*por Luísa Giraldo
Não satisfeita em figurar o posto como uma das principais influenciadoras de beleza do país, Mari Maria se projeta como uma empresária de sucesso nos ramos da maquiagem e dos cuidados com a pele. Mariana Maria de Neiva Couto concentra esforços nos novos projetos e lançamentos da marca Mari Maria Makeup e na linha de produtos para os cabelos em parceria da Ox Cosméticos, a Mari Maria Hair. A coleção é composta por seis cosméticos hair care, incluindo shampoo e condicionador, máscara de tratamento, sérum reconstrutor com proteção térmica, óleo reparador e tônico fortalecedor. Segundo a criadora de conteúdo, a parceria demonstra compromisso com a nutrição e a saúde dos fios.
A influencer de 30 anos se considera extremamente privilegiada por poder transformar um sonho dela quando mais jovem em realidade: ter a própria marca de cosméticos. “A minha jornada envolveu a superação de desafios relacionados à autoestima e às minhas sardas. Hoje, como fundadora da minha marca, estou em um papel que me permite ajudar outras pessoas a trilharem o mesmo caminho. É uma fonte de imenso orgulho e satisfação ver como a maquiagem pode ser uma ferramenta para elevar a autoestima e segurança das mulheres”, afirma.
A cor do ano é laranja para Mariana, fato este que não se dá pela cor ruiva de suas madeixas. Pelo menos, não inteiramente. Inspirada na cor vibrante do verão, a girlboss apostou em um extenso rebranding da marca de maquiagem ao mudar as embalagens dos produtos e associá-las ao tom de tangerina. Desde então, o laranja se tornou símbolo da marca Mari Maria Makeup, dos cabelos da influenciadora e, até mesmo, de suas sardas.
Hoje, como fundadora da minha marca, estou em um papel que me permite ajudar outras pessoas a trilharem o mesmo caminho. É uma fonte de imenso orgulho e satisfação ver como a maquiagem pode ser uma ferramenta para elevar a autoestima e segurança das mulheres — Mari Maria.
Apesar do crescente sucesso nas redes sociais, Mari Maria já não é mais a única blogueira de maquiagem brasileira a ser percebida internacionalmente. Bruna Tavares, Franciny Ehlke e Camila Coelho estabelecem contato direto com criadoras de conteúdo de outros países, além de buscarem referências internacionais para a criação de novos produtos e fórmulas. Com uma pequena coroa rose gold como símbolo, a marca de Mari chegou às prateleiras das lojas de cosméticos em 2017.
“Procurar inovações para os produtos da minha marca é um trabalho diário e estou sempre buscando inspiração para entender o que os meus consumidores precisam, bem como estudar o mercado global. Essa é uma estratégia valiosa para trazer diferenciação e tendências para o meu público. Além disso, estar atenta às opiniões do público e ouvi-los para aprimorar cada lançamento é uma estratégia inteligente e eficaz para o sucesso contínuo da minha marca”, explica ela.
A youtuber entende que o nível de dedicação aplicado por ela nas pesquisas de mercado para a criação de novos cosméticos é uma “parte fundamental do crescimento e sucesso de uma marca de beleza”. Em consonância, Mari participou de colaborações com marcas estrangeiras de sucesso no ramo da beleza, como a Huda Beauty e a ColourPop Cosmetics. Em entrevista ao Uol, a beauty influencer revelou que alcançou cerca de R$ 12 milhões nos primeiros seis meses em que a marca de maquiagem estreou no mercado. Para ela, ter um negócio significa “fidelizar o cliente”, já que a recompensa é que faz o negócio acontecer, algo que independe do sucesso dela nas redes.
Além disso, a criadora de conteúdo tornou-se uma das representantes do Brasil no ranking das criadoras de conteúdo mais bem pagas do mundo, segundo a plataforma britânica Cosmetify. Partindo das mesmas estimativas, a ruiva já arrecadou mais de R$ 354 mil por post no Instagram. Na plataforma, Mariana tem 21,6 milhões de seguidores em seu perfil pessoal. Mais de dois milhões de fãs também acompanham a página de maquiagem dela.
Embora tenha conquistado muitos fãs no Brasil, a estrela também é alvo de comentários negativos sobre a quantidade de produtos que aplica no rosto, e, até mesmo, da forma na qual se expressa nos vídeos. No tópico das polêmicas, Mari se mostra como uma pessoa reservada e consciente das oportunidades e privilégios que possui na indústria. Recentemente, no entanto, a ruiva trocou farpas com a influenciadora Blogueirinha após ter participado do quadro “De Frente com Blogueirinha” no final de maio. A discussão acabou com Mari Maria jogando uma caneca com um líquido em Blogueirinha. Mas são águas passadas entre as duas.
“Acredito que os comentários negativos fazem parte da vida em geral. Sempre estaremos suscetíveis a isso, mas precisamos voltar a nossa atenção para as pessoas que querem o nosso bem e acreditam no propósito que ecoamos”, comenta.
Tempo e espaço para o autocuidado
Com o tempo, a rotina de autocuidado da criadora e conteúdo se tornou mais corrida e escassa. Isso porque ela assumiu responsabilidades como mãe em dose dupla, empresária e dona de duas marcas de sucesso, além de influencer. Há aproximadamente dez anos, quando começou a produzir conteúdo, Mari Maria ainda não tinha filhos e nem mesmo uma perspectiva de que se tornaria empresária deste ramo. Apesar disso, a girlboss já estava casada com o empresário Rudy Rocha Loures desde os 21 anos. Atualmente, ela é mãe de David, nascido em 5 de abril de 2020, e Noah, de janeiro de 2022, e trabalha com o marido.
“Estou administrando duas marcas simultaneamente, o que é uma rotina desafiadora de fato. Passar tempo de qualidade com os meninos, sem dispositivos eletrônicos ou preocupações de trabalho é um compromisso que tenho e priorizo sempre. Cuidar de mim mesma, da minha saúde física e mental, é uma prioridade igualmente essencial para manter o equilíbrio entre os desafios profissionais e a autoestima”, detalha ela.
Cuidar de mim mesma, da minha saúde física e mental, é uma prioridade igualmente essencial para manter o equilíbrio entre os desafios profissionais e a autoestima — Mari Maria.
A primeira plataforma digital para a qual Mariana começou a criar conteúdos foi o Youtube, no ano de 2014. Aos 22 anos, a ruiva deu start ao seu canal após uma sugestão do marido, Rudy, que percebeu o talento dela para abordar o tópico frente às câmeras e se maquiar. Hoje, a estrela tem mais e dez milhões de inscritos e segue representando firmemente o nicho de beleza brasileiro naquele ambiente digital.
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