Mayana Moura: atriz investe na verve empresária. ‘Gosto de desafios. Sinto falta de atuar, mas tenho um novo foco’


A atriz e cantora lança a marca de maquiagem Mayana Beauty, e divide a atividade da versão empresária, com a versão mãe do pequeno Lestat, de 2 anos, em tempo integral. Neste bate papo, Mayana fala sobre as alegrias e os desafios de empreender no mercado da beleza, e da criação dos produtos. E também, sobre a maternidade, em que está completamente mergulhada, mas sem idealizações: “Não é fácil e toda mãe sabe disso. A gente se cobra o tempo todo, se questiona, temos mil dúvidas sobre o que é certo ou errado e está tudo bem. Faço o meu melhor sempre, mas tenho minhas limitações e inseguranças como todo ser humano. Quando a gente começa a falar dessas dificuldades, medos e erros, a gente naturaliza e diminui um pouco o peso desse processo que por si só já é tão doloroso. Ser mãe é uma eterna cobrança!”

Mayana Moura: atriz investe na verve empresária. 'Gosto de desafios. Sinto falta de atuar, mas tenho um novo foco'

*Por Brunna Condini

No dia 10 de junho de 2020, Mayana Moura, cheia de amor e apreensões por conta da pandemia, deu à luz Lestat, seu primeiro filho com o francês Louis Harang. De lá para cá, Mayana mergulhou no desenvolvimento pessoal, no crescimento do pequeno, e também viu nascer, além do filho, sua versão empresária. A atriz, que começou sua trajetória profissional aos 17 anos, como modelo, lançou uma marca homônima de maquiagem, a Mayana Beauty, que conta com sua expertise e paixão pelo universo da beleza após anos dedicados à moda. “Nunca tinha pensado em empreender antes. O que me moveu foi o meu momento de vida, a pausa na carreira para engravidar e todas as mudanças que aconteceram com a chegada do Lestat. Tinha acabado de concluir a novela ‘Jesus‘ (2019), na Record, quando resolvemos ter um filho e, logo depois, começamos a planejar a Mayana Beauty”, lembra.

Vivendo intensamente as descobertas da maternidade, Mayana tem gostado da sua vida, mas sem romantizar as dificuldades na rotina materna. E aproveita para falar sobre os planos de aumentar a família: “Às vezes, eu penso em ter uma menina e, em outras, ficar só com o Lestat. É uma dúvida enorme, mas está nas mãos de Deus! (risos)”.

A marca lançou essa semana um produto inovador no mercado nacional: um batom glitterizado com partículas de pérolas (Divulgação)

A marca lançou essa semana um produto inovador no mercado nacional: um batom glitterizado com partículas de pérolas (Divulgação)

Rosto de marcas como Fendi, Givenchy, Blumarine, Salvatore Ferragamo, Chanel e Karl Lagerfeld (1933-2019)ela foi musa do estilista e fotografada pessoalmente por Lagerfeld para campanhas da marca -, Mayana não teme os desafios de ser uma empreendedora no atual cenário, e faz um balanço dos ganhos e dificuldades da atividade. “Acho que uma das melhores oportunidades de ter me tornado empresária é poder trabalhar e estar perto do Lestat. Então, eu fico muito feliz de, como empreendedora, ter a possibilidade de trabalhar de casa, ficar perto do meu filho e acompanhar todo o desenvolvimento e crescimento. Se eu estivesse em uma novela, por exemplo, não teria essa possibilidade e teria que ficar muito tempo longe dele e hoje não consigo me imaginar nessa situação”, avalia.

“Um dos maiores desafios foi entender todo o processo de construção de uma marca do zero. São muitos detalhes desde o desenvolvimento dos produtos, embalagens, identidade visual, estudo de mercado, equipe, até uma parte burocrática sem fim. Precisei mergulhar nesse desconhecido e até hoje vivo em constante aprendizado”.

"Acho que uma das melhores coisas de ter me tornado empresária é poder trabalhar e estar perto do Lestat. O meu filho é a coisa mais importante para mim" (Divulgação)

“Acho que uma das melhores oportunidades de ter me tornado empresária é poder trabalhar e estar perto do Lestat. O meu filho é a coisa mais importante para mim” (Divulgação)

Empresária e mãe

“Muitas mães passam por isso, por esse desafio de conciliar carreira e maternidade. E acho que o empreendedorismo pode ajudar nessa relação, permitindo mais flexibilidade de horários e ajustes na rotina”, observa Mayana.

