Hidratação. Esse é o segredo da beauty artist Mary Saavedra para uma pele incrível. Chilena, mudou-se para o Rio de Janeiro há cinco anos, após se apaixonar pela cidade em uma viagem de férias e firmou residência em Santa Teresa, bairro tradicional na capital carioca. Foi com essa mesma coragem que, anos antes disso, mergulhou no mundo dos pincéis e pigmentos influenciada por um grande amigo. “Eu sempre fui apaixonada por maquiagem. Desde criança adorava pintar as minhas bonecas. Meu irmão mais novo sofria, eu pegava ele e colocava batom, rímel e mandava ir para a rua. Pegava as maquiagens da minha mãe escondida sempre também”, relembrou ela, que só transformou o hobby em profissão em 2003. “O Cris Luna, amigo meu, estava procurando um maquiador para a M.A.C e sabia que eu gostava disso e conhecia muitas marcas. Eu já era apaixonada por esse mundo, mas não queria fazer isso, porque nunca tinha estudado”, contou.
Com o empurrãozinho extra do amigo, entrou no processo seletivo da M.A.C e deixou outras 20 concorrentes para trás. “Quando comecei a trabalhar lá, era uma loja de brinquedos para mim. Eu provava texturas, cores novas, pirei. Me maquiava todos os dias e comecei a estudar muito”, lembrou ela, que, quando não estava na loja, se dedicava aos cursos e trabalhos por fora. “Fiz muitos editoriais e publicidade e a M.A.C oferece vários cursos para quem trabalha lá. Uma vez por mês eu fazia atualizações com as novas tendências”, contou. Motivada, sentiu a necessidade de aprender a mexer também com cabelos. “Achava que ficava faltando algo. Fazia a maquiagem e não tinha o penteado para complementar. Eu mesma fazia, com a minha escova pessoal, meu fixador, as coisas que eu mesma levava na bolsa. Fui fazer um curso de cabelo”, disse. Ainda assim, a maquiagem ainda é sua queridinha. “Nunca vou preferir outra área. O cabelo é complemento, mas a maquiagem é tudo para mim”, garantiu.
Hoje, já tendo nomes como Gloria Pires, Alessandra Maestrini e a cantora irlandesa Kimbra Lee Johnson no currículo, ela já realizou diversos sonhos. “A Kimbra foi muito legal, fui selecionada por ela entre vários outros, então é incrível que ela tenha gostado do meu trabalho. A Gloria também foi emocionante, porque admiro ela desde criança”, disse. Ainda assim, ainda faltam celebridades em sua lista de desejos. “Sempre temos sonhos pra realizar. Adoraria maquiar a Rihanna. Adoro peles negras. No Chile não tem muitas negras, então era difícil. Quando eu maquiei pela primeira vez e vi a diferença de cores achei incrível. Adoro o desafio. As negras não precisam de profundidade, precisam de luz, então precisa de muito cuidado. A Rihanna tem uma identidade feminista forte, um estilo legal. Adoro a estética e o jeito dela”, disse. Além das celebridades, ainda sonha em trabalhar com grandes nomes da sua área, como Daniel Hernandez e Silvio Giorgio. “Tenho muita vontade de conhecê-los, ser assistente e aprender com eles”, revelou.
O coração de Mary bate forte pelos editoriais. Para ela, essa é a melhor parte do trabalho. “Porque dá para pirar. Amo a possibilidade de criar, me inspira muito”, analisou ela, que, além de maquiar, ainda dá dicas online no site da Enjoy. “O Fábio Galdino, gerente de marketing, me convidou após um trabalho que fiz na marca. As meninas me pediam dicas nos bastidores e dei tantas que ele reparou e me convidou para falar de beleza semanalmente. É um desafio fazer um texto por semana, mas eu gosto muito e aprendi demais lá. Faço muita pesquisa, vejo o que tem de novidade e tendências”, contou.
Ela, que já deu cursos de maquiagem no Chile, analisou a situação atual no Brasil. “O mercado está caindo, mas vejo muitos maquiadores procurando diferentes saídas como blogs, canais na internet, cursos, então acho que a crise é o momento de repensar, fazer outras coisas na profissão. Há sempre uma forma de executar”, disse ela, que só não ministra aulas em português pela insegurança que ainda sente com o sotaque.
Ela, que é muito querida no meio, acredita que um bom profissional de beleza não pode nunca parar de estudar. “Tem que se dedicar muito, sempre. Não se achar melhor do que ninguém. São necessários anos de aprendizado, não é só chegar e fazer. Tem que fazer cursos, ir testando em pessoas próximas, soltando a mão, porque é dura”, deu a dica. Já para quem quer apenas se maquiar melhor em casa, o truque é simples. “Limpar e hidratar a pele, só assim a make dura. Não tem segredo. O hidratante é primordial”, entregou. E qual o principal erro, que detona uma boa maquiagem? “Tom de base diferente. Vejo muita gente assim por aí. Ou não espalhar direito o produto”, disse.
De acordo com Mary, a técnica de stroubing que estourou de uns meses para cá, vem ainda mais forte no alto verão e promete perdurar. “É o contrário do contorno, usando a luz, favorecendo o bom em vez de sombrear o ruim. É tendência total! Eu amo fazer”, garantiu. Anotado, Mary.
Artigos relacionados