processos menos poluentes e mais eficientes. A segunda é impressão 3D que tem sido utilizada para criação de protótipos e até mesmo peças finais de vestuário”, analisa e exemplifica: “Um case que une as duas tecnologias é da empresa de aviamentos Fiveltec que desenvolveu um componente elaborado por meio de termoplástico biobased PLA, um material a base de amido que em condições favoráveis (compostagem) é biodegradável, levando até dois anos para se decompor. O enfeite tridimensional de aspecto frágil foi produzido com a técnica de impressão 3D, que utiliza apenas o material necessário, sem gerar resíduos. O resultado é um produto circular que envolve em seu processo produtivo o biomaterial de fonte renovável e uma produção “lixo zero”.

Outro tema da nossa conversa e também inserido em suas palestras no Minas Trend é  o que tange o futuro dos negócios – como transformar incertezas em oportunidades de crescimento? “Toda crise traz oportunidades! O empreendedor precisa manter a mentalidade de crescimento mesmo diante de momentos dificeis e a melhor forma de continuar se desenvolvendo é através do conhecimento e do planejamento. É preciso ter uma visão realista do negócio, entender seus processos e números, trabalhar aquilo que traz resultado efetivo e reduzir esforços desnecessários”.

Também é importante estar sempre atendo às mudanças de comportamento do consumidor, estar perto do seu público e transformá-los em aliados e defensores da sua marca. Ao mesmo tempo deve-se estar de olho nos impactos das macrotendências do setor e na forma como o mercado concorrente absorve as mudanças. O planejamento estratégico ajuda neste sentido para ajudar a identificar as oportunidades e ameças, estabelecendo as metas e indicadores que irão ajudar no gerenciamento do negócio – Rodrigo Cezário

Reitera a importância de estar atendo às tendências de mercado através das redes sociais e noticiários. Os hábitos de consumo estão em constante mudança. “Esteja atento aos novos hábitos dos seus clientes e adapte-se a eles. Por exemplo, se seus clientes estão cada vez mais preocupados com a sustentabilidade, considere incluir marcas responsáveis no mix. Ofereça uma variedade de produtos para atender às diferentes necessidades e preferências, considerando a diversificação dos produtos que você oferece para melhor atender a demanda de seus consumidores. Utilize a tecnologia para se conectar ao cliente para melhorar a eficiência e a conveniência dos seus serviços. Inove na forma que você vende seus produtos oferecendo experiências únicas de compra. O atendimento personalizado é fundamental para a satisfação do cliente. Conheça bem seus clientes, suas preferências e necessidades, e ofereça um atendimento humanizado e de qualidade”, analisa.