Tenho pontuado constantemente que os players das indústrias e do varejo estão em conexão e com seus holofotes totalmente voltados para a inovação, criatividade, desenvolvimento de conteúdo que fale direto com o consumidor, mostrando os valores da marca, exercendo a empatia, lançando mão do omnichannel também e sentindo o retorno ao propiciar emoções para este protagonista na hora da compra. E o Minas Trend – Maior Salão de Negócios da América Latina -, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), imprimiu, em novembro passado, sua chancela na história da moda brasileira como o primeiro evento do setor a retomar as atividades (em formato phygital: presencial e na web) e fomentar vendas, fazendo a roda da economia girar.
Passados quatro meses do reverberar de saldos positivos já estamos em contagem regressiva para a 27ª edição do Minas Trend de portas abertas para os melhores negócios da moda, entre os dias 19 e 21 de abril, reunindo expositores de Norte a Sul do país e compradores de olho nas inspirações e criações Primavera/Verão 2023, saindo na frente do calendário da moda, recebendo lojistas, compradores de Norte a Sul do país. O Salão de Negócios vai funcionar presencialmente, no Expominas, em Belo Horizonte, com foco totalmente voltado para as vendas, conectando expositores e clientes. E quem ama moda poderá acompanhar uma programação na web com palestras e lives realizadas por especialistas. O evento é considerado como a principal plataforma de geração de negócios do setor no Brasil, movimentando o mercado nacional e gerando milhões de reais em negócios para toda a cadeia produtiva.
Em recente entrevista exclusiva ao site, o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, havia ressaltado a emoção para todos depois de um intervalo de quase dois anos por conta da pandemia: “Sentimos uma imensa alegria por termos a chance da volta do evento com grande investimento da FIEMG para contemplar toda a cadeia produtiva da moda. Somos tal qual uma fênix. E o Minas Trend deu o start nesse novo período e com seu foco total nos negócios de moda, gerando oportunidades para a cadeia produtiva do país, reunindo indústria, marcas e lojistas, compradores”.
O legado para o setor moda depois de dois anos difíceis com a pandemia? “A interação presencial/digital, que veio para facilitar os negócios e a vida das pessoas. O evento presencial continuará propiciando sempre o olho a olho entre empresários das marcas e lojistas, a relação com o prazer de tocar nas roupas e acessórios e a troca de ideias durante as negociações. E, com o investimento no digital, poderemos também conectar milhões de pessoas. Estamos preparados para todas as integrações do Minas Trend e Salão de Negócios da América Latina seguirem na inovação e crescimento”, pontuou Flávio Roscoe.
E perguntei a ele de que forma as palavras inovação, ressignificar e construir passam a ser essenciais em momentos como o que estamos vivendo? E quais os reflexos na indústria da moda? “Essas palavras tinham que ser a nossa bíblia diária. E, em um momento como esse, elas têm significado com a capacidade de superação do ser humano. Veio a pandemia e chacoalhou tudo. As pessoas precisaram criar essas oportunidades de ressignificar e transformar. Muitas barreiras deixaram de existir. Barreiras que levariam décadas para cair. Quem não se apegar ao passado terá uma grande oportunidade no hoje e amanhã”.
E, agora, na contagem regressiva para a 27ª edição do Minas Trend, o presidente da Fiemg volta a ressaltar que o momento atual promete boas vendas e forte recuperação. “Certamente vamos repetir o sucesso que tivemos na última edição e retornar ao patamar de antes da pandemia. O objetivo é gerar oportunidades para uma das principais cadeias produtivas do país, atuando para consolidarmos bons negócios para o setor, que é um dos mais empregadores do país”.
Segundo dados divulgados pela FIEMG, só o estado de Minas Gerais possui hoje 32,7 mil empresas na cadeia produtiva da moda, sendo 8,8 mil indústrias e 23,9 mil comércios, gerando 209 mil empregos, sendo 121.390 trabalhadores na indústria e 87,6 mil pessoas no comércio. Entre os 853 municípios não há um em que não haja empresário produzindo moda, gerando emprego e distribuindo renda.
Flávio Roscoe também enfatizou na nossa entrevista outra ação de suma importância e com repercussão global. “A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais foi uma das cinco primeiras entidades empresariais do mundo a assinar o compromisso Race to Zero. O governo do estado de Minas Gerais foi o primeiro da América Latina e Caribe a aderir à ação global e, a FIEMG, a primeira a dar esse passo no Brasil. E já começamos a mapear a pegada de carbono das 200 maiores indústrias mineiras”.
O FEEDBACK EM AÇÕES NO SALÃO DE NEGÓCIOS
“No atual momento, as qualidades do setor da moda e o que ele proporciona são ainda mais relevantes. Os setores têxteis e de acessórios abrem espaço para a diversidade na área econômica. Vemos a relevância de mulheres assumindo lideranças nas empresas, a diversidade de pessoas e ideias extremamente criativas. A moda sempre esteve na vanguarda. Consequentemente, esses setores econômicos sempre estiveram na vanguarda nas pautas da inclusão e da diversidade”, comentou o presidente da FIEMG.