Louis Harang, Lestat e Mayana: "O meu filho é a coisa mais importante para mim" (Reprodução Instagram)

Louis Harang, Lestat e Mayana: “O meu filho é a coisa mais importante para mim” (Reprodução Instagram)

E confessa se cobrar tanto na função materna como na de empreender. “Como toda boa virginiana. Como mãe, acho que não sou tão exigente. Na verdade, sou mais preocupada. Me preocupo demais com o Lestat, morro de medo de ele se machucar, ficar doente, enfim essas preocupações que toda mãe tem, mas eu realmente fico apavorada. Como empresária, eu sou bastante exigente, ainda mais pelo fato da marca levar o meu nome. Tenho muita preocupação com tudo relacionado à qualidade dos produtos, embalagens, comunicação, e por isso sou bem rigorosa mesmo para que tudo saia da melhor forma possível para o consumidor. Montamos do zero, o que é um desafio enorme e muita responsabilidade, então precisamos ter cuidado redobrado com todos os detalhes”.

"Faço o meu melhor sempre, mas tenho minhas limitações e inseguranças como todo ser humano" (Divulgação)

“Faço o meu melhor sempre, mas tenho minhas limitações e inseguranças como todo ser humano” (Divulgação)

Apesar de toda dedicação, ela pondera: “A maternidade não é fácil e toda mãe sabe disso. A gente se cobra o tempo todo, se questiona, temos mil dúvidas sobre o que é certo ou errado e está tudo bem. Faço o meu melhor sempre, mas tenho minhas limitações e inseguranças como todo ser humano. Quando a gente começa a falar dessas dificuldades, medos e erros, a gente naturaliza e diminui um pouco o peso desse processo que por si só já é tão doloroso. Ser mãe é uma eterna cobrança!”.

O que ninguém deve dizer para uma mãe recente? “Que tal coisa é certa ou errada, e principalmente, fazer julgamentos. Tem gente que acha que a opinião pessoal é uma verdade e isso as vezes magoa demais. Uma mãe recente já está cheia de culpas, com mil sentimentos à flor da pele. O olhar de crítica e reprovação, as cobranças e os julgamentos são cruéis demais para qualquer mãe”.

Sobre a marca

“Durante a pandemia senti a necessidade de focar mais no autocuidado. Meu filho nasceu em meio à pandemia e ficamos em casa durante muito tempo, e acabei me envolvendo em diversas atividades. Voltei a tocar, cantar e me maquiar muito. Voltei a fazer tudo o que amava e que tinha ficado um pouco de lado por falta de tempo mesmo. E passei a incluir novos hábitos. Comecei a fazer atividade física em casa, voltei a cuidar mais da minha pele com uma rotina de skincare, enfim, olhar mais pra mim e me cuidar”, conta.

"Passei a olhar mais pra mim e me cuidar mais durante a pandemia, e comecei a desenvolver a marca" (Divulgação)

“Passei a olhar mais para mim durante a pandemia e comecei a desenvolver a marca” (Divulgação)

“Eu gostava de misturar cores, criar diferentes tons e inventar novas possibilidades. E foi em uma dessas reinvenções que surgiu o desejo de criar a Mayana Beauty. Sentia falta de alguns produtos diferentes no mercado, mais criativos e ousados. Costumava colocar glitter nos meus batons vermelhos, porque não encontrava nenhum com uma boa pigmentação e glitter. Sentia falta de paletas de sombras coloridas, com tons pasteis e neon, paleta de blush com iluminador. E foi através da união desse desejo por produtos inovadores, o amor pelo mundo da maquiagem, o apoio, parceria e olhar técnico do meu grande amigo há mais de 20 anos, o maquiador Lau Neves, e mais o impulso do meu marido como grande parceiro, que esse sonho aconteceu”.

Feliz da vida com a nova empreitada, Mayana não descarta a versão atriz: “Sinto falta de atuar, mas hoje preciso me dedicar integralmente à marca, não tenho como conciliar nesse momento, mas quero voltar a atuar e fazer um personagem novo. Gosto de desafios, de me aventurar e sei que daqui a pouco vou querer isso”.