O Minas Trend com seu Salão de Negócios é o propulsor da moda autoral, plural, repleta de identidade e com ênfase no novo fazer e pensar sobre toda a cadeia produtiva de diversos setores. A simbiose perfeita entre a valorização da moda mineira e do Brasil.
O evento vai reunir cerca de 90 marcas dos segmentos de bolsas e calçados, vestuário, joias, bijuterias e acessórios. Além de mineiras como Adot Azevedo, Elizabeth Marques e Luiza Barcelos, o Salão de Negócios contará com representantes de vários estados, como Hector Albertazzi (SP), Vicenza e Werner Calçados (RS), Palone Design e Sheila de Moraes (RN).
Na avaliação do presidente do Sindicalçados, Luiz Barcelos, mesmo com todas as ferramentas digitais utilizadas para o atendimento do atacadista, o comprador sente falta de rodar os espaços, ter interação, trocar informações com outros lojistas. “Esse contato é essencial para os negócios e o Minas Trend é a oportunidade perfeita, porque encontramos pessoas do país inteiro”, comenta.
Para o presidente do Sindijoias, Manoel Bernardes, o Minas Trend é uma vitrine por excelência do segmento da moda. “É um salão diferenciado, pois foca nos negócios e traz os lançamentos das melhores marcas brasileiras”, diz. O empresário também destaca o trabalho artesanal dos mineiros. Segundo ele, o saber fazer de Minas representa uma oportunidade única para os compradores, por meio de produtos originais com grande ênfase no handmade.
O presidente do Sindibolsas, Celso Afonso, é um grande entusiasta do Minas Trend. “Temos sempre muito prazer e empenho ao comercializar os estandes e trabalhar junto ao Projeto Comprador, que convida importantes lojistas do Brasil e do exterior”, diz.
Afonso destaca que o evento é a melhor vitrine de moda premium do país. “O lojista que quer estar antenado com o que há de mais novo em bolsas não pode perder a oportunidade. Tendências são lançadas e outras confirmadas. Cores, materiais, texturas e detalhes exclusivos poderão ser vistos nas coleções. É um verdadeiro espetáculo de criatividade e bom gosto que aguarda o visitante no Salão de Negócios”, pontua.
“Já sentimos uma reação muito positiva do mercado na última edição. O cliente veio e comprou. A expectativa é de que as produções da Primavera/Verão 2023 atraiam ainda mais lojistas. Estamos trabalhando com um cenário otimista”, acrescenta o presidente do Sindivest, Rogério Vasconcelos.
A AGENDA EM SINERGIA COM A PLURALIDADE DE TEMAS
Especialistas vão trazer insights, referências e tendências da moda e do mercado para a Primavera/Verão 2023, além de fomentarem o diálogo sobre o perfil de consumo para a realidade do novo momento.
Diante do sucesso do formato adotado na edição anterior, a programação continua híbrida, com lives e palestras todos os dias, no formato online, para o público em geral. Já os compradores, jornalistas e formadores de opinião terão acesso ao Salão de Negócios. Entre as palestras confirmadas, está a do estilista Victor Dzenk, da Victor Dzenk, que traz spoilers sobre as tendências para a moda Primavera/Verão 2023 no vestuário.
Em Ações que Vendem, a consultora de varejo Janaína Ortiga vai trazer dicas para quem quer empreender com sucesso no setor da moda. Já o diretor-executivo do Instituto C&A, Gustavo Narciso, fala sobre a consolidação do varejo da moda e destaca as 10 recomendações do COLABORA Moda Sustentável, além de trazer cases nacionais e internacionais de impacto socioambiental no varejo. A diretora de pesquisa – tendências e comportamento do consumidor – à frente da Tendere, Patrícia Sant’Anna, marca presença com palestras em dois momentos. Primeiro, abrindo a programação, ela faz uma leitura do Comportamento do Consumidor de moda no Brasil em 2023. No dia seguinte, vai abordar o Varejo de Moda Primavera/Verão 2023: desenvolvimento de coleção.
Para quem vai acompanhar a programação online, com mediação de Anna Magalhães, estão programadas as participações de convidados como Mariza Dias, da Suzani Bissoli, anunciando as tendências da moda para os pés; Serpui Marie, da Serpui, contando o que terá de novidade no mercado de bolsas; e Sheila de Moraes, da SD por Sheila Moraes, que vai trazer notícias sobre a moda em acessórios.
O SESI contribui destacando a importância da valorização da saúde no trabalho, e o SENAI também marca presença com o case da criação do polo de moda de Divinópolis.
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